Orientação a Desempregados e Recursos Mórmons
Poucas coisas irritam mais uma vida organizada que o desemprego. Todos os nossos planos e sonhos são colocados de lado. Tudo muda e frequentemente muito rápido. Os relacionamentos são desafiados pelo estresse. Muitas vezes o aspirante a um emprego se sente a deriva porque muitas pessoas simplesmente não entendem como é difícil a vida de uma pessoas que esta desempregada.
É natural se lamentar quando perdemos o emprego. Entretanto, depois de alguns dias, precisamos andar pra frente e procurar um outro lugar para trabalhar. Felizmente os dias em que uma pessoa comprava o jornal para encontrar boas ofertas de emprego acabaram. A internet nos permite encontrar centenas de vagas toda semana.
Tenha certeza de que seu currículo atende as exigência do mercado e esteja atualizado. O estilo e as regras de como fazer um currículo mudam constantemente, por isso um currículo que você tinha ha cinco anos atrás, pode não ser mais aceitável. Quando procurar um modelo online, tenha o cuidado de verificar quando ele foi criado. Muitas empresas não empregam pessoas mais velhas, porém se você tiver a chance de ser chamado para uma entrevista, eles podem mudar de idéia. Seu currículo não precisa incluir seu estado civil, gênero ou mesmo, se você tem filhos. Incluir informações religiosas ou trabalhos voluntários podem interferir com a sua chance de conseguir um emprego, por isso considere os riscos antes de decidir inclui-las ou não. Se o serviço na Igreja for toda a experiência que você tiver, tente descreve-lo da forma mais profissional possível as habilidades que você aprendeu. Como no exemplo abaixo:
Presidente de Organização Feminina: Liderei um grupo heterogêneo de mais de 50 mulheres, supervisionei atividades educativas, humanitárias e sociais. Era responsável por outras duas gerentes administrativas e uma secretaria, além de liderar projetos e treinamentos. Planejei três projetos humanitários a cada ano, realizei treinamentos e aconselhamentos informais. Também fui responsável por gerenciar um orçamento apertado. Supervisionei uma iniciativa de leitura comunitária”.
Esta era a descrição de uma Presidente da Sociedade de Socorro, mas como já disse, evite os termos religiosos.
Os Mórmons oferecem vários serviços para quem esta desempregado. Cada congregação possui um especialista de emprego que ajuda as pessoas a fazer os currículos e melhorar suas habilidades em encontrar um emprego. Eles não fazem os currículos e nem procuram empregos para as pessoas. Eles provem as habilidades necessárias. O especialista vai conversar com alguém para descobrir seu histórico trabalhista e que tipo de emprego ela esta procurando. Se a pessoa deseja mudar de área, o especialista pode ajuda-la a identificar quais são os campos em que a pessoa esta qualificada para trabalhar. O especialista irá fazer algumas recomendações para as possíveis ou necessárias alterações do currículo existente e depois analisá-lo quando o candidato ao emprego o tiver modificado. O especialista de emprego é um treinador, ele te ajuda e não faz nada em seu lugar. Isto está de acordo com o mandamento Mórmon de ser autossuficiente. Este principio funciona mais ou menos assim: uma pessoa que esta procurando emprego recebe uma orientação, ela a coloca em pratica para que possa aprender como fazer e também para melhorar a sua autoestima, ela deve saber que o que realizou, realizou sozinha.
Os Mórmons também têm oficinas mensais de emprego aberta ao público. Essas oficinas ajudam as pessoas a desenvolver suas habilidades, aprimorando sua capacidade de encontrar um novo emprego. Um site da Igreja oferece uma variedade de artigos sobre os aspectos do desemprego e do auto-emprego. Alguns artigos estão disponíveis para todos os visitantes e outros requerem uma conta SUD.
Serviços de Recursos de Emprego SUD
Neste site você pode ler artigos sobre como encontrar trabalho ou iniciar seu próprio negócio. As edições do aluno e do professor destes manuais estão disponíveis gratuitamente on-line para qualquer pessoa, independentemente da sua religião.