3 dicas para aproveitar melhor as aulas online da Igreja

Neste mês, completamos o 13º mês de luta contra o Coronavírus.

Também, completamos 13 meses de idas e vindas das reuniões dominicais – uma hora são presenciais, outra hora estão suspensas -, e de aulas 100% online. É aula do seminário, aula do instituto, aula das moças, aula do quórum, aula da Sociedade de Socorro…

É tanta aula online que fica difícil acompanhar!

Acho que o mais difícil para mim é o fato de não estar perto das pessoas, vendo o rosto delas ou mesmo ouvindo o que elas naturalmente gostariam de dizer. 

Mas mesmo com o distanciamento social, ter aulas por meio da tecnologia é uma grande bênção em nossas vidas, pois o manual continua sendo o mesmo, as pessoas ainda estão lá e o Espírito que nos ensina também continua igual.

Então, para aproveitar ainda mais a bênção de aprender online, separamos algumas dicas para que suas aulas da Igreja pelo Zoom, Meet ou Teams sejam ainda mais edificantes e espirituais.

1 – Planejar assistir a aula

É muito importante planejarmos para estar na aula online. Isso inclui estudar ou dar uma olhadinha no tema da aula da semana, ter as escrituras em mãos e algo para registrar as revelações que receber. Também precisamos nos atentar para as exigências técnicas, se temos o aplicativo ou o programa disponível, a internet necessária, entre outros.

Se prepare para assistir a aula sem ficar fazendo outras tarefas ao mesmo tempo. Precisamos estar concentrados para poder receber revelação por meio do Espírito Santo, se estivermos preocupados com o almoço do domingo, com a louça na pia, com aquele e-mail do trabalho, corremos o risco de não aprendermos. É como o Presidente Boyd K. Packer ensinou

“O Espírito não chama nossa atenção gritando conosco ou sacudindo-nos com brutalidade. Ele sussurra. Ele nos afaga tão gentilmente que, se estivermos preocupados com alguma coisa, talvez não sintamos nada.

De vez em quando, Ele nos chamará com suficiente firmeza para que prestemos atenção. Mas na maioria das vezes, se não prestarmos atenção ao delicado sentimento, o Espírito vai Se retirar e esperar que O busquemos e O ouçamos e digamos, à nossa própria maneira, o mesmo que Samuel disse no passado: “Fala, porque o teu servo ouve” (I Samuel 3:10).

2 – Participar ativamente

Quando recebemos o arbítrio de nosso Pai Celestial, recebemos a liberdade para agir por nós mesmo e não para receber a ação. O Élder David A. Bednar ensinou:

“Investidos com o arbítrio, somos agentes, e devemos principalmente agir e não só receber a ação, especialmente ao buscar obter e colocar em prática o conhecimento espiritual […]

Como aprendizes, temos de agir e ser cumpridores da palavra e não meros ouvintes que recebem a ação. Vocês são agentes que atuam e procuram aprender pela fé, ou estão esperando ser ensinados e receber a ação?”

Podemos ser agentes durante as aulas online ao responder as perguntas feitas pelo professor, ao fazer comentários para edificar as outras pessoas, ao ler citações e escrituras, compartilhar experiências pessoais e até mesmo ativar nossa câmera.

Ao escolher agir e não somente receber a ação, poderemos fortalecer nossa fé no Salvador e receber orientação para nossas vidas.

3 – Escolher o ambiente adequado

Podemos nos esforçar para escolher o ambiente de nossa casa que mais se pareça com a capela – no sentido de ser um local tranquilo, que traga bons sentimentos e que possibilite ponderarmos sobre o que estamos aprendendo e que não tenham tantas distrações.

Se ficar perto da televisão te dá vontade de abrir a Netflix rapidinho só para ver se saiu um episódio novo de sua série favorita, não escolha esse lugar. Esse foi um exemplo meio simples (ou infeliz, rs), mas sei que você sabe quais locais da sua casa podem fazer você se distrair. 

No Pregar Meu Evangelho: Guia para o Serviço Missionário, lemos que precisamos criar “um ambiente no qual o Espírito Santo possa prestar testemunho.” Que possamos ter essa frase em mente ao planejarmos onde iremos assistir nossa aula online.

Ainda não sabemos quando estaremos reunidos novamente presencialmente em uma capela para nossa aula da Sociedade de Socorro, ou do Quórum de Élderes, ou dos jovens. Não sabemos se será daqui algumas semanas ou daqui alguns meses, mas sabemos que pode levar um tempo.

Por isso, que possamos seguir nosso profeta e aceitar o novo normal, ao “cada vez mais voltar o coração, a mente e a alma para nosso Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo” por meio das aulas online que estão disponíveis para nós, e que foram preparadas com carinho para nos ajudar a ser melhores discípulos de Cristo.

Como você tem aproveitado as aulas online da Igreja? Compartilhe com a gente!

| Inspiração
Publicado por: Marie Sunaga
Tradutora e intérprete e estudante de Letras na PUC-PR. Trabalhou como instrutora e supervisora no Centro de Treinamento Missionário. Fez missão em Manaus - Brasil, ama ler, tocar violão e comer sushi. É a gerente de conteúdo do time português na More Good Foundation.
O que aprendemos com Joseph Smith sobre adversidade
Confira as informações sobre a Conferência de Mulheres da BYU

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *