fbpx

Como funcionam as plantações e as fábricas de alimentos da Igreja de Jesus Cristo?

O Moinho Deseret e a Fábrica de Massas localizados no norte de Utah está aumentando a sua produção de mais de 30 produtos diferentes para ajudar as famílias a aumentar o seu armazenamento doméstico de alimentos durante os momentos de emergência e para beneficiar os necessitados.

A fábrica de Kaysville, administrada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e de propriedade da mesma, foi comprada na década de 1940 como parte do Programa de Bem-Estar. A instalação foi ampliada em 2015, com a construção da fábrica de massas.

“Queremos que as pessoas tenham armazenamento em tempos de crise ou em momentos de necessidade”, disse Gordon Carmen, diretor de produção e distribuição do Departamento de Bem-Estar e Serviços de Autossuficiência da Igreja.

“Os clientes podem comprar vários produtos, como trigo, arroz e feijão, que principalmente, são enlatados”, disse Gordon. “Estes geralmente são válidos por 20 a 30 anos. Alguns dos nossos produtos lácteos secos duram 12 anos.”

Os líderes da Igreja têm ensinado que o armazenamento doméstico de alimentos deve consistir em itens de curto e longo prazo. Os produtos a curto prazo, como as massas, a farinha de panqueca e as misturas de bolos, devem ser equilibrados com produtos a longo prazo, como trigo, arroz, aveia e feijão, dependendo das necessidades de uma família.

Gordon afirmou: “Estamos produzindo o suficiente para nossas próprias necessidades, mas também estamos produzindo o suficiente para poder doar a bancos de alimentos e outros parceiros humanitários com os quais colaboramos.”

Aumento das doações

A partir de 2018, as doações de alimentos para instituições de caridade comunitárias aumentaram em mais de 9 mil toneladas por ano, quando os líderes da Igreja se concentraram na produção de mais produtos acabados, como macarrão e farinha.

Este foco inspirado no aumento dos produtos acabados permitiu maiores oportunidades de compartilhar. No ano passado, a Igreja doou 14 mil toneladas de macarrão, farinha e outros tipos de alimentos a bancos de alimentos em todo o país para ajudar a alimentar os necessitados durante a pandemia de COVID-19.

“Para 2020, nosso plano no Moinho Deseret e na Fábrica de Massas era produzir 480 mil caixas de alimentos, mas acabámos por fazer 922 mil caixas”, disse Roberto Gaertner, Gerente do Moinho Deseret e Fábrica de Massas.

Funcionários, voluntários e turnos extras foram adicionados para acomodar a crescente necessidade.

Os planos exigem novamente a expansão em 2022 das doações de feijão, misturas para bolos e panquecas, farinha, aveia, arroz e macarrão. Os tipos de macarrão incluídos são serpentini, serpentini com queijo, farfalle e espaguete.

Distribuição

Muitos itens, como aveia, macarrão e outros tipos de alimentos, são distribuídos nos Armazéns dos Bispos da Igreja nos EUA e no Canadá. Além disso, 20 produtos, incluindo frutas cristalizadas, estão disponíveis na loja online da Igreja e em Centros de Armazenamento Doméstico na América do Norte.

Caminhões de transporte da Igreja pegam os produtos no Moinho Deseret e Fábrica de Massas e levam para o Armazém Central dos Bispos em Salt Lake City para distribuição na América do Norte.

“Os Armazéns Internacionais [dos Bispos] não recebem nenhum destes produtos. Eles compram localmente para ajudar a economia local a crescer e economizar em nossos custos de transporte”, explicou Gordon.

“Chamamos isso de a melhor comida que o dinheiro não pode comprar”, disse ele. As pessoas que precisam de alimentos devem ter a aprovação de um bispo para receber os alimentos em um dos 110 Armazéns dos Bispos nos EUA e no Canadá.

Funcionários da Igreja, trabalhadores de plantão, missionários e voluntários das congregações locais trabalham na fábrica durante a semana.

“É legal ver que o que você fez realmente vai para algum lugar que faça a diferença para alguém que precisa”, disse o Élder Edward Flink de Kaysville, que serve como um missionário sênior juntamente com sua esposa na fábrica.

“Eu gosto de trabalho acelerado, então isso me ajuda a sentir como se eu estivesse fazendo algo, fazendo a diferença, fazendo a minha parte”, acrescentou o Élder Caleb Rigby, 19 anos, um missionário de serviço.

Da fazenda para a mesa

Trigo e outros alimentos processados na instalação de quase 8 mil metros quadrados vêm de fazendas da Igreja e fornecedores nos EUA. O trigo é cultivado e colhido em propriedades da Igreja em Idaho e Montana, e é armazenado em silos no moinho, localizado ao norte de Salt Lake City. 

“É realmente de fazenda para mesa”, disse Gordon, que também explicou que os silos podem aguentar até 7 mil toneladas de trigo, e que 90 toneladas de grãos podem ser processadas na fábrica em um único dia.

“Eu acho que todos os que contribuem nesse trabalho de prover para os necessitados realmente sentem que têm uma missão e estão fazendo o que o Senhor quer que eles façam, e é algo que está abençoando a vida de muitos”, disse Gordon.

Imagens e Fonte: Newsroom

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *