fbpx

Encontrando coragem para confessar: Bispo,um grande amigo

bispo entrevistando

bispo entrevistaMuitos de nós já passamos ou ainda passaremos pela incerteza, medo e dúvida: procurar ou não o bispo (ou presidente de ramo) para se confessar? É comparável a nossa primeira consulta ao dentista: quanto ainda não fomos, os pensamentos quase sempre são negativos, mas depois, vemos que não era nada do que pensávamos!

Para os recém-conversos, isso é ainda um pouco mais complicado. Muitos dos que se batizam na Igreja de Jesus Cristo, nunca tiveram nada comparado em suas antigas religiões. O medo de falar de suas vidas, ações e pensamentos é algo totalmente “constrangedor” no primeiro momento, e muitos acabam por adiar uma conversa com o bispo. Sentem medo de estarem confiando em alguém que talvez não tenham tanta intimidade. Chegando a pensar na hipótese, de que o bispo poderá contar para alguém o que for dito na conversa, o que sabemos não ser verdade.

Por outro lado, para os membros de longa data, não é uma atitude simples também, uma vez que podem conhecer o bispo há muitos anos, serem grandes amigos e às vezes, membros da mesma família! O medo para essas pessoas também prevalece, mas por outra razão. Sentem vergonha de contar o que de fato aconteceu, com medo da reação do bispo. Em suas mentes, o bispo irá ficar decepcionado com o membro, o que é um pensamento errado, já que somos todos humanos e falhos.

Seja você um membro antigo, ou um recém-converso, não sinta medo, vergonha ou insegurança: nossos líderes foram chamados justamente para isso, para nos ajudar.

É sempre bom lembrar que o que falamos com o bispo, ficará entre ele, nós e nosso Pai Celestial. Não precisamos ter o pensamento de que outros ficarão sabendo, porque isso não é verdade!

Nossos líderes foram chamados não por serem perfeitos, portanto, não precisamos temer que ele nos julgue inferiores, não precisamos e não podemos nos sentir inferiores. Temos um maravilhoso progresso eterno, rumo à perfeição.

Se seu bispo for alguém que ainda não conhece tão bem, é bom se entrosar mais com ele, para perder aquele receio de ter uma conversa sincera e aberta. Torne-se amigo de seu bispo, ele ficará feliz e você também. Todavia, se for alguém muito próximo, não tenha vergonha de se abrir, ele ficará contente com sua coragem e decisão de confessar. Ele é mais do que seu parente ou amigo próximo – ele é um servo do Senhor, e possui o manto do Sacerdócio. O Senhor ficará muito contente, por ver que você tem um testemunho de que os líderes são de fato, chamados por Ele.

Depois de tudo isso, pode ainda ser difícil marcar uma reunião com o bispo, mesmo se já forem bons amigos. Você pode confiar sua angustia ao Pai Celestial, Ele entende você! Nunca deixe de confiar Nele e ore sempre para que saias vencedor [1]

Até chegarmos de fato a marcar uma conversa com o bispo, pode ser que tenhamos levado dias, semanas ou até mesmo meses. Mas depois de agendarmos uma entrevista, poderá surgir outro medo: “como abordar o problema? Como fazer uma confissão completa? Como expressar-me adequadamente?”

Quando essa dúvida bater, lembre-se: Já és um vencedor, por ter marcado uma entrevista com o bispo!

É comum que nos faltem palavras. Ou talvez, elas não nos faltem, mas força para dize-las. Então, se isso acontecer, você pode fazer algo bem simples, ao invés de falar, escreva! Em um papel, escreva o que se passa com você, quais são seus desafios e problemas. E então entregue ao bispo durante a entrevista. Ele com certeza irá ler, entender o porquê de ter escrito e não falado e irá proceder com a entrevista normalmente.

Somos amados filhos e filhas de um Pai Celestial que conhece nossas imperfeições, por isso, ele chama líderes para nos ajudar. Nossos líderes, não são perfeitos, mas juntos podemos caminhar para a perfeição. Nosso bispo, também nos ama e o que ele mais espera é que confiemos nele e em Jesus Cristo, para nos ajudar. Não tenhamos medo, vergonha ou dúvidas quanto a confessar, afinal, quanto mais rápido agirmos, mais felizes e satisfeitos ficaremos. O peso da culpa e vergonha pode ser retirado – e podemos sentir paz verdadeira!

Conclusão: O que falarmos com o bispo, ficará entre nós e nosso Pai Celeste e ninguém mais saberá de nossa conversa. Se sentir-se inseguro quanto a falar, experimente escrever. Não importa qual seja o problema que estejamos enfrentando, não há escuridão tão profunda que a Expiação não possa iluminar. Confie em nosso Pai Celeste, ore, confie em você e então procure o bispo. E no final de tudo, vais sentir ainda mais o amor de seu bispo e, claro, de seu Pai Celestial e de Jesus Cristo.

| Inspiração
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Os Mórmons fazem Lavagem Cerebral?
Viver Providente em Tempos de Crise Econômica

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *