fbpx

Três conselhos para você que foi chamado líder dos jovens

líder dos jovens

Líder dos Jovens

Todo os líderes dos jovens sabem quão magnífico é servir com pessoas tão especiais. Alguns desses rapazes e moças vêm de uma família onde o evangelho é passado de pais para filhos, outros são membros há alguns anos e os pais também se batizaram, dando assim o apoio e o suporte necessário. Há situações que os jovens são membros há poucos anos ou meses e somente eles se filiaram a Igreja. Independente da situação, todos esses jovens merecem um acompanhamento diferenciado, precisam de  um amor profundo dos seus líderes e amigos.

O objetivo desse artigo é explanar as vastas possibilidades que os líderes dos jovens têm, e ampliar a visão das coisas que podem ser feitas.

1.Aceite a vontade do Senhor

Jesus, o bom pastor

Imagem via lds.org.

Talvez você líder dos jovens, esteja se perguntando: mas por que eu? Por que eu fui chamado para trabalhar com os jovens? Ou talvez você alegue: Eu não sou bom com jovens! Eu não tenho tato para isso. Olhem o que o Senhor disse a Moisés quando ele se fez o mesmo questionamento:

“Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? E Deus disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.” (Êxodo 3:11-12)

Após essa poderosa declaração, Moisés ainda continuava muito inseguro e fez diversas perguntas e comentários. Definitivamente ele não estava confiante que poderia tirar o povo de Israel do Egito, então, em outra parte da conversa entre Deus e Moises, o seguinte ponto foi levantado:

“Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! Eu não sou homem que bem fala, nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca, e pesado de língua. E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca, e te ensinarei o que hás de falar.” (Êxodo 4: 10-12).

Então líder dos jovens, saiba que o Senhor vai te preparar e te ajudar. Faça a seguinte afirmação quando pensamentos de desqualificação aparecerem: Meu Deus ajudou Moisés a abrir o Mar Vermelho, então Ele é capaz de me ajudar a cuidar desses maravilhosos rapazes/ moças!

2.Use o manual

líder dos jovens

(imagem via: notícias sud Brasil)

Outro importante ponto é o Manual de Instrução da Igreja. Lá estão todas as diretrizes técnicas que você precisa para ajudar os jovens, existe uma sessão sobre todas as suas responsabilidades, existe uma sessão sobre a maioria das atividades importantes que você pode e as que  deve fazer. O Senhor não desampara Seus líderes. Ele está disposto a ajudá-los.

A primeira diretriz do manual é que os líderes são chamados para ajudarem outras pessoas a se tornarem seguidores de Jesus Cristo. Seu esforço pessoal como discípulo do Salvador será a primeira coisa que os jovens vão olhar. Ninguém e perfeito e os jovens são muito críticos. Não se intimide, lembre-se que o Senhor reconhece  os desejos do coração e você pode ensinar sobre isso aos jovens.

Os princípios de liderança na igreja envolvem: primeiro preparação espiritual, segundo participar de conselhos (esteja nos conselhos da Ala e em reunião com os demais líderes); e terceiro administrar as organizações e auxiliares.

Tenha no manual de Instrução da Igreja um grande amigo e aliado. Acredite, alguém antes de você já passou por desafios semelhantes e o Senhor preparou instrução específica para estes casos. Se manter informado e ser um leitor fluente pode te ajudar muito no trabalho com os jovens.

3.Valorize os sentimentos dos jovens

líder dos jovens

O líder dos jovens terá mais sucesso se escutar. (imagem via: filhasdeumrei.org)

Um bom líder dos jovens da ORM está sempre disposto a fazer a vontade do Senhor. Lembre-se que você não é  o único professor, o Espírito também precisa fazer sua parte. Preste atenção nessa história verídica de um jovem e veja o que ele contou sobre o presidente dos rapazes da ala dele:

“Quando eu me batizei na Igreja, eu cantava Funk. Minhas letras não eram boas, meu círculo de amizade era todo nesse sentido. Com o passar do tempo fui me preocupando com o que eu cantava, mas eu adorava cantar! Eu adorava escrever Funk, então, meu presidente dos rapazes veio fazer uma visita na minha casa e conversar comigo sobre muitas coisas.

Perguntei o que devia fazer sobre cantar Funk. Ele percebeu que eu gostava muito de cantar. Então ele pediu que eu escrevesse letras no padrão do Senhor. Passei a escrever musicas que não falavam palavrões e nem quebravam os padrões da lei da castidade. Ainda assim, algo me deixava mal. Logo o Espírito me mostrou que eu não podia “servir a Deus e a Mamon”.

Meu presidente dos rapazes nunca me julgou, me amou mesmo sabendo que aquele ambiente não me fazia bem. Ele não foi grosso comigo, não quis enfiar a verdade na minha cabeça. Ele demonstrou amor. Ele me visitou com freqüência, senti seu amor, parei de cantar e servi uma missão. Sou grato por ele ter sido um exemplo de amor e carinho para mim.”

O que você acha que teria acontecido se esse jovem tivesse escutado coisas ruins sobre ele e sobre o gênero musical que ele gostava? Evidentemente aquele líder sabia que aquilo não era bom, então ele amou o jovem. Não diminuiu o problema dele, muito menos os sentimentos dele.

Ele o amou independente de qualquer coisa.  Quando os líderes da ORM são sensíveis ao espírito eles escutam seus jovens, aconselham com amor. Alguns desafios que os jovens de hoje passam são: pornografia, decepção amorosa, bullying, pressão nos estudos e no serviço missionário, dificuldades em guardar a lei da castidade e a palavra de sabedoria.

Você líder dos jovens, confie na promessa do Senhor, se você estiver pronto a ouvir seus jovens e for um apoio espiritual para eles, eles nunca esquecerão a influência positiva que você deixará.

| Inspiração
Publicado por: Ronigledison Oliveira
Missionário retornado, adora a história da Igreja e suas doutrinas. Ama futebol e sair com os amigos.
mórmon solteiro
4 Coisas Simples que Você Precisa Fazer Todos os Dias pra ser Mais...
Oração Orar
E Se Eu Não Sentir um Ardor no Peito do Espírito Santo?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *