fbpx

A História da Igreja Nos Países dos Novos Templos Anunciados

Templo de Trujilo Peru

4 Novos Templos Anunciados

O Presidente Thomas S. Monson anunciou durante a sessão da manhã de domingo da 186ª Conferência Geral Anual que a Igreja construirá quatro novos templos anunciados – em Harare, Zimbábue; Quito, Equador; Belém, Brasil; e Lima, Peru (segundo templo da Igreja naquela cidade). Cada país tem uma rica história da Igreja.

Harare, Zimbábue

Zimbabwe é o lar de cerca de 14,2 milhões de pessoas e mais de 26.000 membros da Igreja. O templo planejado para Harare, capital do Zimbábue e a cidade mais populosa, será o primeiro no país. A Igreja tem três templos em funcionamento na África (em Aba, Nigéria; Acra, Gana; e Joanesburgo, África do Sul), um em construção (Kinshasa, República Democrática do Congo) e mais três anunciados (Abidjan, Costa do Marfim; Durban África do Sul; e Harare, Zimbábue). O templo mais próximo de Harare está em Joanesburgo, cerca de 13 horas de carro.

No começo de 1925, a Igreja tinha membros na Rodésia do Sul – o nome da nação de Zimbábue antes de 1980. Peter e Elizabeth duPlooy, que viviam a 62 milhas de distância do que hoje é a cidade de Harare, foram batizados em 10 de Março de 1925 durante uma visita à África do Sul.

Cinco anos depois, a Igreja enviou missionários para o novo Distrito da Rodésia. Eles trabalharam na área por cinco anos devido à distância entre a cidade e a sede da missão.

Os membros continuaram em contato através de cartas com a sede do missão Africa do Sul, que publicava notícias no periódico da missão The Southern Cumorah Cross.

Em 1950, os missionários retornaram para a Rodésia. Em 1 de fevereiro de 1951, o primeiro converço, Hugh Hodgkiss, foi batizado; o ramo Salisbury (agora chamado de Harare) foi organizado em setembro de 1951.

As casas de reunião foram construídas e dedicados na Rodésia no final dos anos 60. O Elder Mark E. Petersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, dedicou a capela do ramo Salisbury em 17 de setembro de 1967. O Élder Marion G. Romney, do Quórum dos Doze Apóstolos, dedicou a capela do ramo Bulawayo em 3 de setembro de 1968.

Em 18 de Abril de 1980, a Grã-Bretanha reconheceu a independência da Rodésia e o nome do país foi oficialmente mudado para Zimbábue. Em 01 de julho de 1987, a missão Harare Zimbábue foi criada à partir da Missão Johannesburg África do Sul. Em 1988, as seleções do Livro de Mórmon foram traduzidas em shona (dialeto local).

O presidente Gordon B. Hinckley, em uma viagem por cinco países da África, visitou o Zimbábue em 18 de fevereiro de 1998, e falou com cerca de 1.500 Santos dos Últimos Dias.

Em 12 de dezembro de 1999, a Estaca Harare Zimbábue foi organizada pelo Élder Dennis E. Simmons, dos Setenta.

Quito, Equador

O Equador é o lar de cerca de 15,8 milhões de pessoas e mais de 230.000 membros da Igreja. O templo em Quito, capital do Equador e segunda cidade mais populosa, será o segundo templo do país.

Localizado no equador ao lado da costa do Pacífico, o Equador está dividido em três zonas por duas cadeias de montanhas dos Andes. Sua população fala espanhol ou Quechua (dialeto local).

Um telefonema do Élder Spencer W. Kimball, na época membro do Quórum dos Doze Apóstolos, ao Presidente J. Averil Jesperson da Missão Andes em Lima, Peru, em 22 de setembro de 1965, orientou o início da obra missionária no Equador. Quatro missionários foram enviados para Quito, e o Elder Kimball visitou a cidade em 9 de outubro de 1965. Menos de um mês após a visita do Élder Kimball, nove pessoas foram batizados em Alangasi de la Merced, situado a cerca de 50 milhas ao sudeste de Quito.

O trabalho missionário progrediu rapidamente. A obra missionária começou em 28 de janeiro de 1966 na cidade de Guayaquil . Quando a Missão Equador, com sede em Quito, foi criada em 01 de agosto de 1970, a adesão foi de 1.000 almas. A primeira estaca do Equador foi organizada em Guayaquil, em Junho de 1978. Uma segunda missão no país foi organizada em Guayaquil um mês depois. Alguns esforços missionários iniciais foram realizados entre os índios de Otavalo, perto de Quito, onde a primeira estaca de lamanitas na América do Sul foi organizada em 1981. Em 1989, a sede da área América do Sul Norte foi transferida de Lima, Peru, para Quito, Equador.

A quantidade de membros em 1999 era de aproximadamente 150.000 pessoas, com 32 estacas.

Belém, Brasil

Quase 1,3 milhões de 204 milhões de habitantes no Brasil são membros da Igreja. O país possui seis templos operacionais no país (Campinas, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Recife e São Paulo). Outro templo está em construção em Fortaleza e outros dois templos foram anunciados (Rio de Janeiro e Belém). O Brasil cobre quase metade do continente da América do Sul.

O primeiro membro da Igreja conhecido no Brasil foi Max Richard Zapf, que foi batizado na Alemanha em agosto de 1908 e emigrou para o Brasil em 1913. Depois de muitos anos sem nenhum contato com a Igreja, o irmão Zapf e sua família souberam que Augusta Kuhlmann Lippelt e seus quatro filhos, que também se juntaram à Igreja na Alemanha antes de emigrar para o Brasil em 1923, viviam na pequena cidade do sul do Brasil de Ipoméia. O marido de Augusta, Roberto, que não era membro quando se mudou com sua família para o Brasil, foi batizado alguns anos mais tarde. A família Zapf logo mudou-se para estar com seus novos amigos, a família Lippelt. Estas duas famílias representaram o início da presença permanente da Igreja no Brasil.

O presidente da Missão América do Sul em Buenos Aires, Argentina, visitou pela primeira vez o Brasil em 1927, e voltou com os Élderes para começar o trabalho missionário em setembro de 1928. Um ramo foi organizado em Joinville em 1930 e a primeira capela de propriedade da Igreja na América do Sul foi dedicada um ano depois, em Joinville.

Uma missão foi criada e sediada em São Paulo, Brasil, em 25 de maio de 1935. Uma edição em Português do Livro de Mórmon foi publicada em 1939.

Em 1954, o Presidente David O. McKay se tornou o primeiro presidente da Igreja a visitar o Brasil. No final da década de 1950, a adesão totalizava 3.700 almas, e quando o Templo de São Paulo foi dedicado em 1978 a adesão chegou a 54.000. Depois de 1978, em parte devido à revelação que estendeu o sacerdócio a todos os homens dignos, o crescimento da Igreja tornou-se extraordinário. Em 1990, a adesão excedeu 300.000 e quando a década de 1990 terminou, a adesão passou de 700.000.

A área Brasil foi criada em agosto de 1987. Em 2 de fevereiro de 1986, com a criação da Estaca Castelo Campinas Brasil, o Brasil se tornou o terceiro país fora dos Estados Unidos a ter 50 estacas. Quando a Estaca São Leopoldo Brasil foi criada em 5 de dezembro de 1993, o Brasil tinha 100 estacas, o segundo país fora dos Estados Unidos a atingir essa marca.

Em outubro de 1993, começou a construção do Centro de Treinamento Missionário (CTM) em São Paulo, o segundo maior CTM da Igreja. O edifício de sete andares, com capacidade para acomodar 750 missionários, foi dedicado em 18 de maio de 1997 pelo Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos. Em Outubro de 1998, missionários norte-americanos chamados para servir no Brasil começaram a receber quase metade da sua formação no Centro de Treinamento Missionário do Brasil. O treino de quatro semanas dos missionários norte-americanos no Brasil permitiu-lhes uma grande imersão na cultura brasileira e na língua portuguesa em um ambiente controlado.

O programa foi tão bem sucedida que, em abril de 2000, os primeiros 22 missionários norte-americanos foram enviados ao Brasil para um treinamento completo de oito semanas.

A Estaca São Paulo, a primeira na América do Sul, foi organizada em 1 de Maio de 1966. Dez anos depois, o Brasil tinha 10 estacas, e um templo anunciado para São Paulo. O Presidente Spencer W. Kimball presidiu a cerimônia da pedra fundamental para o templo em 9 de Março de 1977. O templo foi dedicado em 30 de outubro de 1978. O Presidente Gordon B. Hinckley dedicou o Templo de Recife Brasil em 15 de dezembro de 2000. O presidente James E . Faust, segundo conselheiro na Primeira Presidência participou da abertura de terra do Templo de Alegre Porto, e na mesma época foi reconhecido como cidadão honorário de São Paulo, em reconhecimento dos seus laços ao longo da vida a essa cidade e ao Brasil, onde serviu como missionário. O Presidente Hinckley dedicou o Templo de Recife Brasil em 15 de dezembro de 2000, o Templo de Porto Alegre Brasil em 17 de dezembro de 2000, e o Templo de Campinas Brasil em 17 de maio de 2002. O Presidente Thomas S. Monson dedicou o templo de Curitiba Brasil em 1 de Junho de 2008. O Presidente Dieter F. Uchtdorf dedicou o Templo de Manaus Brasil em 12 de junho de 2012.

Lima, Peru

Peru é o lar de cerca de 30 milhões de pessoas e 557.000 membros da Igreja. O país tem dois templos em funcionamento (Lima e Trujillo) e dois templos anunciados (Arequipa e o novo templo de Lima). O primeiro templo em Lima foi dedicado em 1986.

Localizado ao lado da costa do Pacífico na América do Sul, o Peru é uma república constitucional com uma população que fala espanhol, quíchua e Aymara.

Antes de 1956, famílias SUD que viviam no Peru realizavam reuniões de grupo, mas a obra missionária organizada não havia sido criada.

Frederick S. Williams, um ex-presidente de missão na Argentina e Uruguai, mudou-se para o Peru com sua família em 1956 e logo contatou a sede da Igreja pedindo permissão para organizar uma filial e começar a obra missionária.

Um ramo em Lima foi organizado em 8 de Julho de 1956 pelo Élder Henry D. Moyle, do Quórum dos Doze Apóstolos. Um edifício para as reuniões do ramo foi comprado em novembro.

A Missão Andes, com sede em Lima, foi criada em 1 de novembro de 1959. Na época, haviam cinco filiais e 300 membros.

A missão foi dividida em 1961. Quando a primeira estaca foi organizada em Lima, em 1970, a adesão era de 10.771 almas. Naquele mesmo ano, a missão foi dividida e nomeada como Missão Peru.

O crescimento continuou quando líderes locais assumiram a liderança do sacerdócio. Numa conferência de área de dois dias em Lima em 1977, presidida pelo Presidente Spencer W. Kimball, 7.900 pessoas compareceram. Quatro anos mais tarde, em 1981, o Presidente Kimball anunciou um templo para Lima, que foi terminado e dedicado em 10 de janeiro de 1986. Doze anos depois, um novo centro de treinamento missionário, com capacidade para 150 missionários e espaço para expansão, foi dedicado pelo Elder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos.

Apenas 32 anos depois do começo do trabalho missionário no Peru, sete estacas foram criadas em Lima num fim de semana em 1988 pelo Elder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos. Lima, em seguida, teve o segundo maior número de estacas de qualquer área metropolitana fora dos Estados Unidos. Embora o Peru passasse por uma instabilidade política, a Igreja continuou a crescer.

Em Julho de 1993, a missão Chiclayo Peru foi criada, que inclui os Andes que fazem fronteira com o Equador. Sete estacas adicionais foram criadas entre Outubro de 1992 a Outubro de 1994; e 18 estacas foram criadas entre Outubro de 1994 a Outubro de 1996.

O Presidente Gordon B. Hinckley visitou Lima em 8 e 9 de novembro de 1996 e falou para cerca de 35.000 pessoas. Uma nova área, Área Oeste da América do Sul, foi criada em 1998, compreendendo apenas o Peru e a Bolívia, com sede em Lima.

Presidente Dieter F. Uchtdorf, segundo conselheiro na Primeira Presidência, dedicou o templo de Trujillo Peru em 21 de Junho de 2015.

 

Artigo original por Sarah Jane Weaver em DeseretNews.com. Traduzido para o mormonsud.net.

| Inspiração
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
Coro do tabernáculo homem que chorou na conferência
A Poderosa História por Trás do Homem que Chorou na Conferência
Anunciados 2 Novos Setentas de Área do Brasil

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *