fbpx

Ser uma líder das moças que fala ao coração das jovens

líder das moças

Líder das Moças

A organização das moças é uma organização auxiliar do sacerdócio. Todas as auxiliares existem para ajudar os membros da igreja a aumentarem seu testemunho do Pai Celestial, de Jesus Cristo e do evangelho restaurado. [1]

Sempre somos lembrados na Igreja de que devemos seguir o exemplo de Jesus Cristo em todas as coisas. E isso também refere-se ao tipo de liderança que exercemos.

Como líder você pode se perguntar: será que  as moças realmente estão compreendendo a importância do que é ensinado? Sou uma líder das moças capaz de ajudar as jovens a prepararem-se para os desafios que virão em suas vidas? 

Existem 5 pontos que podem te ajudar a avaliar se você é uma líder das moças que fala ao coração de suas jovens:

líder das moças

(imagem via lds.org)

1.Conhecer suas ovelhas

Jesus Cristo foi o maior Mestre que já caminhou sobre a Terra porque  Ele conhecia suas ovelhas. Em Mateus 18, o Mestre nos ensina:

Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou?”

Todas as pessoas são preciosas para o Senhor. Compreender este princípio te ajudará a nunca desistir das pessoas à quem você está servindo.

Cada moça tem suas particularidades. Possuem dons e talentos distintos, assim como desafios.

Algumas delas  não possuem toda a família dentro do evangelho. Existem diferenças cruciais entre uma pessoa com 12 e outra com 18 anos de idade. Aprender a conhecer aqueles a quem servimos nos impulsiona a exercer caridade, a lidar com as diferenças e  a realmente desenvolver uma sincera preocupação e amor pelas moças.

Os programas da igreja são inspirados. Entenda as metas e designações que compõem a classe das abelhinhas, meninas-moças e lauréis.

líder das moças

2.Demonstrar o seu amor

Jamais assuma a premissa de que sua jovem já sabe o quanto ela é amada. A adolescência é uma fase de muitos conflitos. Sua jovem se sentirá insegura por inúmeras vezes. Recordar-se que ela é amada, em muitos momentos, será tudo o que ela necessitará.

Certa vez, uma moça relatou seus sentimentos de gratidão à sua líder das moças por estar ao seu lado nos momentos difíceis, pelas vezes que ela sentiu preocupação com o seu bem estar e por levantar o seu ânimo.

Em morôni 7:47-48, Morôni nos convida a sermos  caridosos:

Portanto, meus amados irmãos, rogai ao Pai, com toda a energia de vosso coração, que sejais cheios desse amor que ele concedeu a todos os que são verdadeiros seguidores de seu Filho, Jesus Cristo; que vos torneis os filhos de Deus; que quando ele aparecer, sejamos como ele, porque o veremos como ele é; que tenhamos esta esperança; que sejamos purificados, como ele é puro.”

Ao demonstrar amor sincero pelas moças, elas poderão senti-lo e ter  confiança em sua líder das moças. Logo, saberão a quem recorrer quando precisarem. As moças gostarão de falar sobre si mesmas com você. 

Fazendo isso tanto a moça quanto a líder sentirão satisfação e alegria. Realizando este processo você será capaz de enxergar as jovens com olhos espirituais vendo o potencial delas e  reconhecendo-as como filhas de Deus.

3.Andar pela fé e ser um exemplo

Uma das passagens de escritura mais bonitas que existem, narra um episódio vivido por Pedro. Pedro foi o profeta que sucedeu a Jesus Cristo. Lemos em Mateus 14:25-31 que Pedro pede a Jesus Cristo para acompanhá-lo e caminhar sobre as águas.

Vendo o vento  forte, Pedro começa a sentir medo e logo pede proteção ao Salvador que lhe pergunta “ homem de pouca fé, porque duvidaste?”

Ao servir na organização das moças, é preciso seguir o exemplo do Salvador que permitiu que Pedro caminhasse por si mesmo. Jesus deu o exemplo e esperou que Pedro O seguisse.

líder das moças

4.Demonstrar entusiasmo

Muitas vezes para que você seja uma excelente líder das moças, as jovens só precisam que lhe digam “ vamos lá, você consegue!”. Ao ouvirem palavras que as incentivem e motivem as moças  podem ter seu  coração tocado. Com um coração novo, elas terão o desejo de agir por si mesmas e cumprirem com suas designações.

5.Saber como Ensinar

Em certas situações, será necessário corrigir e instruir as jovens bem como consolar e confortar. Nesses momentos, deixar-se ser guiada pelo espírito para saber como agir é fundamental.  II Timóteo 3:16 nos ensina que

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”.

 Ensinar por meio das escrituras é algo que convida o espírito para tocar o coração das jovens.

 


[1] Manual 2: Administração da Igreja.

Para obter mais ajuda leia também: Atividades para os jovens em lds.org

| Inspiração
Publicado por: Jéssica Santos
é natural de Recife- PE. Casada. Serviu na missão Argentina Buenos Aires Oeste. Atualmente trabalha como professora de Espanhol. Acredita que para sermos completamente felizes precisamos ter nossa fé centralizada em Cristo.​
jovens sud
Como os jovens sud namoram antes de sua missão
Falar com adultos solteiros
Não, você não sabe falar com os adultos solteiros

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *