Ser uma líder das moças que fala ao coração das jovens
Líder das Moças
A organização das moças é uma organização auxiliar do sacerdócio. Todas as auxiliares existem para ajudar os membros da igreja a aumentarem seu testemunho do Pai Celestial, de Jesus Cristo e do evangelho restaurado. [1]
Sempre somos lembrados na Igreja de que devemos seguir o exemplo de Jesus Cristo em todas as coisas. E isso também refere-se ao tipo de liderança que exercemos.
Como líder você pode se perguntar: será que as moças realmente estão compreendendo a importância do que é ensinado? Sou uma líder das moças capaz de ajudar as jovens a prepararem-se para os desafios que virão em suas vidas?
Existem 5 pontos que podem te ajudar a avaliar se você é uma líder das moças que fala ao coração de suas jovens:
1.Conhecer suas ovelhas
Jesus Cristo foi o maior Mestre que já caminhou sobre a Terra porque Ele conhecia suas ovelhas. Em Mateus 18, o Mestre nos ensina:
“Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou?”
Todas as pessoas são preciosas para o Senhor. Compreender este princípio te ajudará a nunca desistir das pessoas à quem você está servindo.
Cada moça tem suas particularidades. Possuem dons e talentos distintos, assim como desafios.
Algumas delas não possuem toda a família dentro do evangelho. Existem diferenças cruciais entre uma pessoa com 12 e outra com 18 anos de idade. Aprender a conhecer aqueles a quem servimos nos impulsiona a exercer caridade, a lidar com as diferenças e a realmente desenvolver uma sincera preocupação e amor pelas moças.
Os programas da igreja são inspirados. Entenda as metas e designações que compõem a classe das abelhinhas, meninas-moças e lauréis.
2.Demonstrar o seu amor
Jamais assuma a premissa de que sua jovem já sabe o quanto ela é amada. A adolescência é uma fase de muitos conflitos. Sua jovem se sentirá insegura por inúmeras vezes. Recordar-se que ela é amada, em muitos momentos, será tudo o que ela necessitará.
Certa vez, uma moça relatou seus sentimentos de gratidão à sua líder das moças por estar ao seu lado nos momentos difíceis, pelas vezes que ela sentiu preocupação com o seu bem estar e por levantar o seu ânimo.
Em morôni 7:47-48, Morôni nos convida a sermos caridosos:
“Portanto, meus amados irmãos, rogai ao Pai, com toda a energia de vosso coração, que sejais cheios desse amor que ele concedeu a todos os que são verdadeiros seguidores de seu Filho, Jesus Cristo; que vos torneis os filhos de Deus; que quando ele aparecer, sejamos como ele, porque o veremos como ele é; que tenhamos esta esperança; que sejamos purificados, como ele é puro.”
Ao demonstrar amor sincero pelas moças, elas poderão senti-lo e ter confiança em sua líder das moças. Logo, saberão a quem recorrer quando precisarem. As moças gostarão de falar sobre si mesmas com você.
Fazendo isso tanto a moça quanto a líder sentirão satisfação e alegria. Realizando este processo você será capaz de enxergar as jovens com olhos espirituais vendo o potencial delas e reconhecendo-as como filhas de Deus.
3.Andar pela fé e ser um exemplo
Uma das passagens de escritura mais bonitas que existem, narra um episódio vivido por Pedro. Pedro foi o profeta que sucedeu a Jesus Cristo. Lemos em Mateus 14:25-31 que Pedro pede a Jesus Cristo para acompanhá-lo e caminhar sobre as águas.
Vendo o vento forte, Pedro começa a sentir medo e logo pede proteção ao Salvador que lhe pergunta “ homem de pouca fé, porque duvidaste?”
Ao servir na organização das moças, é preciso seguir o exemplo do Salvador que permitiu que Pedro caminhasse por si mesmo. Jesus deu o exemplo e esperou que Pedro O seguisse.
4.Demonstrar entusiasmo
Muitas vezes para que você seja uma excelente líder das moças, as jovens só precisam que lhe digam “ vamos lá, você consegue!”. Ao ouvirem palavras que as incentivem e motivem as moças podem ter seu coração tocado. Com um coração novo, elas terão o desejo de agir por si mesmas e cumprirem com suas designações.
5.Saber como Ensinar
Em certas situações, será necessário corrigir e instruir as jovens bem como consolar e confortar. Nesses momentos, deixar-se ser guiada pelo espírito para saber como agir é fundamental. II Timóteo 3:16 nos ensina que
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”.
Ensinar por meio das escrituras é algo que convida o espírito para tocar o coração das jovens.
[1] Manual 2: Administração da Igreja.
Para obter mais ajuda leia também: Atividades para os jovens em lds.org