5 formas de fazer das Olimpíadas uma experiência espiritual

Olimpíadas

5 formas de fazer das Olimpíadas uma experiência espiritual

Podemos aproveitar ao máximo as Olimpíadas e fazer dela uma experiência espiritual. Essas dicas valem para todos, inclusive aqueles que não gostam das Olimpíadas.

Com os Jogos Olímpicos do Rio de 2016 tão próximos, os países de todo o mundo se preparam para ostentar medalhas de ouro nesse evento e competição global.

Os Jogos Olímpicos nunca foram um evento desportivo simples, eles representam mais do que apenas atletismo de alto nível. Com uma capacidade de unir o mundo e colocar de lado as diferenças, os Jogos Olímpicos são mais do uma contagem de medalhas ou recordes mundiais. Eles são uma oportunidade para que o mundo se una e celebre a cultura, o talento e o trabalho duro.

Embora os Jogos Olímpicos sejam estressantes, com atletas ansiosos por um bom desempenho, países preocupados em ganhar mais medalhas, e os membros da comissão trabalhando na segurança pública e na logística, os Jogos Olímpicos não precisam ser estressantes para os espectadores. Na verdade, os Jogos Olímpicos exigem atributos fundamentais do evangelho, como a paz, esperança e unidade.

Aqui estão cinco maneiras de ver os Jogos Olímpicos de uma forma espiritual:

1. Os jogos Olímpicas promovem a paz

 bandeiras olimpiadas

Bandeiras de todo o mundo nas Olimpíadas de 2014 na Rússia. Imagem via ishafoundation.org.

Durante duas semanas a cada dois anos, países que vão desde a Rússia até a África do Sul, da China até Fiji migram para um país designado para competir e interagir uns com os outros. Embora as questões, discordâncias e ódio preencham a política global e as notícias, os países se reúnem em paz para os Jogos Olímpicos.

Durante o 9º século AC na Grécia antiga, três reis estabeleceram a “trégua olímpica”, que existe ainda hoje. Segundo o site oficial dos Jogos Olímpicos, “A Trégua Olímpica é simbolizada pela pomba com a chama olímpica tradicional ao fundo. Em um mundo que é atormentado por guerras e animosidade, a pomba representa a meta do COI (Comitê Olímpico Internacional) de construir um mundo pacífico e melhor através dos esportes”.

“Ao criar uma ponte entre os continentes, acima das diferenças de raça, regime social ou sistema político, [o Movimento Olímpico] pode trazer esperança e solidariedade que são constantemente dilaceradas”, disse o ex-presidente do COI, Jacques Rogge.

2. As Olimpíadas enchem os espectadores de esperança

Gabby Douglas ginasta olimpiadas

Gabby Douglas, nas Olimpíadas de Londres de 2012. Imagem via Streeter Lecka/Getty Image.

Seja vendo os atletas correndo para a linha de chegada ou assistindo a história do passado de seu atleta olímpico favorito, os Jogos Olímpicos têm muitas histórias e exemplos de esperança. Cada atleta espera ganhar o ouro, mas isso não é tudo. Eles esperam a excelência, fazer o seu melhor e alcançar o seu potencial.

Em nossas vidas diárias como Santos dos Últimos Dias, desenvolvemos esperança em áreas afins: a esperança em melhorar cada dia, esperança no plano de Deus para nós, e esperança em alcançar nosso potencial. Assistir os Jogos Olímpicos oferece uma oportunidade fora de nosso estudo pessoal das escrituras de esperar por um mundo melhor. Ver as pessoas fazendo o seu melhor e ver o mundo se reunindo gera positividade e otimismo para o futuro.

3. Assistir as Olimpíadas pode te motivar a fazer coisas difíceis

Michael Phelps - nadador

Michael Phelps, com 22 medalhas, participará de sua quarta Olimpíada no Rio. Imagem via emaze.com.

Quer você esteja assistindo os jogos na arena desportiva ou no sofá de casa, ver os atletas dando tudo de si pode nos motivar a fazer coisas difíceis. Há uma força que, quando observamos pessoas que colocam seu coração e sua alma em algo, nos motiva a trabalhar mais em nossos próprios talentos.

Mesmo que quase todas as pessoas não serão os melhores nadadores ou corredores do mundo, todos tem seus próprios talentos e habilidades para desenvolver. Não importa o que amamos fazer ou quais são os nossos talentos, podemos trabalhar duro e fazer melhor. Assistir os Jogos Olímpicos e ver os atletas motivados nos motivam e nos desafiam a trabalharmos mais.

4. Os jogos Olímpicos mostram a importância e o poder da união

Liu Xiang - corredor e amigos

Após cair numa das provas e se lesionar, o corredor chinês Liu Xiang continuou para a linha de chegada, quando seus competidores o abraçaram e o ajudaram a chegar ao fim, nas Olimpíadas de Londres de 2012. Imagem via Cameron Spencer/Getty Images.

Não importa de qual país você seja, existem muitas pessoas que vão torcer por pessoas de outros países. Em vez de ouvir notícias negativas sobre a política de outros países, mais notícias boas surgirão, como histórias incríveis sobre atletas do Sudão ou equipes compostas de refugiados de outros países (links em inglês).

Até mesmo os atletas ajudam uns aos outros e torcem pelos outros para ajudar a criar uma concorrência de alta qualidade. Todos os Jogos Olímpicos apresenta boas notícias de atletas encorajando ou torcendo por outros. Durante duas semanas, barreiras políticas perdem um pouco sua força em favor do atletismo e do talento.

5. Você pode aproveitar os jogos com a família e amigos

Família real assistindo olimpiadas

Família real britânica assistindo os jogos olímpicos de Londres de 2012. Imagem via via express.co.uk.

Além da Noite Familiar e do estudo das escrituras em família, as famílias são incentivadas a participar de “atividades recreativas salutares.” Isso poderia significar praticar algum esporte, participar de alguma experiência cultural, se divertir em um parque, ou mesmo assistir com a família e os amigos os Jogos Olímpicos, criando assim uma experiência mais agradável e divertida. Chamar os amigos para assistir os jogos em sua casa ou participar de competições amistosas são ótimas maneiras de passarmos o tempo com a família e com os amigos.

Foque em novos interesses ou em esportes que sejam famosos entre seus familiares e amigos. Não importa qual esporte vocês escolham assistir, mantenha a atividade divertida, descontraída e agradável.

Os jogos Olímpicos começam dia 5 de Agosto, com a cerimônia de abertura.

Este artigo foi escrito por Katharine Lyon no site LDS.net. Traduzido por Esdras Kutomi.

| Inspiração
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
mórmons
5 versículos do Livro de Mórmon que você precisa ler hoje
Templo de Filadélfia
Vídeo maravilhoso mostra imagens áreas e por dentro do Templo de...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *