Dicas para entender melhor o livro de Isaías na Bíblia
Em breve nas aulas da Escola Dominical vamos começar a estudar Isaías, e você bem lembra a tortura que foi estudar sozinho da última vez. Admito que não vejo problemas em estudar Isaías por três motivos:
- Sou judeu e penso como um judeu
- Sou escritor de formação
- Morei em Israel por oito anos e sei um pouco de hebraico
É disso que você precisa para entender o livro de Isaías. Se tais recursos não estiverem disponíveis, tente as seguintes dicas:
- Não confie inteiramente na versão do Rei Jaime da Bíblia. Ela tem quatrocentos anos e linguagem arcaica. Consulte uma tradução atualizada da Bíblia. Talvez até queira comparar as versões para que as coisas fiquem mais claras.
- Não fique estressado se os versículos ou as palavras não fizerem sentido. Use o contexto para entender as ideias básicas.
- Não busque o Messias em todas as passagens. É provável que Isaías não esteja falando do Messias, mas sim de alguém comparado ao Messias como o rei Ezequias.
Também pense no livro de Isaías como um todo. Em primeiro lugar, os escritos de Isaías têm muitos significados. Assim como os profetas do Livro de Mórmon viam Isaías de modo diferente, os eruditos modernos compartilham interpretações distintas. Pode ser sábio evitar condicionar o cérebro à ideia de que algum versículo em particular tenha um significado definitivo.
O livro de Isaías também é escrito de modo sistemático, o que nos ajuda a entender a mensagem. A primeira parte do livro é sobre a criação de um remanescente, e a segunda é sobre libertação. Os profetas que estão na primeira parte do livro recebem instrução de escrever, mas na segunda parte recebem a instrução de ler.
Se buscarmos, encontraremos padrões e veremos que o tema de Isaías é fazer convênios. Israel é o povo escolhido do Senhor e as promessas do convênio abraâmico serão restauradas aos remanescentes em algum momento.
Fonte: Mormonhub
https://mormonsud.net/inspiracao/ler-a-biblia-7-maneiras-para-ter-sucesso/