fbpx

Preparando-se para a Conferência Geral com Eficiência

religião e familias

Conferencia Geral Família

Uma revelação dada ao Profeta Joseph Smith, o Senhor dá instruções a alguns de Seus servos para ajudar no estabelecimento de Sião, em vários aspectos, e pediu para que “[esperassem], paciente e diligentemente, mais instruções em minha conferência geral, diz o Senhor”.(1)

Em época de Conferência Geral, somos “nutridos pela boa palavra de Deus o dia inteiro”.(2)

As Conferências Gerais iniciaram-se dois meses após a organização da Igreja, em 1830. De lá para cá, ela ocorre, pelo menos duas vezes ao ano, com o intuito de que todos os membros e não membros da Igreja “quando [estiverem] congregados, [fossem instruídos e edificados uns com os outros], para que saibais como agir e como dirigir minha igreja, como proceder com respeito aos pontos de minha lei e dos mandamentos que dei”.
“E assim vos tornareis instruídos na lei de minha igreja(…)”.(3)

Listamos 5 passos que podemos realizar em preparação para a Conferência Geral:

1 – Conheça seu Líder;

Mesmo resumidamente, conheçamos os líderes da Igreja.

O Rei Benjamim, no Livro de Mórmon, em uma “Conferência” com os membros da Igreja, indagou: “Pois como conhece um homem o mestre a quem não serviu e que lhe é estranho e que está longe dos pensamentos e desígnios de seu coração?”.(4) Mesmo que tenha ele se referido ao Salvador Jesus Cristo, a escritura pode estar, comparativamente, ligada a necessidade de conhecermos os homens a quem servimos e consideramos como profetas do Senhor.

Clicando aqui, podemos ter acesso a biografia do Profeta e demais líderes gerais da Igreja.

2 – Priorize o Momento;

Demonstramos real desejo de receber orientação do Senhor por meio das Conferências Gerais quando, antecipadamente, reservamos os dias e horários para poder participar delas. Lógico que, com exceção daqueles que estarão a trabalho ou com contratempos peculiares, o Senhor espera que sejamos comprometidos com a vontade Dele de ouvir Seus servos e, naqueles dias específicos das sessões, “[deixemos] as coisas deste mundo e [busquemos] as coisas de um melhor”.(5) Façamos como o povo do Rei Benjamim, que reuniu suas famílias para ouvir suas palavras.(6)

3 – Organize o Ambiente;

Participemos das sessões nas capelas em que terão acesso à transmissão via satélite. Mas, caso contrário, organize sua casa (caso tenha acesso à internet) de maneira tal, como se o próprio profeta estivesse adentrando em nosso lar para “abordar a [nossa] situação, enviando uma epístola profética pessoal especialmente para [nós]”.(7) Desliguemos às redes sociais e outros aplicativos que poderão distrair-nos enquanto assistimos. Élder Robert D. Halles orientou-nos: “É por isso que fazemos um esforço para vivenciar a conferência num ambiente em que a voz calma e mansa do Espírito possa ser ouvida, sentida e compreendida claramente”.(8)

Usemos a tecnologia a nosso favor e, no intervalo de uma sessão a outra, compartilhemos nosso conhecimento adquirido de maneira confiável e edificante.

4 – Atentos e Reverentes;

Quer seja em casa ou na capela, estejamos sóbrios no decorrer de todas as sessões. Durmamos cedo, e bem, na noite que antecede, para poder levantar-nos com o corpo e a mente fortalecidos (D&C 88:124). Alimentemo-nos de maneira saudável e bebamos água o suficiente para permanecermos alertas durante toda a transmissão. Tudo isso, e muito mais, ajudará a discernir Sua orientação a nosso favor ou de nossos liderados.

5 – Ore por Respostas;

Que possamos dar graças ao Senhor por Profetas em nossos dias.

Peçamos que Ele nos inspire por meio de Sua “própria voz ou pela voz de [Seus] servos”(9), a encontrar respostas as dúvidas pessoais, soluções para nossos problemas, orientação em nossas responsabilidades familiares ou eclesiásticas e em muitas outras questões da vida, pois Ele “escutará a oração dos justos”.(10) O Presidente Uchtdorf ensinou: “As respostas para suas orações específicas podem vir diretamente de um discurso ou de uma frase em particular. Pode ser que as respostas lhes cheguem por meio de uma palavra, expressão ou hino, inexplicavelmente”.(11) Portanto, anotemos as impressões que vierem a mente. Alguém muito sábio certa vez disse que “a tinta mais apagada é mais poderosa que a memória mais brilhante”.

Recebamos Suas palavras “com toda paciência e fé”.(12) E uma promessa foi nos dada de que “(…)assim fazendo, as portas do inferno não prevalecerão contra vós; sim, e o Senhor Deus afastará de vós os poderes das trevas e fará tremerem os céus para o vosso bem e para a glória de seu nome”.(12)

Referências

(1) D&C 124:88
(2) JACÓ 6:7
(3) D&C 43:8-9
(4) Mosias 5:13
(5) D&C 25:20
(6) Mosias 2:5
(7) Elder Jeffrey R. Holland (Um estandarte para as Nações, C.G. Abr.2011)
(8) Élder Robert D. Halles (Conferência Geral: Fortalecer a Fé e o Testemunho, C.G., Out. 2013)
(9) D&C 1:38
(10) Provérbios 15:29
(11) Presidente Dieter F. Uchtdorf (Conferência Geral: Bênção Singular, A Liahona Set. 2011)
(12) D&C 21:4-6

| Inspiração
Publicado por: Anderson Adão
Cearense de sangue, "caba" macho, missionário retornado (melhor época quando solteiro) e casado com Aline Adão (melhor época). Formado em Processos Gerenciais e concurseiro de plantão, tem como hobbie o futebol e a leitura de artigos sobre A Igreja de Jesus Cristo SUD.
Por que o Livro de Mórmon menciona o Espírito Santo e batismo antes...
testemunho
Uma Promessa na Adolescência Trouxe o Evangelho à Minha Vida

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *