Uma das Maiores Executivas do Mundo Nunca Trabalha Aos Domingos
Executiva Mórmon Mostra Os Benefícios de Guardar o Dia de Descanso
MPW Insider é uma comunidade online onde os maiores nomes no mundo dos negócios respondem a perguntas de atuais de carreira e de liderança. Essa é a resposta para a pergunta: “Qual é a sua rotina de domingo?”, escrito pela executiva Liz Wiseman, presidente do Grupo Wiseman.
Todo mundo merece pelo menos um dia para relaxar completamente.
O artista francês Paul Gauguin disse uma vez: “Eu fechei meus olhos para poder ver”. Aos domingos, eu me fecho para o mundo. Para mim, é uma observância do dia do Senhor (Sabbath), uma oportunidade para descansar das responsabilidades e se concentrar em outras atividades com propósitos, como a devoção e a família.
Todos os domingos, depois de ir à igreja (que em minha religião literalmente leva mais tempo do que correr uma maratona), eu afundo no meu sofá e leio até a hora de me dirigir aos nossos jantares familiares semanais – uma tradição construída ao longo dos últimos 20 anos. Enquanto minha rotina no domingo varia um pouco, há uma coisa que permanece a mesma: eu não trabalho. Eu aprendi a apreciar o poder de uma pausa – a virtude de se afastar. Descansar de nosso trabalho oferece mais do que apenas sanidade; a pausa aguça nossas mentes. Pesquisa na neurociência mostra que somos mais criativos depois de afastar-se de um problema. Quando o nosso córtex pré-frontal está muito focado na tarefa adiante de nós, ele não consegue combinar informações do problema presente com informações armazenadas em nossa memória. Quando fazemos uma pausa, essas conexões neurais ocorrem e trazem novas ideias. Na verdade, só trabalhar e não descansar torna nossas mentes instrumentos desgastados.
No ano passado, quando eu estava escrevendo meu livro de gestão mais recente, o meu compromisso com a “Pausa de Domingo” foi posta à prova. A cada sábado eu fazia um inventário do meu trabalho inacabado da semana anterior e, em seguida, verificava o que tinha de entregar na próxima semana. O pânico sempre vinha (e geralmente se justificava). Eu inevitavelmente cheguei à mesma conclusão a cada semana: Eu não tenho escolha senão trabalhar no domingo. No entanto, cada semana eu decidi não ir contra essa regra. Eu tomava distância. Na segunda-feira eu retomava meu trabalho, com uma cabeça clara e pernas descansadas. E tudo era feito. Este é o poder de pausar – deixar de lado, limpar a mente e tentar novamente. Enquanto o Dia de Descanso parece uma moda antiga ou apenas algo para religiosos, a prática da pausa é perfeita em nosso mundo moderno. Aqui estão cinco maneiras simples para se beneficiar do poder de pausa:
Recue: Escape do dilúvio digital desligando o seu laptop, ficando livre de coisas eletrônicas por um dia, ou simplesmente desligando a campainha. Faça uma longa caminhada e se entrose com a natureza.
Descanse: Deixe o trabalho, seja ele profissional ou doméstico. Tome um longo banho ou faça um breve cochilo (Nota: infelizmente, esta opção não está necessariamente disponível para os pais de crianças pequenas!).
Leia: Delicie-se com um bom livro, leia o jornal, ou recuperar o atraso em seu periódico favorito – apenas faça algo que demora mais do que ler um tweet de 140 caracteres ou um post de um blog. Deixe a sua mente viajar profundamente em alguma coisa.
Relacione: Saia com amigos ou a família. Em vez de uma lista de “coisas a fazer”, sente-se e envolva-se em uma conversa real. Em vez de arrastar os seus filhos para fazer tarefas específicas, tente seguir-los enquanto vocês exploram juntos. Você verá o mundo através dos seus olhos curiosos e será então renovado.
Reagrupe: reúna-se com a família ou a comunidade. Você pode começar um clube de jantares de domingo, ou, se você já tem um grupo coeso, convide alguém sem família por perto para acompanhá-lo.
Todo mundo merece uma “Dia de Descanso” de algum tipo. Portanto, neste domingo, vá em frente e desligue-se. Aperte o botão de pausa. Dedique-se a algo diferente do trabalho. Relaxe com a família e amigos. Ou, simplesmente encontre seu lugar no universo.
Este artigo foi escrito por Liz Wiseman no site Fortune.com. Traduzido por Esdras Kutomi.
Também pode lhe interessar: Sábado ou Domingo – Quando é o Dia Santificado?