fbpx

O que acontece depois da morte?

O grande medo

Não é segredo que trocar de emprego, mudar de cidade, estado ou país e até mesmo casar causa grande medo para muitas pessoas. O que esses três tópicos tem em comum? O desconhecido.  Grande parte da humanidade tem medo do desconhecido. Talvez por não ter segurança do que vai acontecer no próximo passo ou talvez por não confiar que a etapa seguinte possa ser tão boa do que a atual – independente de qual seja o motivo – o medo é frequente.

Por esse motivo, a morte é o grande medo da humanidade. Na visão terrena, não há nada mais desconhecido do que a morte. Pra alguns é o fim. O desespero toma conta, e o que resta é saudades do ente querido que veio a falecer. Alguns morrem idosos e com muitos anos de vida, outros partem tão cedo, que nem imaginamos. Choro, lamentação e desespero muitas vezes consomem a mente humana.  

Por que morremos?

Quando Deus criou os céus e a terra, colocou Adão e Eva nessa esfera e instrui-os: “De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gênesis 2: 16-17)

Adão e Eva comeram, e assim foram separados da presença de Deus. Embora tendo feito isso para que nós pudéssemos vir a terra, ele se tornaram mortais. Assim sendo, todos os homens também morreriam fisicamente um dia.

Para onde vamos depois da morte?

Uma pergunta universal é entoada em toda a parte: “Para onde vou depois da morte física?” Felizmente, há séculos atrás, um profeta que vivia nas Américas questionou a mesma coisa ao Senhor, e obteve uma excelente resposta:

“Ora, com relação ao estado da alma entre a morte e a ressurreição — eis que me foi dado saber por um anjo que o espírito de todos os homens, logo que deixa este corpo mortal, sim, o espírito de todos os homens, sejam eles bons ou maus, é levado de volta para aquele Deus que lhes deu vida. E então acontecerá que o espírito daqueles que são justos será recebido num estado de felicidade, que é chamado paraíso, um estado de descanso, um estado de paz, onde descansará de todas as suas aflições e de todos os seus cuidados e tristezas. ”

Esse lugar é chamado de Mundo Espiritual. E lá ficam todos os espíritos que deixaram seus corpos na terra. Eles são direcionados para o paraíso ou prisão, de acordo com suas obras na terra. E lá permanecem até o momento de sua ressurreição.

Relacionado: O quanto nós sabemos sobre o mundo espiritual?

Quem pode salvar-nos da Morte?

O consolo e motivação são encontrados no Homem que viveu no Oriente Médio há mais de dois mil anos, Jesus de Nazaré. Paulo declarou enfaticamente:

“Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também em Cristo todos serão vivificados.” (I Coríntios 15:22)

Jesus Cristo passou por essa terra e trilhou um caminho mortal. Ele nasceu de uma mãe terrena, teve uma infância feliz, foi batizado, organizou Sua Igreja, abençoou milhares, pagou por nossos pecados e morreu por nós. Mas diferente de todos, ele ressuscitou! Ele Vive. E porque ele Vive, não há motivos de temer, pois um dia todos também viverão. Ele é o literal Salvador da Humanidade. E conseguiu solucionar o maior temor da humanidade. Ele nos salvou da morte física e da morte espiritual.

Thomas S. Monson, profeta e representante oficial do Cristo Vivo na terra, declarou:

“Em determinadas situações, como as de grande sofrimento e doença, a morte chega como um anjo de misericórdia. Mas na maior parte das vezes, pensamos nela como a inimiga da felicidade humana.

A escuridão da morte poderá ser sempre dissipada pela luz da verdade revelada. ‘Eu sou a ressurreição e a vida’, disse o Mestre. ‘Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.’

Essa certeza — de fato uma confirmação sagrada — da vida além-túmulo poderia bem trazer a paz prometida pelo Salvador quando Ele declarou a Seus discípulos: ‘Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”

O maior medo da humanidade pode se transformar em coragem, confiança e esperança. Porque Ele Vive, e porque Ele vive, todos viverão!

Saiba como viver com sua família para a eternidade aqui.

Conheça mais sobre o Plano de Salvação aqui.

| Inspiração
Publicado por: Ronigledison Oliveira
Missionário retornado, adora a história da Igreja e suas doutrinas. Ama futebol e sair com os amigos.
Quando sofro injustiça, como devo reagir? Dar a outra face ou lutar?
A História dos Santos dos Últimos Dias em Cabo Verde

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *