O Poder da Atitude
Eu estou escrevendo as biografias das pessoas da historia Mórmon recente. Ao escrever sobre o mesmo período de tempo os eventos de pontos de vista de pessoas diferentes, eu percebi o quanto a atitude faz a diferença. A atitude certa pode mudar não somente a sua vida, mas a vida das pessoas ao seu redor. A atitude errada pode te prejudicar além de ter um impacto devastante na vidas dos outros.
Vamos dar uma olhada na vida de dois lideres Mórmons, Ezra Booth e Levi W. Hancock.
Ezra Booth se tornou Mórmon depois de ver Joseph realizar um milagre. Com certeza, os milagres são sempre maravilhosos, mas eles não são uma fundação segura para um testemunho. O testemunho real requer oração, estudo e fé, e Ezra Booth aparentemente não havia se preocupado em fazer nenhum dos três. Um atitude apropriada requer a realização de todas as etapas necessárias.
Naqueles primeiros dias da Igreja, os homens eram frequentemente chamados para realizarem missões logo depois de haverem sido batizados, e Ezra Booth não foi uma exceção . Este deveria ser um privilegio sagrado, mas ele começou a desenvolver uma atitude negativa. Ele estava zangado porque a Igreja não poderia prover um transporte de luxo. A Igreja estava apenas começando e ela não tinha muito dinheiro. Booth também não podia pagar pelo transporte e por isso teve que andar, assim como a maioria dos missionários da época faziam.
Quanto mais ele andava, mais irado se tornava. Em vez de ponderar a respeito de qual maravilhoso era que Deus havia confiado nele para ensinar as pessoas a respeito de Jesus Cristo, ele passou toda a viagem torturando sua própria mente. Ele reclamou até por que não haviam mais milagres. Ele estava chateado porque na o haviam muitos Mórmons no Missouri, seu destino. (Ele havia compreendido mal uma profecia que dizia que haveriam grandes conversões, achando que estas já haviam ocorrido). Ele decidiu que o profeta não era digno porque ele o havia visto brincar com as crianças algumas vezes. Enato ele decidiu que não era justo que somente o profeta recebesse revelação.
Em um certo momento, ele parecia ter esquecido que deveria estar compartilhando o evangelho e ao invés disso ele começou a atacar a igreja. Eventualmente, as noticias de seu comportamento chegaram a igreja e, quando voltou para casa, ele foi, naturalmente, excomungado. Isso o deixou ainda mais irritado e ele começou uma campanha com o intuito de destruir a igreja. Ele confortavelmente mentiu sobre as crenças da igreja e do comportamento dos líderes. Isso fez com que a violência entre os membros e as turbas aumentassem, e por exemplo, isso levou à morte do filho ainda bebe de Joseph Smith, que estava doente no dia que uma turba invadiu sua casa, o levando contra a vontade, deixando a porta aberta. O frio matou a criança que já estava doente. Outros foram atacados, recobertos com penas e asfaltos, ou até mesmo mortos porque as turbas acreditaram na propaganda negativa espalhada por Booth.
E tudo isso aconteceu porque Ezra Booth escolheu ter uma atitude ruim ao ter que caminhar para o Missouri.
Agora, podemos contrasta-la com as experiências de Levi W. Hancock, que também se juntou à igreja em seus primeiros dias. Ele também foi enviado em uma missão no Missouri, e também teve que caminhar. Ele partiu alegremente e usou o caminho para pregar e converter as pessoas da mesma maneira como ele foi convertido. O pé de Hancock ficou gravemente infectado e ele foi obrigado a ficar com uma família ao longo do caminho, enquanto seu companheiro continuava a viagem. Ele terminou sua viagem para o Missouri por conta própria depois de ter-se recuperado, mas continuou a ter problemas de saúde. Ele estava um pouco chateado também, mas porque seus problemas de saúde não o estavam deixando fazer a obra do Senhor tanto quanto ele gostaria de fazê-la.
Ele se mudou várias vezes por causa da perseguição, alguns das quais haviam sido causadas por Booth. Em vez de reclamar, no entanto, ele doou dinheiro para ajudar os pobres a mudarem junto com os outros membros. Ele aproveitou todas as oportunidades para servir a igreja. Levi W. Hancock tornou-se um apóstolo Mórmon e passou a vida servindo a Deus e ao próximo.
Dois homens, ambos convidados a caminhar até o Missouri, tiveram finais muito diferentes. Booth viveu uma vida miserável focada no ódio e na raiva que provocou grande sofrimento e até a morte de outras pessoas. Hancock viveu uma vida de serviço feliz. A diferença entre eles foi simplesmente a atitude que tiveram a enfrentar os desafios da vida.
Este artigo foi escrito por Terrie Lynn Bittner
Recursos Adicionais:
Saiba mais sobre a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.