fbpx

A Cidade que Resgatou 5000 Mórmons Refugiados

Mórmons Refugiados

Auxílio e Socorro aos Mórmons Refugiados do Passado

Na sessão geral das mulheres da conferência geral, um vídeo sobre proporcionar alívio foi compartilhado, especialmente com relação aos refugiados. O vídeo contou por meio de diários pessoais a história de mórmons refugiados salvos pelos cidadãos de Quincy . Veja o vídeo aqui e leia mais da história abaixo.

No inverno de 1838, o governador Lilburn W. Boggs emitiu uma ordem de extermínio, forçando milhares de mórmons a deixarem o Missouri até 8 de Março de 1839, ou serem mortos. Mas onde eles poderiam ir?

Com o seu amado Profeta Joseph preso na Cadeia de Liberty com o resto da Primeira Presidência e o prazo de Boggs se aproximando rapidamente, mais de 7.000 santos dos últimos dias marcharam 200 milhas em direção leste pela neve e pela lama para as margens do rio Mississippi com a esperança de cruzar as traiçoeiras e geladas águas em direção a Illinois. A maioria dos santos acabaram na pequena cidade de Quincy, Illinois.

Em um notável ato de amor e compaixão, os cidadãos de Quincy vieram ao auxílio dos exilados que sofriam. Eles coletaram doações para ajudar os santos deslocados. Os líderes locais se reuniram várias vezes para estudar a melhor forma de ajudar os mórmons exilados, e o sofrimento dos Santos dos Últimos Dias foi discutido frequentemente nos jornais locais. Por exemplo, o Quincy Whig de 02 de março de 1839 dizia:

“Os mórmons – Nós nos adiantamos e convidamos a atenção da caridade e humanidade à condição destituída de algumas dessas pessoas. Um grande número de famílias estão acampadas na margem oposta do Mississippi, esperando uma oportunidade para cruzar o rio, que estão, nós sabemos, quase sem nenhuma das necessidades comuns da vida. Tendo sido roubados em tudo na maioria dos casos por seus opressores impiedosos em Missouri, eles foram obrigados a fugirem para fora de seu estado … Se eles foram jogados em nosso território pelas pessoas opressivas do Missouri destituídos, nossa humanidade comum nos obriga a lhes ajudar e aliviar em tudo que estiver em nosso poder.”

Apesar de sua pequena população de aproximadamente 1.500 habitantes, Quincy recebeu mais de 5.000 mórmons refugiados, fornecendo o alimento que precisavam desesperadamente, abrigo, emprego e assistência médica. Entre estes refugiados desesperados estava a esposa do Profeta, Emma Smith.

Com o marido ainda na prisão e com medo de perder uma carroça no gelo do rio, ela atravessou o rio congelado do Mississippi transportando duas crianças em seus braços com outros dois agarrados em sua saia. Ela também trouxe com ela os manuscritos da tradução do Profeta da Bíblia, cuidadosamente arrumados sob as dobras de seu vestido.

Além disso, os pais de Joseph Smith, Joseph Smith Sr. e Lucy Mack Smith, e alguns de seus familiares estavam entre aqueles que encontraram refugio em Quincy. Em um ponto, os pais de Joseph, sua irmã Lucy, seu irmão Don Carlos e sua família, e seu irmão Samuel com sua família ficaram todos na mesma casa alugada com quatro outras famílias. Lucy Mack escreve em sua história:

“Em poucos dias, Samuel mudou com sua família para outra casa, após o que a casa ficou menos lotada. Logo depois que ele se mudou, Lucy [Smith] ficou violentamente doente;. E por vários dias se recusou a tomar qualquer tipo de alimento não importa qual fosse. Mas eu não mais tinha o privilégio de cuidar dela; pois eu mesma contraí cólera. Obtivemos tudo o que era considerado bom para cuidar dessas doenças, e me foi administrado tudo, mas sem efeito. Durante a minha doença Samuel trouxe Lucy descendo pelas escadas várias vezes em seus braços para me ver; Enquanto estávamos doentes, as mulheres de Quincy nos enviaram todas as coisas boas que a cidade tinha: na verdade estávamos cercados pelos mais amáveis vizinhos”.

Escritos de Lucy Mack Smith

Escritos de Lucy Mack Smith. Imagem via josephsmithpapers.org.

Com tal afluxo de mórmons refugiados, as condições de vida em Quincy eram escassas. No entanto, o serviço abnegado e o sacrifício dos cidadãos de Quincy deram aos Santos tempo para se curarem, reagruparem, e adquirirem terrenos na cidade de Commerce (rebatizada mais tarde como Nauvoo) a apenas 47 milhas ao norte.

Em abril de 1839, foi “permitido” que Joseph Smith, seu irmão Hyrum e outros escapassem da cadeia de Liberty. Eles chegaram em Quincy em 22 de abril para o deleite e alívio dos Santos dos Últimos Dias. Durante uma conferência algumas semanas mais tarde, o Profeta aconselhou os santos a se prepararem para deixar Quincy para que eles pudessem estabelecer uma cidade própria.

No entanto, em 1841, Joseph Smith, Hyrum Smith e Sidney Rigdon emitiram uma proclamação de Nauvoo que manifestava o apreço dos Santos em relação aos cidadãos de Quincy. Ele declarou: “Seria impossível enumerar todos aqueles que em nosso tempo de maior angústia vieram nobremente em nosso socorro e, como o bom samaritano, derramaram óleo em nossas feridas e contribuíram generosamente para nossas necessidades, pois os cidadãos de Quincy em massa e o povo de Illinois geralmente pareciam corresponder uns aos outros no trabalho de amor”.

 

Artigo original por Jamie Armstrong em LDSLiving.com. Traduzido para o mormonsud.net.

| Inspiração
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
Presidente Walter Spat
Brasil Comemorará Aniversário de 50 Anos de Sua Primeira Estaca
Uma Entrevista Silenciosa Sobre Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *