fbpx

O Encontro Histórico de Joseph Smith com o Presidente dos Estados Unidos

presidente dos

Depois que os santos dos últimos dias foram expulsos do estado de Missouri e enquanto tentavam reconstruir Sião nos pântanos perto de Commerce (mais tarde Nauvoo), Illinois, Joseph Smith fez uma viagem histórica a Washington, DC, para se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Martin Van Buren.

Ainda se recuperando da violência no Missouri e sob pesadas cargas financeiras, Joseph Smith viajou com Sidney Rigdon, Elias Higbee e Orrin Porter Rockwell, sua viagem financiada por um empréstimo pessoal do senador norte-americano Richard Montgomery Young, que mais tarde presidiu o julgamento de 1844 onde os assassinos de Joseph Smith foram acusados.

Em 9 de novembro de 1839, James Adams escreveu uma carta de apresentação para Joseph Smith, que se reuniu com o presidente Martin Van Buren na Casa Branca para “buscar reparação pelos recentes ultrajes cometidos contra eles e suas propriedades no Missouri. Essas afrontas são incomparáveis os anais das comunidades civilizadas “, declara a carta [1].

O Encontro com o Presidente dos Estados Unidos

Sobre a reunião, Joseph Smith escreveu a seu irmão Hyrum em 5 de dezembro de 1839:

“Na manha de sexta-feira, dia 29, prosseguimos para a casa do Presidente. Encontramos um palácio muito grande e esplêndido, cercado por um esplêndido recinto decorado com todas as finuras e elegâncias deste mundo. Fomos até a porta e pedimos para ver o Presidente, quando fomos imediatamente apresentados em sua sala de visitas, onde lhe apresentamos nossas cartas de apresentação. Assim que ele leu uma delas, ele olhou para nós com uma espécie de carranca e disse: o que posso fazer? Não posso fazer nada por você. Se eu fizer qualquer coisa, entrarei em contato com todo o Estado de Missouri.” [2]

Apesar da rejeição de Martin Van Buren, Joseph Smith “não se sentiu intimidado”, como afirma na mesma carta, e Martin Van Buren prometeu reconsiderar o assunto. Joseph Smith e seus companheiros, em seguida, passaram a buscar ressarcimentos do Congresso dos EUA, mas não tiveram sucesso.

Quando ficou claro que nem o presidente dos Estados Unidos nem o Congresso ajudariam os santos, a opinião de Joseph Smith sobre os políticos rapidamente azedou. Numa entrevista a um jornal, Joseph Smith disse que Martin Van Buren “não era melhor que meu cachorro, para a presidência do Estado; porque meu cachorro faria um esforço para proteger seu mestre que foi e insultado e perseguido, enquanto o atual magistrado chefe não levantaria nem um dedo para aliviar uma comunidade de homens livres oprimida e perseguida.”

 

Fonte: LdsLiving

[1] (The Joseph Smith Papers, Documents, Vol. 7: September 1839 – January 1841, “Letter of Introduction from James Adams”)

[2] (Os Documentos de Joseph Smith, Documentos, Vol. 7: setembro de 1839 – janeiro de 1841 ,” Carta a Hyrum Smith e Conselho Superior de Nauvoo “).

Relacionado:

https://mormonsud.net/temas/inspiracao/autenticidade-do-livro-de-mormon/

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *