Por Que a Caridade Nunca Falha? 7 Maneiras de Fazer a Diferença

ano novo

Nós, membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, conhecemos o lema da Sociedade de Socorro: “A caridade nunca falha.” Quando foi criada e instituída por Deus e organizada por Joseph Smith em 1842, Joseph orientou que a organização fora criada para socorrer os pobres, os desamparados, as viúvas e o órfão, além de colocar em prática todos os propósitos benevolentes. O profeta Joseph ainda salientou: “a organização não existia apenas para socorrer, mas também para salvar almas.” [1]

A caridade nada mais é que o “Puro Amor de Cristo”. Ele sempre será nossa bússola, principalmente quando tratamos de caridade. Será que caridade então se resume no simples ato de dar esmola àquele que pede? Sabemos que não. Existem inúmeras maneiras de fazer a diferença. Eis algumas delas:

** Visitas a orfanatos, asilos, creches, etc.

006 - Servindo
Há inúmeras pessoas no mundo desejosas de atenção e de uma palavra amiga. Passe uma parte de seu dia, uma vez por semana com pessoas que passaram pela experiência do abandono. Escute o que tal experiência tem a nos ensinar. Dê atenção e carinho e receberá alento para seu coração, além de uma enorme alegria satisfatória.

** Uma bela e fervorosa oração.

Homem orando - Oração
Elevar nossos pensamentos ao Pai Celestial em nome de um conhecido ou não, é uma das maneiras mais eficazes de demonstrar nosso amor e compaixão àquele que precisa de nossa ajuda. A oração é uma linha direta com Deus, quando feita com real intuito e desejo sincero, Ele, o Senhor, nos atende prontamente.

** Arrecadações, Doações.

Você pode promover ações junto a um grupo de amigos, arrecadar agasalhos, roupas, brinquedos, sapatos, material escolar, etc, ou até mesmo em uma noite fria, fazer os famosos “sopões” para moradores de rua. Podem ser feitos também bazares beneficentes, junto com suas amigas, vasculhe seu guarda-roupa e com certeza irá achar roupas e sapatos que não usa mais. Ações como estas podem ser estendidas a épocas de datas especiais, tais como: Natal, Páscoa, Dia dos Pais, etc. Há muito reconforto quando oferecemos um prato de comida a quem tem fome, um agasalho a quem tem frio ou um brinquedo a uma criança carente.

**Ajudar um membro novo a se enturmar.

Aos domingos, durante as reuniões dominicais, ou em atividades da igreja, por algumas vezes recebemos visitantes, temos aí uma oportunidade de mostrar nosso amor ao próximo. Pode-se oferecer companhia, compartilhar escrituras ou responder a perguntas. Agindo assim, ajudamos o pesquisador a se integrar, tornando sua visita à Igreja mais proveitosa e significativa.

** Sorria! Dê bom dia, boa tarde, boa noite! Seja cortês!

A educação, gentileza e bondade são princípios da prática da caridade. As vezes encontramos pessoas que não estão passando por um bom dia, ou que passam por alguma situação complicada e um ato de gentileza pode e muito, melhorar o decorrer do restante desse dia. Ser gentil faz com que a dor dessa pessoa seja amenizada. Lembremos da máxima: “ Gentileza gera Gentileza.” Mostre às pessoas que você as ama, e está ali para ajudá-las no que for.

** Motive pessoas, ajude-as a descobrir o que tem de melhor dentro de si.

Existem inúmeras pessoas desmotivadas por aí. Parar e ouvir suas histórias com real intuito de atenção e vontade de ajudar e as motivar, são passos importantes para erguer uma pessoa que se encontra nessa situação. Uma simples frase de incentivo pode mudar vidas. Comemore as vitórias alheias e mostre que a alegria do próximo é sua alegria!

** Ensine uma criança a ler.

Mulher servindo - ServiçoIsso se auto explica. Que grande satisfação está em ajudar uma criança a aprender a ler. O ato de ensinar traz uma sensação de recompensa sem tamanho e uma alegria inexplicável. Com paciência e cuidado, sua ajuda será de grande valia, tanto pra si quanto para essa criança. Estas são apenas algumas maneiras de praticar a caridade. Ter um coração cheio de intenção já é um grande começo.

O Profeta Mórmon ensinou sobre a caridade quando disse: “De modo que, meus amados irmãos, se não tendes caridade, nada sois, porque a caridade nunca falha. Portanto, apegai-vos à caridade, que é, de todas, a maior, porque todas as coisas hão de falhar. Mas a caridade é o puro amor de Cristo e permanece para sempre; e para todos os que a possuírem, no último dia tudo estará bem. “ [2]

Aquele tão mencionado: “Fazer o bem sem olhar a quem“ traz a nosso coração grande satisfação e incontáveis alegrias. Praticando a caridade, trilhamos um importante caminho para sermos mais parecidos como Nosso Salvador, Jesus Cristo. Se apegue a caridade, pois com ela, jamais falharemos. Ao fazer o bem, o bem com certeza volta para nós.
Referências:

[1] Site: www.lds.org/topics/relief-society
[2] Morôni 7: 46-47

| Inspiração
Publicado por: Aretha Soares
Publicitária, mórmon, designer gráfico e fotógrafa. Ama cozinhar, filmes e séries. Acha na escrita uma forma de libertação, na leitura suprimento ao cérebro e na música paz para o espírito.
Você tem um relacionamento com Deus? Talvez seja a hora para uma...
7 Passos para Se Tornar um Seguidor de Cristo Consagrado

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *