fbpx

Uma mensagem clássica do Élder Packer: Perdoe e Esqueça!

O Élder Boyd K. Packer, que serviu no Quórum dos Doze Apóstolos e posteriormente foi Presidente deste Quórum, proferiu um discurso na década de 80 chamado: “o Balsamo de Gileade”. Neste discurso ele fala sobre como devemso perdoar e achar a cura do Senhor. ele contou a seguinte experiência:

“Se estiver sofrendo com preocupações, pesar, vergonha, ciúme, desapontamento, inveja, autorrecriminação ou autojustificação, pondere esta lição que me foi ensinada há muitos anos por um patriarca. Ele era um dos homens mais santos que conheci. (…)

Tinha sido criado numa pequena comunidade, com o intenso desejo de tornar-se alguém na vida. Lutou muito para conseguir instrução.

Casou-se com sua amada e, na época, as coisas iam bem. Tinha um bom emprego, com ótimas perspectivas para o futuro. Estavam profundamente apaixonados, e logo ela ficou grávida de seu primeiro filho.

Na noite em que o bebê nasceu, houve complicações. O único médico disponível estava atendendo a um doente em algum lugar da zona rural. (…)

Por fim, o médico foi localizado. Naquela emergência, ele agiu rapidamente e, pouco depois, o bebê nasceu, e a crise estava aparentemente terminada.

Mas, alguns dias depois, a jovem mãe morreu da mesma infecção que o médico tratara em outra casa naquela noite.

O mundo de John desabou. Nada mais estava certo, tudo errado. Havia perdido a esposa. Não tinha como cuidar do bebê e do trabalho.

À medida que as semanas se passaram, sua dor aumentou. “Aquele médico não devia ter permissão de clinicar”, dizia. “Foi ele quem infectou minha mulher. Se tivesse tomado mais cuidado, ela ainda estaria viva.”

Ele não conseguia pensar em mais nada e, em sua amargura, tornou-se vingativo. (…)

Certa noite, alguém bateu a sua porta. Uma menina disse simplesmente: “Meu pai quer que você venha a nossa casa. Ele gostaria de conversar com você”.

“O pai” era o presidente da estaca. (…)

Aquele pastor espiritual vinha vigiando seu rebanho e tinha algo a dizer-lhe.

O conselho daquele sábio líder foi simplesmente: “John, esqueça. Nada do que você faça vai trazê-la de volta. Tudo o que você fizer só vai piorar a situação. John, esqueça”.

Ele se debateu em agonia para conseguir dominar-se. Por fim, decidiu que devia obedecer, apesar dos pesares.

A obediência é um poderoso medicamento espiritual. Ela pode servir como cura para quase tudo.

Decidiu acatar o conselho daquele sábio líder espiritual. Ele esqueceria.

Ele me contou: “Foi só quando fiquei velho que finalmente consegui entender a vida daquele pobre médico do interior: sobrecarregado de trabalho, mal pago, correndo sem recursos de um paciente a outro, com poucos medicamentos, sem hospital, com poucos instrumentos, lutando para salvar vidas e tendo sucesso na maioria dos casos.

Ele tinha chegado a um momento de crise, quando duas vidas estavam em risco, e agiu sem demora.

Eu já era um velho”, repetiu, “quando finalmente compreendi! Teria arruinado a minha vida e a de outros”, disse ele.

Ele agradeceu de joelhos muitas vezes ao Senhor por aquele sábio líder do sacerdócio que lhe aconselhara simplesmente: “John, esqueça”.” (Publicado na A Liahona Julho de 2015; Extraído de “O Bálsamo de Gileade”, A Liahona, janeiro de 1988, p. 14.)

Um outro profeta testificou as bênção do perdão:

“Se pudermos perdoar de coração aqueles que nos causaram dor e mágoa, passaremos a desfrutar de um grau mais elevado de auto-estima e bem-estar.” (Presidente James E. Talmage, Conferência Geral abril de 2007)

Relacionado:

O que significa perdoar setenta vezes sete?

| Inspiração
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
10 coisas que sabemos sobre o Urim e Tumim
saúde espiritual
Sua saúde espiritual depende de coisas pequenas e simples

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *