fbpx

Guardo os mandamentos e nada dá certo. O que faço agora?

guardo os mandamentos e as coisas não dão certopra mim

Guardo os mandamentos e nada dá certo

“Ó Deus, onde estás? E onde está o pavilhão que cobre teu esconderijo? Até quando tua mão será retida e teu olho, sim, teu olho puro, contemplará dos eternos céus os agravos contra teu povo e contra teus servos e teu ouvido será penetrado por seus lamentos?” (D&C 121: 1-2).

As palavas do profeta Joseph Smith enquanto esteve prisioneiro na cadeia de Liberty, parecem expressar o lamento de milhares de Santos Dos Últimos Dias que virtuosamente passam por provações ainda que estejam diligentemente se esforçando para guardar os mandamentos.

Conhecendo todas as promessas de felicidade feitas nas escrituras e proferidas pelos profetas você talvez esteja se perguntando qual é o problema com a sua vida e o que fazer para mudar essa situação. Preparamos a seguir alguns conselhos que podem te ajudar a encontrar respostas:

Divida a sua vida em áreas

guardo os mandamento e nada dá certo

Guardo os mandamentos e nada dá certo. Será? Divida a sua vida em áreas.

Em um livro entitulado “O Sofrimento como Vício – Entenda e supere essa dinâmica”, Dirce Fátima Vieira e Maria Luiza Pires, esclarecem sobre a importância de estar em harmonia com seus valore e ética considerando-os em diferentes áreas. Por exemplo: trabalho e dinheiro, romance, vida espiritual, família, relações de amizade e sociais, investimento intelectual, sonhos e projetos. Cada pessoa possui valores e ética diferentes e por isso esse quadro de áreas não é igual para todos.

Ao se sentir  triste a tendência do inconsciente é dizer que você fracassou em todas as áreas de sua vida. Procure ser generoso e ao mesmo tempo sincero consigo mesmo. Seja generoso ao reconhecer as áreas de sucesso e sincero em verificar aquilo que precisa melhorar.

A tristeza será maior quando uma área que seja de muita importância para você estiver deficitária. Se você é uma pessoa com fortes anseios intelectuais e não consegue atingir uma boa nota no Enem, pode sentir que não tem sucesso em nenhuma área de sua vida. Ao aprender analizar a si mesmo de um ponto de vista mais realístico você possivelmente encontrará muitas bênçãos que possui em sua vida agora.

É bastante improvável que alguém que guarda  os mandamentos não tenha nada de sucesso em todas as áreas de sua vida.

Converse com pessoas mais experientes que você

guardo os mandamentos e nada dá certo

Guardo os mandamentos e nada dá certo? Peça conselho aos mais velhos.

Pai, mãe, bispo, conselheiros, líderes num geral, professores. Tantas pessoas mais velhas que você e que possivelmente já viveram alguns dos desafios que você está enfrentando agora. Existe um provérbio popular que diz: “Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: aprender.” (1). Não se prive do prazer de aprender com a experiência de outras pessoas. Ouça com atenção e determine o que pode se aplicar a você. Talvez você sinta, que até mesmo a pessoa mais experiente e que te conhece mais intimamente não saiba  como te ajudar.

Em forma de conselho, o Élder Larry R. Lawrence lançou uma interessante pergunta: Que me Falta Ainda? Em resposta algumas inspirações foram dadas:

“um jovem humilde, que parecia não conseguir encontrar a moça certa, buscou ao Senhor pedindo ajuda: “O que está me impedindo de ser o homem certo?” ele perguntou. A seguinte resposta veio à sua mente e ao seu coração: “Use uma linguagem pura”. Naquele momento, ele percebeu que muitas expressões grosseiras haviam se tornado parte de seu vocabulário, então comprometeu-se a mudar. Uma irmã solteira perguntou corajosamente: “O que preciso mudar?” E o Espírito sussurrou-lhe: “Não interrompa as pessoas enquanto falam”. O Espírito Santo realmente nos aconselha de modo personalizado. Ele é um companheiro absolutamente honesto e dirá a nós coisas que ninguém mais conhece ou tem a coragem de dizer. (O que me falta ainda, Élder Larry R. Lawerence, Conferência Geral, Outubro, 2015).

 O Pai Celestial te conhece e Ele te revelará todas as coisas através do Espírito Santo.

Provações são na verdade oportunidades

guardo os mandamentos e nada dá certo

Guardo os mandamentos e nada dá certo. Aproxime-se mais de Jesus Cristo

O desconforto e o  incomodo são a raíz de toda mudança e transformação. Foi porque trazer água de um rio em latas era algo difícil que o Homem criou sistemas de encanamento. Assim surgiu o raio-X, a penicilina, as naves espaciais, as locomotivas, os computadores e tantas outras coisas. Este é um princípio que também se aplica a vidas humanas.

Durante as provações as orações podem tornar-se mais fervorosas. Algumas situações desafiadoras exigem visitas ao Templo e jejum. Horas de aconselhamento com as escrituras. As provações são oportunidades de aplicar o exemplo de Jesus Cristo. O que faria o Salvador se estivesse vivendo a minha provação?  Fazer essa pergunta de uma forma sincera, superando um primeiro estágio de crer-se injustiçado pode abrir um canal verdadeiro para a revelação pessoal. Provações exigem respostas pessoais e por isso são oportunidades de obter revelação e fortalecer sua relação com o Senhor.

Meu filho, paz seja com tua alma; tua adversidade e tuas aflições não durarão mais que um momento; E então, se as suportares bem, Deus te exaltará no alto; triunfarás sobre todos os teus inimigos. (D&C 121:7-8)

| Inspiração
Publicado por: Leilyanna da Penha
Leilyanna da Penha é natural de Goiânia, professora de História, serviu na missão Argentina Buenos Aires Oeste, é estudante de inglês e fala espanhol fluentemente.
3 atletas mórmons jogos olímpicos
12 atletas mórmons para ficar de olho nas Olimpíadas do Rio 2016
Mutual 2017 Peça a Deus
Igreja anuncia o tema da mutual de 2017!

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *