Cinco coisas que você precisa saber quando for a igreja pela primeira vez
Igreja pela primeira vez
Você começou a ouvir os missionários e eles sempre estão insistindo na mesma ideia: você precisa visitar à igreja. Não foram os missionários… é aquele seu amigo mórmon que sempre te extende o convite?
Você não quer ser mal educado ao fazer algumas perguntas. Não quer ofender ninguém. Afinal, vai que para essa pessoa querida, tudo o que acontece na igreja é normal, enquanto para você a situação pode gerar desconforto. Primeira coisa, fica tranquilo. Nem os missionários, nem o seu amigo vão ficar com raiva se você não gostar da sua experiência na igreja. Aliás, os dois grupos estarão muito dispostos a falar com você sobre as coisas que mais gostou e o que não gostou.
Para que você não se sinta tão perdido, leia a seguir cinco dicas para você que vai à igreja pela primeira vez:
1.A reunião dura 3 horas
Mas tudo isso? Sim, mas fica calmo. A reunião na igreja na verdade possui três partes. A mais importante dura em média uma hora e dez minutos, é chamada de reunião sacramental. Ela será realizada no maior salão disponível. Todos os presentes neste dia na igreja estarão reunidos. Você verá crianças e adultos, homens e mulheres, ou seja, famílias.
O bispo é a pessoa responsável. Ele vai estar sentado no púlpito logo a frente e ao lado dele você verá dois conselheiros. Tanto o bispo quanto um dos conselheiros pode dirigir a reunião. Essa pessoa vai ficar de pé e explicar o que acontecerá ao longo do tempo que estiverem ali. Os hinos que vão cantar os anúncios de atividades. Talvez eles reconheçam a sua presença como um visitante. Os mórmons adoram visitantes, vão querer que você se sinta uma estrela de Hollywood.
Depois dos anúncios e boas vindas, começará a parte sacramental da reunião. Esse é sem dúvida, o momento mais reverente. Todas as “pobres” mães vão estar tentando manter seus bebês tranquilos e a congregração estará em silêncio.
Logo após o sacramento, duas ou três pessoas que foram previamente designadas pelo bispo, deixarão uma breve mensagem. Essas pessoas são membros comuns da igreja. Cada discursante explica sobre algum princípio do evangelho. A congregação escuta e ao final do discurso se está de acordo com o que foi dito se expressa dizendo amém. Isso só acontece ao final de cada discurso.
2.Sobre o sacramento
Os mórmons tomam o sacramento a cada domingo. Isso demora em média 10 minutos da reunião sacramental. O período sacramental se inicia com um hino, durante o hino dois homens que estarão diante de uma mesa irão partir uma fatia de pão em pedaços.
A congregação estará sentada em seus lugares e um dos dois homens que partiu o pão vai proferir uma oração. Essa oração é uma ordenança. Significa que a cada domingo se usa as mesmas palavras para abençoar o pão e a água que serão servidos. O pão representa o corpo de Cristo e a água o sangue que ele derramou para pagar os pecados do mundo.
O pão e a água são símbolos. Os mórmons não comem literalmente carne e sangue durante o sacramento. A cerimônia é na verdade muito simples o valor real está na mensagem que o sacramento ensina. Por exemplo, o pão e a água são cobertos com um pano branco, a semelhança do que aconteceu com o corpo de Cristo em sua morte.
Através do sacramento as pessoas prometem tomar sobre si o nome de Cristo e sempre se recordar Dele. Considerar o sacríficio que Ele fez pela humanidade. Todos podem partilhar do sacramento. Muitos pais dão do pão e da água aos seus filhos. Antes de oito anos de idade, as crianças não tem a responsabiliade por seus atos, então elas não necessariamente precisariam tomar o sacramento. Não existe entretanto, mal algum em que elas compartilhem do sacramento.
Para as pessoas que não são membros da igreja, tomar ou não o sacramento também é um ato facultativo. A pessoa toma se quiser. Se ela se sentir confortável com a promessa de tomar sobre si o nome de Cristo e o compromisso de tentar seguir o exemplo Dele, ela pode tomar. Depois do batismo o sacramento passa a significar renovação do convênio batismal.
3.Existem classes separadas
Fora a reunião sacramental existem duas aulas que são ensinadas a cada domingo. Uma é chamada escola dominical, o foco da escola dominical é o ensino de doutrina. Estuda-se os livros sagrados adotados pelos mórmons. Todos serão divididos por idade.
A outra classe se divide por gênero. Homens com o quórum de élderes, mulheres na sociedade de socorro, jovens na organização de rapazes e moças e crianças na primária. É interessante saber sobre essa divisão para que não se sinta disconfortável de se separar se esta indo com a sua família.
As classes são separadas unicamente com o próposito de facilitar os debates, tornar os grupos menores e unidos por interesses em comum. Algumas vezes os adolescentes não querem participar nas aulas se estão na presença dos pais, por exemplo. Ao participar em seu grupo você desenvolverá um sentimento de identidade. Você fará parte de uma deteminada comunidade.
Nada impede uma pessoa que não faz parte de uma classe acompanhar uma outra. Por exemplo: uma mãe pode acompanhar sua filha na classe das moças. É muito comum os pais passarem um tempo com as crianças na primária até que elas se sintam confortavéis de estar aí. Se você tiver alguma dúvida pergunte, sempre haverá alguém próximo que está disposto a ajudar.
4.Como participar da oração
A oração é a comunicação reverente com o Senhor. Quando em grupo, os mórmons convidam uma pessoa para orar em nome de todos os presentes. Geralmente a oração se inicia chamando o Pai Celestial (igual quando você vai falar com uma pessoa e a chama pelo nome). Depois, usualmente se agradece, porque por mais que a vida esteja difícil muitas são as bênçãos e a seguir se pede.
Tudo que se faz na igreja de Jesus Cristo, se realiza em nome de Jesus Cristo. Por isso as orações e discursos são finalizados em nome de Jesus Cristo e depois o orador diz, amém. Amém significa: que assim seja. Ao dizer amém você está dizendo que faz das palavras do irmão que disse a oração as suas. Você concorda com o que foi dito.
Os mórmons realmente acreditam que estão conversando com Deus quando oram. Por isso eles procuram seguir o mesmo padrão que usam para falar com uma pessoa. Não gritam, não se exaltam. As vezes ao expressar suas emoções eles choram. O tom de voz procura transmitir mansidão, humildade e respeito. Os demais presentes, somente dizem amém ao fim de cada oração.
5.Os hinos
Na igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dia, a maioria dos hinos são cantados como solo ou acompanhados por piano. A reverência é marca registrada das cerimônias, por isso não são realizados grandes sessões de louvor.
A música inspiradora é parte essencial nas reuniões da igreja. Os hinos convidam o espírito do Senhor, criam um clima de reverência unificam aos membros e são um meio de louvar ao Senhor. Muitos sermões já foram pregados usando apenas as palavras dos hinos.
Todos da congregação são incentivados a cantar. Não importa que você não seja um bom cantor, isso porque muitas bênçãos são prometidas aqueles que cantam ao Senhor. Cantar hinos eleva o espírito, induz a agir em retidão, enche a alma com pensamentos celestiais, traz paz. Os hinos podem ajudar a vencer a tentações, procure memorizar a letra de alguns hinos e verá os benefícios que terá em sua vida.
O hinário sud usa um sistema de partituras. A foto abaixo ilustra isso. Canta-se todos os versos da linha 1, depois todos os versos da linha 2 e assim sucessivamente. Talvez na primeira vez você se perca um pouco mas depois do primeiro hino você já se sentirá em casa. Procure estar próximo a alguém que tem um hinário e cante com essa pessoa. Será mais fácil.
Todos os visitantes são muito bem vindos!
Procure uma capela próxima à você. (aqui)
Receba gratuitamente um exemplar do Livro de Mórmon. (aqui)