fbpx

Por que eu quero ir à igreja todos os domingos pelo resto da minha vida?

Reunião Sacramental Testemunho

Eu sou membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, um mórmon. Para entender o motivo de eu querer ir para igreja todos os domingos, pelo resto de minha vida é preciso compreender os cinco pontos abaixo:

 

1- Minha fé é centralizada em Deus e Jesus Cristo – e quero ir para Igreja todos os domingo da minha vida para agradá-los. Isso significa que creio em Jesus Cristo como meu Salvador e meu Redentor. Eu oro ao Pai Celestial em nome de Jesus Cristo e estudo os ensinamentos do Mestre nas escrituras. Ao estudar a Palavra de Deus, descobri que um dos mandamentos mais pungentes é o de Guardar o Dia do Senhor. De fato, o cumprimento deste mandamento é um sinal para Deus e para o mundo de que sou parte de Seu povo. “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15) disse Jesus. Então, se eu guardar o mandamento do Dia do Senhor estarei mostrando que O amo. E eu o amo “porque ele nos amou primeiro” (1 João 4:19). Foi devido aos “méritos e misericórdia e graça do Santo Messias, que a sua vida, segundo a carne, e toma-a novamente pelo poder do Espírito” que a morte foi vencida, e que ressuscitarei e serei salvo (2 Néfi 2:8-9).

 

2- Quero ir para Igreja todos os domingo da minha vida para cumprir o dia do Senhor. No passado, antes da Ressurreição do Salvador, o Dia do Senhor era no sétimo dia da semana. Mas houve uma mudança com a Nova Aliança, introduzida por Cristo. Explicamos esta mudança neste outro artigo. O cumprimento do Dia do Senhor é um sinal para Deus de que desejamos servi-lo e tornarmo-nos sua semente. Ao mesmo tempo, quando guardamos o dia santo, mostramos a nós mesmos e ao mundo que somos o povo Dele. No domingo evitamos atividades corriqueiras – nos concentrando nas coisas de Deus. É difícil guardar o dia do Senhor sem ir na Igreja (a casa de oração), pois um dos mandamentos de Deus é justamento esse: “E para que mais plenamente te conserves limpo das manchas do mundo, irás à casa de oração e oferecerás teus sacramentos no meu dia santificado (D&C 59:9).

 

3- Quero ir para Igreja todos os domingo da minha vida para tornar-me melhor. As reuniões dominicais duram três horas – nas quais temos a oportundiade de servir uns aos outros e aprender o evangelho. Temos três reuniões: (1) Escola Dominical (estudo das escrituras), (2) Reunião dos Quóruns e Classes (Rapazes, Moças, Mulheres, Homens e Crianças são ensinados separadamente) e (3) Reunião Sacramental (distribuição da Santa Ceia e discursos). Cada uma das reuniões da Igreja é importante, pois visam “o aperfeiçoamento dos santos” (Efésios 4:12), mas a reunião mais significativa é a Reunião Sacramental. Isso porque a Ceia em lembrança de Cristo é distribuída. O Presidente George Albert Smith, que foi Presidente da Igreja, disse:  “Acho que talvez a maioria de nós perceba a dádiva que nos é concedida nas ocasiões em que nos é permitido reunir-nos em paz e serenidade, a fim de partilhar dos emblemas do corpo flagelado e do sangue derramado do Mestre. Deveria ser, e presumo que seja, na mente de cada um de nós uma ocasião extremamente sagrada e solene em que reconhecemos que estamos renovando nossos convênios com Aquele Que deu a vida para que pudéssemos ser ressuscitados e exaltados. Quando partilhamos esses emblemas, tenho certeza de que todos reconhecemos que o sacramento, que foi estabelecido por Ele antes de Sua morte, deve ser para nós uma inspiração e uma bênção por toda a eternidade.” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: George Albert Smith, pg. 174)

 

4- Quero ir para Igreja todos os domingo da minha vida para ser diligente, obediente e fiel. Como o mandamento de viver o dia do Senhor mais plenamente envolve necessariamente ir para Igreja (D&C 59:9), é esperado que todos nós estejamos na Igreja aprendendo, servindo e recebendo as dadivas de Deus. Ir na Igreja pode ser muito fácil ou muito difícil, dependendo de onde moremos e de nossas circunstancias na vida. Algumas pessoas moram longe da Igreja, outras sentem que não tem amigos entre os membros da região – e outras acham que não é realmente importante ir todo domingo. Ao pensar sobre isso, lembrei de muitos irmãos que conheci que tinham aparentemente grande dificuldade mas eram diligentes neste mandamento de ir para Igreja. Uma das irmãs, idosa, morava muito longe da capela, mas acordava muito cedo no domingo e, apesar da dificuldade, caminhava até a Igreja com alegria. Não havia desculpas. Um jovem compreendeu que não ia à Igreja para as pessoas, mas para Deus – e, portanto, ele se comprometeu a ir sempre, mesmo que fosse ignorado por outros de sua idade. Ele sentia e sabia que deveria cumprir seu dever de ir todo domingo, sem exceção. Um carro quebrado, uma prova importante, um jogo esportivo emocionante – nada disso impede o cumprimento do mandamento, se realmente amamos a Deus acima de todas as coisas. Evidentemente, doenças e outros desafios poderão impedir nossa ida até a capela – mas nestes casos, nosso intento será julgado por um Deus que compreende todas as coisas e nos ama – e que vê o coração.

 

5- Quero ir para Igreja todos os domingo da minha vida para receber a graça do Senhor e tornar-me um verdeiro seguidor Dele, abençoando a mim mesmo e outras pessoas ao meu redor. Os casos que citei no ponto anterior, de diligencia em ir na Igreja no dia do Senhor só foram possíveis pela graça ou força do Senhor. Quando nos dispomos a guardar todos os Seus mandamentos, Ele nos abençoa com o poder de sermos obedientes. Ele prepara um caminho. (1 Néfi 3:7). Assim, precisamos ter o desejo, e fazer toda preparação necessária – e então, contar com a bênção do Senhor – que pode ser um pensamento otimista, uma força para levantar da cama, um sentimento de bem-estar, etc. A medida que cumprirmos os mandamento de ir todo domingo na Igreja, a graça do Senhor torna este ato em um hábito santo – de tal forma que não vemos mais nossa vida sem a frequência semanal na capela. Tornar-se-á fácil cumprir este mandamento se o fizermos semana após semana. E nosso exemplo abençoará outras pessoas.

 

| Inspiração
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
como cheguei aqui
"Como cheguei aqui", conheça os participantes do reality show
mulheres
Por que os mórmons são chamados de "Mórmons"?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *