Em um discurso¹ na conferência geral de abril de 2014, o atual Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos – Russell M.Nelson, deixou uma frase com muito significado: “Deixem sua fé transparecer”.

A mensagem do discurso se resume em sermos bons cristãos, bons membros da Igreja onde quer que nos encontremos. Afinal, como nos ensinou o Presidente Monson: “Nós podemos ser um exemplo e uma luz”².

Ensinamentos que muitos membros ao redor do mundo entenderam muito bem e praticam isso diariamente em suas áreas de atuação.

Abaixo listamos 8 homens mórmons que são destaque no mundo:

Mitt Romney

Ele foi o candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos na eleição de 2012.  Ele serviu como missionário na França. Em 1969 se casou com Ann Davies e têm cinco filhos.  Em 1971 conquistou o título de bacharel em Artes pela Universidade Brigham Young. E, em 1975, se formou com Juris Doctor e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Harvard. Romney entrou na indústria de consultoria de gestão, e em 1977 entrou na Bain & Company. Mais tarde, como executivo-chefe da empresa, ajudou a tirar a empresa da crise financeira. Em 1984, ele co-fundou e liderou o Bain Capital, uma empresa de investimento de capital privado (private equity), que se tornou altamente rentável e uma das maiores empresas desse tipo no país. Seu patrimônio líquido é estimado entre 190-250 milhões de dólares, dinheiro esse que ajudou a financiar suas campanhas políticas anteriores a de 2012.

Romney foi eleito governador de Massachusetts em 2002, mas não tentou a reeleição em 2006. Durante seu mandato, ele reduziu o déficit estadual em 3 bilhões de dólares, reduzindo o financiamento do Estado para o ensino superior, fazendo corte em auxílios estatais para as cidades, levantando várias taxas e removendo brechas fiscais corporativas. Ele ajudou a desenvolver e transformar em lei a legislação estadual sobre a saúde, que ficou conhecida como “Romneycare”. Foi a primeira lei sobre a regulamentação da saúde no país, fornecendo quase acesso universal a saúde através de subsídios estaduais e mandatos individuais para a compra de seguros.

Romney concorreu para a nomeação republicana na eleição presidencial de 2008, ganhando em várias primárias e caucus, mas perdeu a indicação para John McCain. Em junho de 2011, ele anunciou que iria concorrer em 2012. Em maio de 2012, ele ganhou caucus e primárias suficientes para tornar-se o provável candidato do partido, e em 28 de agosto, a Convenção Nacional Republicana de 2012 oficializou sua candidatura. Em novembro, concorreu contra o então presidente Barack Obama, que visava a reeleição. Romney acabou sendo derrotado por uma margem de 4.9 milhões de votos nas urnas e por 126 votos no colégio eleitoral.

Como resultado de sua carreira de negócios, em 2007, Romney e sua esposa tinham um patrimônio líquido entre 190 a 250 milhões de dólares. Entre os bens declarados, 70-100 milhões de dólares estão destinados a filhos, netos e a esposa de Romney. O patrimônio do casal permaneceu no mesmo valor entre 2007 a 2011. Durante a eleição presidencial de 2012, estimou-se que ele teria duas vezes mais que os oito últimos presidentes dos Estados Unidos juntos. Se tivesse sido eleito, seria um dos presidentes mais ricos da história dos Estados Unidos.

Em 2010, ele e sua esposa doaram 3 milhões de dólares para caridade, sendo 1,5 milhões para a igreja. A Fundação da família de Romney doa cerca de 650.000 dólares por ano para organizações que combatem doenças específicas, como a fibrose cística e esclerose múltipla.

Como membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Romney teve vários chamados na Igreja local. Por volta de 1977, ele se tornou conselheiro de uma estava em Boston. De 1981 a 1986, ele serviu como bispo da ala de Belmont, Massachusetts.

De 1986 a 1994, Romney presidiu uma estaca em Boston, que inclui várias cidades no leste de Massachusetts. Ele organizou uma equipe para tratar de assuntos financeiros e de gestão, procurou contrariar os anti-mórmons, e tentou resolver os problemas sociais entre os membros pobres do Sudeste Asiático. Romney se tornou conhecido por sua atuação na Igreja. Ele geralmente se absteve de negócios durante a noite devido a viagens que fazia como líder da igreja.

David Neeleman

Fundador da Azul e da JetBlue, é americano e também mórmon. Serviu como missionário no Brasil. Terminado o tempo de serviço, ele não se esqueceu do país. Voltou para os Estados Unidos, se casou e trouxe a mulher para cá, onde passou a trabalhar como jornalista correspondente da United Press International. Seu segundo filho, David, nasceu e passou parte da infância no país. Repetindo os passos do pai, também retornou ao Brasil para servir como missionário. Mais tarde, Neeleman – o filho – ganharia notoriedade como o criador da companhia área JetBlue nos Estados Unidos (no ano de 2011, a empresa faturou 4,5 bilhões de dólares). Em 2008, foi a vez do executivo fundar a Azul por aqui. Depois de anunciar a fusão de suas atividades com a Trip, a companhia passou a deter 10% de participação no mercado brasileiro, com uma frota de 55 aviões e 400 voos diários.

J.W. Bill Marriott Jr.

John Willard Bill Marriott Junior ou simplesmente J.W.Bill Marriott Jr é CEO da rede de hotéis Marriott.  Filho do fundador da Marriott International, J.W. Marriott Jr. transformou o restaurante da família em uma rede hoteleira presente em mais de 73 países no mundo. Na cadeira de CEO desde 1972, o executivo é outro seguidor membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O sobrenome da família, inclusive, está na escola de negócios da Brigham Young University, instituição que pertence à Igreja e fica localizado no estado de Utah, conhecido por concentrar muitos membros da Igreja. A grade do curso também revela um pouco sobre a formação mórmon: independente da graduação escolhida, os alunos são obrigados a fazer aulas de religião e de ética nos negócios para se formarem. [4]

Carlos Wizard Martins

Carlos Wizard Martins[5] nasceu em Curitiba. Carlos era de uma família humilde: seu pai era motorista de caminhão e sua mãe, costureira. Aos seus 12 anos, seus pais tornam-se membros  de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Então, a partir de contatos e aulas de inglês com os missionários norte-americanos da Igreja, aprendeu Inglês. Foi missionário de tempo integral em Portugal. Dois anos depois, aos 21, retornou ao Brasil, com o objetivo de formar uma família e buscar uma formação acadêmica em nível superior. Casou-se com Minerva e, um ano depois, tiveram filhos gêmeos: Fred e Jorge Wizard.

Na BYU, Martins conviveu com pessoas que, em poucas semanas de aulas, eram capazes de se expressar com fluência em um segundo idioma. A partir disso, concluiu que não eram necessários meses ou anos para que um adulto aprendesse uma língua, mas sim algumas semanas.

Ao término da faculdade, ele se formou em Ciência da Computação e Estatística pela BYU, e estagiou por um ano em Cincinnati, Ohio, na Champion International, empresa de papel e celulose. Depois foi transferido para a filial portuguesa, em Mogi Guaçu, São Paulo.

Um dos principais empresários brasileiros da atualidade, Carlos Wizard fundou em 1987 a Wizard, rede que alcançou, através do franchising, a liderança absoluta no setor de ensino de idiomas. Mais tarde, visionário, colocou em prática uma das mais agressivas estratégias de consolidação de mercado já vistas no Brasil ao adquirir outras oito redes de ensino, como Yázigi, Microlins e Skill, formando o Grupo Multi Educação. Em 2013, o grupo foi vendido para a britânica Pearson por R$ 2 bilhões, no maior deal da história do setor de educação já realizado no País.

Após investir no mercado de cartões pré-pagos em 2011, com a fundação da Vale Presente, Carlos Wizard retornou ao segmento de franquias em 2014 adquirindo, por meio da Sforza, o Mundo Verde, maior rede de produtos naturais da América Latina. Em 2015, junto com o ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno, criou uma rede de escolas de futebol para crianças e jovens jogadores – a Ronaldo Academy.

No setor esportivo, Carlos Wizard anunciou a compra de 100% da operação das marcas Topper e Rainha, da Alpargatas, fundando a BR Sports. Em 2016, diversificou seus investimentos para o setor de fast-food ao trazer para o Brasil a conceituada rede de comida mexicana Taco Bell.

Além de investidor, Carlos Wizard é autor do best seller Desperte o Milionário que Há em Você, publicado no Brasil, Europa, Estados Unidos e China. É coautor do livro Sonhos Não Têm Limites. Professor por natureza, Carlos Wizard continua transmitindo suas práticas de gestão por meio de palestras no Brasil e exterior.

Nolan Archibald

Nolan Archibald é presidente do conselho da Stanley Black & Decker. Nolan e sua esposa, Margaret Hafen, têm sete filhos e uma filha. Sete são graduados pela Universidade Brigham Young .Todos os filhos eram escoteiros e serviram missões de tempo integral para a Igreja SUD . Nolan e Margaret também têm 28 netos. Em 2010, a fabricante de ferramentas Black & Decker foi comprada pela Stanley Works em uma transação de 4,5 bilhões de dólares. Com a operação, Nolan Archibald, então CEO da empresa, passou a ser o presidente do conselho de administração da companhia resultante da fusão. Em 2011, Nolan ganhou 64,4 milhões de dólares pelo cargo. Bastante ativo na Igreja, Archibald foi bispo e presidente de estaca (líder de uma subdivisão semelhante a uma diocese). [6]

Francisco Valim

Francisco Valim é citado em muitos meios empresariais. Ele ocupou grandes cargos dentro da NET (empresa de telecomunicações brasileira que oferece serviços como televisão por assinatura, acesso à internet e telefonia fixa) entre 2003 e 2008. Após esse período, foi CEO da empresa de telecomunicações Oi entre os anos de 2011 e 2013.  E em agosto de 2015 passou a ocupar o posto de presidente da Nextel Brasil, cargo que ocupou até o final de abril de 2017.

Roberto Rittes o atual presidente da Nextel Brasil agradeceu as contribuições de Francisco nas seguintes palavras:

“Sua experiência em transformar companhias e gerenciar mudanças organizacionais resultou na melhora significativa de nossas operações, e ele deixa fundações sólidas sobre as quais continuaremos construindo”.

A saída de Francisco Valim da Nextel Brasil foi grandemente noticiada uma vez que suas contribuições foram grandes para a companhia, segundo investidores.  [7]

Eric Varvel

Presidente-executivo da divisão global de banco de investimento do Credit Suisse, Varvel é outro formado pela Brigham Young University. No período que antecedeu as eleições presidenciais americanas de 2012, o executivo enviou e-mails a subordinados pedindo colaborações para a campanha de Mitt Romney, expondo suas conexões com o candidato mórmon. Na juventude, Vervel passou pelo Provo Missionary Training Center- MTC ou em português CTM- Centro de Treinamento Missionário, onde os jovens se preparam para partir em missões pelo mundo.

Edwin Catmull

Edwin Catmull é o co-fundador da Pixar e foi também presidente da Walt Disney Animation Studios. Como cientista informático, Catmull contribuiu com muitos descobrimentos na área de computação gráfica. Ele é considerado o inventor da técnica Z-Buffer.  Dr Edwin Catmull possui graduação em Ciência da Computação e Física e é Ph.D em ciência da computação pela Universidade de Utah juntamente com a Johns Hopkins University.

Ganhador de um Oscar por suas contribuições à animação gráfica, o homem por trás de desenhos como Toy Story, Os Íncriveis e Up cresceu em uma família mórmon. Apesar de inúmeras listas colocarem Catmull no rol de adeptos da religião, não há nenhuma indicação formal que ele tenha permanecido ou abandonado a Igreja. O engenheiro da computação começou a trabalhar no New York Institute of Technology logo após se formar na University of Utah. Seu trabalho despertou a atenção de George Lucas, que mais tarde vendeu a divisão de computação animada da sua empresa para ninguém menos que Steve Jobs, desacreditado pelo mercado após sua saída da Apple. Nascia aí a Pixar. Em 2007, a companhia foi comprada pela Disney por 7,4 bilhões de dólares.

Dr Edwin Catmull é também escritor. É autor do bestseller “Criatividade S.A” .

 

São muitos exemplos para nos inspirarmos!

_________

[1] Deixem sua fé transparecer – Presidente Russell M.Nelson

[2] Ser um exemplo e uma luz

[3] Sobre a vida de Mitt Romney

[4] Sobre a vida de J.W.Bill Marriott Jr

[5] Sobre Carlos Wizard Martins

[6] Sobre Nolan Archibald

[7] Saída de Francisco Valim da Nextel Brasil é noticiada

[9] Um resumo da vida do Dr. Edwin Catmull

Evento de empreendedorismo reúne grandes empresários mórmons em SP