fbpx

O caminho da exaltação

Starway to Heaven, de Jim Warren

O caminho da Exaltação

Existe entre os santos dos últimos dias um grande desejo e anseio e às vezes dúvida, sobre o plano de como poderemos tornar-nos iguais ao Pai Celestial. Muitos despedem muito tempo querendo aprender sobre isso devido às vastas opiniões que surgiram ao longo dos 186 anos da Igreja. Esse artigo tem como objetivo ajudar a entender o milagre de ser como Ele é.

Tornar-se um deus:

“Como o homem é hoje, Deus já foi: Como Deus é, o homem pode ser”.1

O Presidente Snow acreditava que é possível alcançar o mesmo patamar do nosso Pai, e receber tudo o que ele recebeu. Não só receber, mas também fazer muito do que ele faz. Quando isso é devidamente compreendido, a gratidão pelo amor do nosso Pai aumenta. Receber tudo que ele tem é sem dúvida a maior bênção já existente.

Para trilhar esse caminho, algumas coisas são exigidas de nós. Uma delas é fazer todas as ordenanças disponíveis na terra. Entre elas são o batismo, receber o dom do Espirito Santo pela imposição de mãos, investidura no templo e o selamento.

“Então serão deuses, pois não terão fim; portanto, serão de eternidade em eternidade, porque continuarão; então serão colocados sobre tudo, porque todas as coisas lhes serão sujeitas. Então serão deuses, porque terão todo o poder e os anjos lhes serão sujeitos.”2

Olhar da perspectiva familiar também é uma maneira de entender o que é ser um deus. O próprio Pai ensinou isso a Joseph dizendo que exaltação é ter descendência eterna. Isso significa que os que forem selados e confirmados pelo Santo Espírito da Promessa poderão ter uma descendência eterna, em outras palavras, poderão gerar filhos espirituais assim como nosso Pai Celestial gera e gerou até o momento.

Qual a diferencia entre receber essa exaltação e o desejo ganancioso de Lúcifer?

Ao aprender essas verdades, muitos têm a tendência de pensar que o motivo de Lúcifer ter sido expulso dos céus foi exatamente o fato de querer ser como Deus é. Porém, se fizerem um estudo mais detalhado verão que não era esse o único objetivo:

“E eu, o Senhor Deus, falei a Moisés, dizendo: Aquele Satanás a quem tu deste ordem em nome de meu Unigênito é o mesmo que existiu desde o princípio; e ele apresentou-se perante mim, dizendo: Eis-me aqui, envia-me; serei teu filho e redimirei a humanidade toda, de modo que nenhuma alma se perca; e sem dúvida eu o farei; portanto dá-me a tua honra. Mas eis que meu Filho Amado, que foi meu Amado e meu Escolhido desde o princípio, disse-me: Pai, faça-se a tua vontade e seja tua a glória para sempre. Portanto, por ter Satanás se rebelado contra mim e procurado destruir o arbítrio do homem, o qual eu, o Senhor Deus, lhe dera; e também por querer que eu lhe desse meu próprio poder, fiz com que ele fosse expulso pelo poder do meu Unigênito. E ele tornou-se Satanás, sim, o próprio diabo, o pai de todas as mentiras, para enganar e cegar os homens e levá-los cativos segundo sua vontade, sim, todos os que não derem ouvidos a minha voz”. 3

Pode-se ir além, a diferença entre o desejo ganancioso do Inimigo e a maravilhosa promessa do Pai para nós é o caminho que ele queria traçar. Para receber essa bênção, Lúcifer queria pouco sacrifício. Na realidade, nenhum sacrifício. Ele queria salvar a humanidade em seus pecados e destruir o plano de Deus. E ser assim como Deus é mentindo que traria todos de volta. Para os homens e mulheres que querem receber essa bênção, há um sacrifício. Um longo caminho a ser traçado, que envolve fé, esperança, caridade, obediência e diligência. Da mesma maneira que não se pode ganhar um milhão de reais se sacrificando por vinte e cinco centavos, não se pode ganhar a exaltação sem se esforçar para fazer os “sacrifícios” necessários requeridos pelo Exaltador.

Pensem nisso como uma bênção e uma dadiva. Pensem nisso como uma oportunidade de serem pessoas melhores. Pensem assim e verão que o caminho para exaltação é trilhado com verdadeira intenção e serviço abnegado.

Para mais informações leia:

1. Eliza R. Snow Smith, Biography and Family Record of Lorenzo Snow, 1884, p. 46; ver também “The Grand Destiny of Man”, Deseret Evening News, 20 de julho de 1901, p. 22.

2. Doutrina e Convênios 132:20

3. Moisés 4:1-4

Imagem de capa: Stairway to Heaven, de Jim Warren.

| Inspiração
Publicado por: Ronigledison Oliveira
Missionário retornado, adora a história da Igreja e suas doutrinas. Ama futebol e sair com os amigos.
Jovem rapaz ponderando - o significado da vida
Como minhas ações impactam o mundo?
Classe do seminário receberá novo programa
Programa "Domínio Doutrinário" Substituirá "Domínio de Escrituras"...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *