fbpx

A mensagem de um profeta, uma pandemia e um futuro com propósito

Estamos vivendo o que pode ser chamado de a uma ‘Grande Pausa’. Em um mundo globalizado, no século 21, nunca vimos nada parecido.

Os negócios estão parados. O transporte foi reduzido. As pessoas estão em seus lares e locais de trabalho refletindo, se esforçando e orando.

A pandemia da COVID-19 colocou nosso mundo em uma era diferente – e ao olharmos para o futuro nos perguntamos ansiosamente sobre as transições, esforços, ações que precisaremos tomar.

Não é fácil. Não é agradável. Não é a maneira como estávamos acostumados a viver.

Em meio a tudo isso, é fácil sentir-se paralisado ou em pânico. Eu tive esses sentimentos. Muitas pessoas os tiveram. Me pergunto sobre o futuro. Sobre o presente. Sobre cada dia.

E então, alguns dias atrás, fui convidado a fazer uma pausa, ponderar, refletir e ouvir.

Russell M. Nelson, profeta e presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, comunicou que preparou e irá compartilhar uma mensagem espiritual – uma mensagem de esperança e cura – com o mundo.

Devo admitir que estou curioso. Talvez eu possa preparar minha mente e coração para ouvir e convidar outras pessoas a fazer o mesmo.

Por que estou curioso, e espero que preparado, para ouvir e responder ao profeta? Porque em meus anos de vida, não houve muitos convites de “mensagem especial” de um líder espiritual que considero um profeta vivo, compartilhado por vídeo com o mundo.

E amanhã, sexta-feira, dia 20 de novembro de 2020, às 15h (horário de Brasília), ele compartilhará esta mensagem ao vivo no Facebook e YouTube com todas as pessoas do mundo.

No início deste ano, ouvi outra mensagem espiritual que me encorajou a #OuvirOSenhor e ouvir a voz de Jesus Cristo.

Ele nos aconselhou a prestar atenção ao que ouvimos “quando ruídos são silenciados” e “as distrações, ignoradas”, quando, pelas circunstâncias, devemos sossegar, aquietar, acalmar e ouvir.

Para ouvir não com nossos ouvidos – mas com nossos corações. E então, podemos ouvir o som de “uma voz mansa e delicada”. Um lembrete gentil dos céus. Um convite para uma poderosa mudança de coração.

E um convite para ponderar e ouvir novamente a mensagem de uma noite silenciosa em Belém e um túmulo vazio fora dos muros da antiga Jerusalém. A mensagem dada nas palavras de nosso amoroso Pai Celestial: “Este é meu Filho Amado: Ouve-O”.

Venha ouvir a voz de um profeta

Agradeço as palavras sábias e a gentil sabedoria oferecidas por líderes espirituais de diferentes tradições religiosas.

Homens e mulheres de diversas origens e religiões foram inspirados a ensinar e abençoados ao compartilhar verdades espirituais de grande riqueza com os filhos de Deus na terra.

Entre esses líderes espirituais, um que admiro muito é o Presidente Russell M. Nelson, o profeta ordenado de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele não é um orador renomado, mas a figura de avô que fala com gentileza e franqueza.

Parei para refletir sobre as seguintes perguntas: E se eu soubesse que o antigo profeta, Abraão, compartilharia uma mensagem por 15 minutos e eu pudesse ouvi-lo, o que eu faria?

E se eu fosse convidado a sentar aos pés de Moisés por 15 minutos e ouvir uma mensagem que ele se sentiu inspirado por Deus a compartilhar, o que eu faria?

E se eu pudesse ouvir uma orientação espiritual compartilhada pelo apóstolo Pedro, seguidor de Cristo, por 15 minutos, o que eu faria? Acredito que eu escolheria “vir, ouvir a voz de um profeta”.

Os Santos dos Últimos Dias acreditam que o convite de ponderar e seguir instruções celestiais é sempre importante.

Contudo, este convite em especial, nesta ocasião específica e única, deste profeta em particular – é um lembrete poderoso do que tem sido este momento de pânico e pandemia – que talvez também possa ser um momento de propósito.

Preparar-se para um momento de propósito

Embora eu tenha usado a palavra pânico, espero que este período de pandemia não tenha sido apenas um “momento de pânico”, de frustração, de estresse, de andar de um lado para o outro, de uma preocupação sem fim.

Eu entendo. Eu também me sinto assim. Mas, não seremos capazes de fazer uma pausa, de ouvir, de nos voltar e olhar para o céu  e de acalmarmos uns aos outros, se nos atermos apenas ao pânico.

É possível encontrar um propósito em nossos momentos de dificuldade? Não é o que queremos, não é o que eu quero, mas se estivermos abertos à sabedoria celestial, talvez haja uma maneira melhor.

Talvez isso também possa ser uma preparação para um momento de propósito. Você sentiu vontade de refletir e fazer ajustes em sua vida durante este período de pandemia?

Sempre estou tentando diminuir o ritmo, me conectar sinceramente com os outros e cuidar do meu próximo.

Todos nós dizemos que queremos que 2020 termine, mas isso pode nos oferecer um novo propósito e um começo diferente?

Cristo oferece um caminho melhor. Uma forma mais pacífica. Ele promete que, embora possa haver tumulto ao nosso redor, em nossa vida e entre nós, podemos encontrar a paz. A Sua paz.

O Presidente Nelson, como profeta, se encontra em um momento da história e em uma época única. Há muitos meses, o mundo tem estado em comoção e a Igreja que ele deve guiar sob a direção de Deus, precisa fazer ajustes rápidos e desafiadores.

O mundo em que todos vivemos foi abalado pelo tumulto da pandemia e outras dificuldades.

Tenho notado e refletido sobre as postagens nas redes sociais que destacam a singularidade de ter um médico treinado como o atual profeta da Igreja de Jesus Cristo, durante uma pandemia de saúde.

Tenho mais algumas ideias sobre isso. Porém, ainda sou levado a lembrar que o Mestre Curador, o Médico Eterno, é o Salvador Jesus Cristo. Ele é nosso farol nestes momentos desafiadores se, de fato, procurarmos ouvi-Lo.

Agora, ao pensar nos fardos colocados sobre os ombros do Presidente Nelson nesta época, me parece único que este homem seja o profeta de Deus, neste momento. Não acho que ele buscou por isso. No entanto, ele está aqui. O que me leva a refletir sobre sua preparação.

Além de seus muitos anos como Apóstolo de Jesus Cristo, o Presidente Nelson é um especialista renomado em coração e pulmão. Ele é um médico de renome em sua área.

Então, ele entende a saúde e suas vastas implicações. Mas, para mim, alguns outros elementos de sua preparação se destacam ainda mais.

O Presidente Nelson não se formou apenas em medicina. Ele concluiu o treinamento de graduação avançada, um doutorado, e passou muitos anos como médico pesquisador, além de suas responsabilidades cirúrgicas e de atendimento a pacientes.

Ele tem o treinamento e a mente de um cientista e, portanto, a capacidade de compreender as complexidades e dificuldades subjacentes de um novo problema de saúde global.

Ele entende a dificuldade de encontrar novos caminhos no diagnóstico e tratamento de problemas médicos emergentes, por ter realizado uma pesquisa pioneira durante muito tempo em cirurgia cardíaca e descobertas médicas relacionadas.

O Presidente Nelson realizou cirurgias cardíacas durante os anos em que estas estavam em desenvolvimento e que novos procedimentos e conhecimentos arduamente conquistados abriam caminho para o futuro.

Aplicar estes conhecimentos na área médica exigia esforço, trabalho em equipe e coragem – vidas estavam em jogo.

Ele escolheu fazer o difícil trabalho de aprender enquanto ficava em pé em uma sala de cirurgia durante horas, com uma vida em suas mãos e nas mãos de uma equipe de profissionais, e dominar a habilidade de ficar calmo no meio de uma tempestade.

O Presidente Nelson não realizou uma cirurgia. Ele não realizou uma dúzia. Ele não executou cem. Ele realizou milhares. Milhares de vezes, ele esteve em uma sala de operações e aprendeu o processo de tomar decisões críticas em circunstâncias desafiadoras.

De coletar, filtrar e compreender as informações necessárias em um ritmo rápido, tomando decisões sobre quais recursos e estratégias implantar e ajustar o processo conforme as circunstâncias determinassem.

Ele aprendeu a trabalhar em equipe, a fazer julgamentos precisos e cuidadosos, a equilibrar a tensão das circunstâncias com a sabedoria da experiência e a competência que advém da repetição.

Não citei os relatos de seus colegas ou de outras pessoas que testemunharam seu desenvolvimento e esforço na área médica ao longo dos anos, mas eles estão disponíveis para leitura.

É instrutivo saber que ele desenvolveu a capacidade de manter uma postura calma, intensa, mas controlada e pacífica durante momentos de grande dificuldade e tensão em uma sala de cirurgia.

Hoje, ele opera em um ambiente diferente, o cenário é de decisões espirituais, conselhos e direção para uma comunidade religiosa mundial, dentro de um contexto de pandemia de saúde global conhecida como COVID-19.

Ao refletir sobre a preparação que o trouxe até este momento, fico grato porque parece ter havido uma convergência divina entre sua formação em medicina ao longo de sua vida e o momento que enfrentamos hoje.

Perspectiva e propósito em meio à uma pandemia

revelação pessoal, minha oraçao

Todos nós provavelmente sabemos mais sobre vírus, COVID-19 e questões de pandemia, do que sabíamos há alguns meses.

Precisamos aprender sobre um assunto que parece ameaçar consumir tudo. Nosso tempo, nossos locais de trabalho, nossa estabilidade financeira, nossa saúde, nossa paz de espírito. É preocupante e difícil.

Sou grato pela sabedoria dos funcionários de saúde pública, profissionais da área de saúde e até mesmo pais e líderes com bom senso e outras pessoas que nos ajudam neste momento. Nossa saúde é importante. A saúde de todos ao nosso redor é importante.

Além disso, sou grato pelo convite de um profeta do Senhor para fazer uma pausa, evitar o pânico, para nos permitir ouvir a voz divina de Cristo em nossas mentes e corações.

Também sou grato por sua disposição em compartilhar, da perspectiva de uma mente e coração espirituais, as lições de propósito que o Pai Celestial o inspirou a oferecer nesta próxima mensagem especial de esperança e cura. Eu preciso de esperança. Todos nós precisamos de cura.

Quando estou preocupado e meu espírito está inquieto, sou grato por haver orientação sobre onde devo buscar a paz.

Embora seja médico por formação, há mais de trinta anos o Presidente Nelson tem sido treinado em outra função, a de Apóstolo de Jesus Cristo.

Ele nos orienta nessa direção, a direção do Mestre Curador, que pode nos ajudar a ganhar perspectiva e paz espiritual neste momento de pandemia.

Que possamos, de fato, ouvi-lo. Que possamos, com sinceridade, ouvir a voz de um profeta e responder à mensagem que nos convida a ponderar sobre o futuro, sobre nossa esperança e nossa cura.

Fonte: Meridian Magazine

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *