fbpx

10 formas de sentir o Espírito quando precisamos trabalhar no Domingo

Pessoas da área médica precisam muitas vezes trabalhar no domingo

Trabalhar no domingo é uma necessidade para alguns

Após me formar na faculdade, incluindo o programa do seminário e do instituto, eu estava no alto de minha vida espiritual. Eu tinha certeza que viveria os princípios da Igreja e os cumpriria não importa o que fosse acontecer. Queria magnificar meus chamados, ler as escrituras todos os dias, e nunca trabalhar no domingo.

Mas a vida nem sempre é tão simples.

Quando saí da faculdade naquele verão, eu consegui o meu primeiro emprego de verdade na área de TI (Tecnologia da Informação). Eu fui ocasionalmente obrigada a trabalhar nos fins de semana. Inclusive aos domingos. Mas eu amava o que fazia, e por isso orei e decidi continuar meu trabalho.

Eu tive um primeiro ano horrível. Eu ia à igreja todos os domingos, e de repente um ou dois domingos por mês, eu me sentia … ruim. Eu não sentia o Espírito tanto quanto eu costumava. E eu me sentia culpada. Eu aprendi com essa experiência triste que você não aprecia o que você tem até perder.

Adorar no domingo, mesmo quando trabalhamos

Abrir espaço para Cristo em seu dia de trabalho no domingo não é um substituto para o culto normal de domingo, mas às vezes nossas circunstâncias nos impelem a trabalhar aos domingos por necessidade. Não importa onde estamos ou o que estamos fazendo, aqui estão algumas coisas que tentei (além do estudo das escrituras) e que colocaram um pouco mais de luz no meu dia.

Não perca a oração da manhã. Antes de sair para o trabalho, tenha um momento para orar. Faça uma oração em família, se puder. Esta é uma ótima maneira de começar qualquer dia da semana, mas é particularmente importante no domingo. Se você trabalha de noite, tente ligar para casa para as orações familiares de noite.

Use roupas das reuniões domingo. Meu local de trabalho nos permite usar jeans. Mas me vestir melhor aos domingos me ajuda a manter minha mente focada no significado do dia. Usar roupas das reuniões de domingo também me lembra de tornar o dia especial, mesmo quando trabalho.

Tome o sacramento, se puder, mesmo se for em outra ala. [Uma ala é uma congregação ou grupo de mórmons, que se reúne para adorar juntos]. Esta foi a primeira coisa que me ajudou. Se há uma igreja próxima de seu local de trabalho, procure o cronograma e se planeje para fazer uma pausa e visitar a ala, pelo menos para participar da ordenança do sacramento. Não há nada mais refrescante do que tornar-se limpo, renovando nossos convênios batismais com o Senhor.

Use as pausas para o seu bem. Muitos empregadores oferecem aos funcionários que trabalham por longos turnos breves pausas no dia. Use esse tempo com sabedoria para estudar as escrituras em seu telefone, rever as aulas de doutrina do evangelho e da Sociedade de Socorro ou do Sacerdócio. Cante um hino, ou faça alguma outra atividade edificante.

Seja uma bênção para aqueles que o rodeiam. Mesmo se você estiver no trabalho, sirva quem você puder. Seja amável. Faça da sua presença uma bênção para aqueles que o rodeiam. Isso não só fará você e seus colegas mais felizes, mas tornará o ambiente de trabalho mais propício para se sentir o Espírito.

Concentre-se no que você faz de bom. Trabalhar no domingo geralmente não é glamouroso. Mas se a sua função de trabalho é crítica e te obriga a trabalhar no domingo, possivelmente você está fazendo algo muito bom. Os profissionais de saúde podem se consolar e saber que eles estão servindo os doentes e aflitos. No meu caso, eu ajudo a fazer funcionar as funções vitais da Igreja, para que os demais membros possam adorar corretamente. Se não houver nada para se pensar, trabalhar naquele dia pelo menos deixou outra pessoa de folga para poder adorar ou passar um tempo com sua família.

Peça para alguém na Igreja para tomar notas para você. Outro motivo que me deixou triste ao frequentar menos a Igreja foi perder as discussões e os assuntos, além dos anúncios importantes. Verifique se sua ala tem um boletim semanal (muitos tem um jornal ou algo do tipo). Ou peça para um amigo ou membro da família para tomar notas. Essa dica também ajuda seu ajudante a prestar atenção na Igreja, e as notas ajudarão ambos a crescerem.

Procure outras fontes de inspiração. Faça o que puder, quando puder. Assista um vídeo do Canal Mórmon. Recite um poema ou história da conferência geral. Ou mesmo fique um breve momento contando suas bençãos. O Senhor está sempre à disposição para aqueles que O buscam.

Visite o templo durante a semana. Se você tem que trabalhar no domingo, assistir a uma sessão do templo uma semana antes ou depois pode realmente te ajudar a recuperar o Espírito. Novamente, isto não substitui a frequência regular à Igreja aos domingo, mas pode ajudá-lo a aumentar a sua espiritualidade mesmo perdendo algumas reuniões na Igreja.

Pense em Cristo. Acima de tudo, o que faz o domingo especial é a nossa atitude. Precisamos ter Cristo constantemente em nossos pensamentos. Ele nos conhece individualmente e sabe nossas circunstâncias. Ele conhece as intenções dos nossos corações. Mesmo quando somos obrigados a trabalhar aos domingos.

Este artigo foi originalmente escrito por Kelsey Berteaux e foi publicado em LDSLiving.comcom o nome “10 Ways to Feel the Spirit on Sundays Even When You Have to Work“. ©2016 Português LDS Living, Uma divisão da Deseret Book Company | English ©2016 LDS Living, A Division of Deseret Book Company

| Inspiração
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
4 Coisas que você deve saber quando um Mórmon bater na sua Porta
ficar na igreja
Por que decidi ficar na igreja?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *