Cristo como prioridade — essa escolha influencia tudo em nossa vida. Mas como colocá-Lo verdadeiramente no centro das nossas decisões diárias? Em meio às tarefas, compromissos e distrações, é fácil perder o foco no que mais importa. No entanto, quando escolhemos seguir o Salvador de forma intencional, mesmo com pequenos gestos, nossa vida se transforma. Este artigo traz sugestões simples, mas significativas, para quem deseja viver com mais propósito e manter Cristo como prioridade em todos os aspectos do dia a dia.
O que significa colocar Cristo em primeiro lugar?
Somos encorajados a viver uma vida centrada em Cristo, mas o que isso significa?
Colocar Cristo em primeiro lugar em nossas vidas significa que nos esforçamos todos os dias para sermos mais semelhantes a Ele em nossos pensamentos e ações. Significa que sacrificamos nosso tempo para fazer as coisas que Ele nos pede. Quando centramos nossas vidas em Cristo, seguir a Ele e Seus ensinamentos se torna nossa maior prioridade.
A vida é cheia e agitada, e todos nós temos coisas que demandam nossa atenção e pensamentos. Pode ser fácil distrair-se com coisas cotidianas e perder o foco em Cristo.
O que podemos fazer para centrar nossas vidas em Cristo?
Alma 37:6 diz: “por meio de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas”. Há muitas coisas pequenas e simples que podemos fazer para viver uma vida mais centrada em Cristo. Estas são algumas ideias que podem nos ajudar a criar hábitos que nos aproximam de Cristo.
Um diário de bençãos e gratidão
Uma pequena maneira de se concentrar mais em Cristo é manter um diário de bênçãos e gratidão. Reservar um momento no final do dia para registrar pelo menos 3 bençãos ou coisas pelas quais somos gratos nos ajuda a reconhecer a mão de Deus em nossas vidas. Quanto mais prestarmos atenção nessas bençãos, mais semelhantes a Cristo seremos.
Veja os outros do ponto de vista de Deus
Há muita diferença no mundo, e essa diferença pode trazer discórdias e sentimentos negativos. Às vezes pode ser difícil enxergar as pessoas que não gostamos ou discordamos como filhos preciosos de Deus. Jesus Cristo ama a todos nós, e uma pequena maneira de nos tornarmos mais semelhantes a Ele é tentar ver os outros como Ele vê. É uma pequena mudança, mas exige grande esforço consciente. Sempre que você fizer contato visual com outra pessoa, pense: “Ele é um filho de Deus”. Esse esforço, com o tempo, se tornará num hábito, e enxergar os outros com amor, apesar das diferenças, nos ajuda a sermos mais centrados em Cristo.
Este também é um princípio importante para aplicar à família, amigos e outras pessoas próximas. Se esforçar um pouco mais para mostrar nosso amor e entender melhor suas emoções ou lutas irá nos ajudar a ficarmos mais próximos e parecidos com o Salvador.
Anote quando você se sentir mais próximo do Senhor
Somos todos diferentes e, como tal, todos nos sentimos próximos do Salvador de uma forma diferente, e temos coisas diferentes que nos ajudam a ficarmos próximos do Salvador. Se esforce para perceber os momentos, os lugares e as ações que te ajudam a se sentir mais próximo do Salvador. Anote-os, se isso te ajudar. Quando você se sentir para baixo ou longe de Deus, ou mesmo quando desejar fazer algo bom, leia sua lista e faça as coisas que te trazem mais perto de Cristo.
Deus nos deu o arbítrio moral para fazermos escolhas em nossas vidas. A única forma de centrarmos nossas vidas em Cristo é escolher tomar pequenas ações que nos aproximam Dele! Ele está sempre nos esperando e nos encorajando. Só precisamos dar os primeiros passos.
Este artigo foi publicado em comeuntochrist.org e traduzido por Esdras Kutomi.
Veja mais:
- Amar a Deus mais do que o Mundo
- Como as coisas seriam diferentes se nos amarmos como Deus nos ama?
- Perguntas e respostas: Será que Deus odeia Satanás?
5
1
4.5