Tecnologia no Dia do Senhor – uma forma de santificar e servir ao Senhor nesse santo dia

Você não precisa se desconectar completamente para fazer o dia do Senhor deleitoso. Confira essas dicas de como usar a tecnologia no Dia do Senhor.

Seu telefone dá um toque. Quase sem pensar, você o pega para verificar o que é. Uma nova mensagem. Você abre, lê, e rapidamente envia uma resposta. É quase um reflexo.

Você olha em volta e se lembra de algo: você está na igreja. Não é que você se esqueceu que estava na Igreja. Você só gastou um minuto. Mas demorará alguns minutos para você voltar a focar no que estão falando. E você ainda está pensando na mensagem …

Isso já aconteceu com você?

A tecnologia pode distrair muito! Você já sentiu que o seu telefone controla parte de você? Quando o seu telefone dá um toque, parece que ele está dizendo: “Olhe para mim”, e você olha. Às vezes você verifica o seu telefone mesmo quando ele não faz nenhum barulho. (Você quer ver se tem algo em seu telefone agora mesmo, não é?)

Então, a tecnologia é uma coisa ruim? Ela certamente pode nos distrair do que mais importa. Ela também pode trazer um monte de lixo em nossas vidas. Mas uma coisa é certa, a tecnologia também é uma bênção e pode trazer grandes oportunidades. Inclusive aos domingos! Mesmo dentro igreja! O domingo é o dia do Senhor. Devemos estar focados Nele e em Seu evangelho, não em nosso entretenimento. Se evitarmos todas as distrações (não, você não precisa verificar essa notificação), então a tecnologia pode nos ajudar a guardar o dia do Senhor. Como? Aqui vão 20 sugestões:

  1. Coloque o seu telefone no modo avião durante as reuniões da Igreja. Desse modo você poderá usar as escrituras digitais e outros materiais do programa “Vem, Segue-me” sem qualquer distração. Não se preocupe. Suas mensagens estarão todas te esperando depois da igreja. E três horas não é tudo isso se você parar para pensar.
  2. Estabeleça uma meta para compartilhar algo que você aprendeu na Igreja em algum post ou comentário nas redes sociais. Pode ser um pensamento, uma escritura ou uma citação que você gostou.
  3. Marque escrituras e crie notas no seu aplicativo da Biblioteca do Evangelho. Você também pode classificar as suas citações e escrituras por meio de tags.
  4. Entre em contato com sua família ou amigos que estão longe. Reserve algum tempo para conversar por vídeo com alguém que você ama.
  5. Registre sua história familiar pelo site FamilySearch.org. Seja por meio de indexação, adicionando histórias sobre seus parentes ou encontrar seus antepassados, a tecnologia torna tudo mais fácil. Existem até alguns aplicativos nos dispositivos móveis: FamilySearch Tree e FamilySearch Memories.
  6. Estabeleça metas para a próxima semana e coloque lembretes em seu dispositivo (“Lembre-se de ler suas escrituras!” ou “Escreva cinco coisas pelas quais você é grato!”, por exemplo). É um bom momento para colocar lembretes que te ajudarão a seguir as inspirações do Espírito que você receber na Igreja ou na semana.
  7. Crie um grupo que compartilhe citações, escrituras ou outras mensagens edificantes.
  8. Ouça músicas incríveis e edificantes na página dos jovens SUD lds.org/go/YouthMusic ou no aplicativo LDS Youth.
  9. Você também pode baixar partituras na página dos jovens SUD. Imprima e aprenda uma música nova!
  10. É possível que você conheça mais sobre tecnologia que outra pessoa em sua família. Ensine o seu pai a usar o FamilySearch ou mostre à sua avó como mandar mensagens de texto.
  11. Um amigo faltou na igreja? Envie uma mensagem falando sobre as próximas atividades.
  12. Confira todos os aplicativos móveis da Igreja. Claro, existe a Biblioteca do Evangelho, a LDS Music e a Ferramentas SUD. Mas você conhece os aplicativos LDS Youth e Bible Videos? Você também pode encontrar aplicativos que te enviem uma escritura por dia ou o Mormon Channel.
  13. Trabalhe nas metas do “Meu Progresso Pessoal” ou do “Meu Dever Para com Deus” online.
  14. Crie um perfil no site Mormon.org (se você tiver 14 anos ou mais e tiver a permissão de seus pais).
  15. Baixe e ouça os discursos da conferência geral.
  16. Escreva sobre sua vida! Se fazer um diário não é um costume, estabeleça um tempo fixo, como 10 minutos, e escreva o que vier à sua mente.
  17. Leia as lições da próxima semana. Você pode encontrar os manuais no aplicativo Biblioteca do Evangelho ou no site LDS.org. Anote seus pensamentos e perguntas.
  18. Visite o site volunteer.lds.org para encontrar formas simples de servir online. Por exemplo, você pode marcar tags com palavras-chave nas imagens para que você e outras pessoas possam encontrá-las. Você também pode compartilhar suas fotos para um possível uso pela Igreja.
  19. Use um gravador ou seu celular para gravar a voz de um membro da família para guardar em seus registros. Pense em como será legal ouvir essas gravações daqui a alguns anos (ou mesmo meses).
  20. Escreva e envie cinco mensagens pessoais e edificantes para algumas pessoas.

Além disso, lembre-se, não tenha medo de se desconectar da tecnologia por um tempo. A parte boa da tecnologia é que você pode desligá-la quando achar necessário.

Artigo escrito por Charlotte Larcabal na revista New Era. Artigo presente no site LDS.org. Traduzido por Esdras Kutomi.