fbpx

As lágrimas de Cristo estão prontas para nos curar

Ao passar por desafios da mortalidade, me vi em desespero perguntando ao Senhor, “Onde estás?”. Muitas vezes de forma invisível, Ele está ao nosso lado e podemos sentir Sua presença em meio às nossas aflições por meios inimagináveis. Por meio dos sentimentos que temos, por meio de Suas palavras – as escrituras, e também por meio de Suas criações.

A dor e angústia que sentimos quando passamos por nossos Getsêmanis, dores físicas ou emocionais, desânimos, aflições, desafios, provações em nossa vida mortal, passam quando recorremos à Ele. Ou ao menos essas dores passam a ser anestesiadas para que possamos suportar alegre e pacientemente a toda vontade do Senhor (Mosias 24:15).

O Salvador, nosso Irmão, Amigo e Protetor disse em Doutrina e Convênios, “Achegai-vos a mim e me achegar-me-ei a vós” (D&C 88:63), que majestoso é saber que temos abrigo em meio à tempestade. Basta apenas nos achegar a Ele e Ele nos promete segurança em Seus braços de misericórdia.

Muitas vezes caímos na tentação de julgar nossas feridas comparando à feridas das demais pessoas, porém, sinto em dizer que nossa dor é nossa, não importando a circunstância ou a gravidade da situação que causou a ferida. Toda ferida dói, seja ela física ou emocional. Não devemos comparar as nossas dores, dando mais crédito as mais graves, mais intensas ou detalhadas, com as dores que as outras pessoas passam. Todos nós estamos suscetíveis a termos feridas que doem, e a única coisa em comum que todos nós temos, é a mesma fonte de cura.

Pessoas que não possuem conhecimento dessa fonte de cura ou não confiam que ela tem a capacidade de curar, acabam desesperados por não conseguirem o descanso para elas, e assim vemos muitos casos de suicídio, auto mutilação, doenças emocionais como a depressão ou ansiedade.

Cristo vive, Ele é nosso Salvador, por isso podemos pensar que se causarmos nossa própria morte por desespero em meio à dor, não confiamos Naquele que morreu para nos salvar. Ele foi ferido e sentiu o que podemos chegar a sentir em nossa vida mortal em seu grande e infinito sacrifício.

Confiar nas lágrimas de Cristo, que já foram derramadas, é o ponto chave para o descanso das dores presentes em nossa vida mortal. A Expiação do Senhor, é a chave.

Ele tem o poder de curar tudo. Quando o nosso coração dói, quando nossas lágrimas seguem caindo, quando nos sentimos despedaçados, quando sentimentos ruins tomam nossas mentes, devemos recordar: O Salvador está com Suas lágrimas prontas para nos curar.

Algumas de Suas palavras prometem Sua cura:

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27)

“Tenho-vos dito essas coisas para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma.” (Mateus 11: 28-29)

“Não temas, porque eu estou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaías 41:10)

Quando Amulon persegue o povo de Alma, no Livro de Mórmon, o povo é proibido de orar e se desobedecer, seriam mortos. O povo não levantava sua voz, porém a história diz que o Senhor “(…) Conhecia seus pensamentos” e Ele lhes falou que aliviaria suas cargas de modo que não as poderia sentir, pois o Senhor os visitaria em suas aflições.

Sua forma invisível passa a ser nítida quando O buscamos em pensamentos e sentimos Seu alívio. Quando perguntei a Ele, em meu desespero, “Onde estás?”, com confiança busquei sentir Seu Espírito, logo vi bem em minha frente, no meu jardim, uma plantinha curiosa chamada popularmente de Lágrimas de Cristo (Clerodendrum thomsoniae). Com suas cúpulas de um branco extremamente puro e caindo de dentro pra fora, uma flor vermelha em cada uma delas.

Ali estava, diante de mim, uma forma nítida de como Ele se mostra de maneiras incríveis, se mostra até mesmo por meio de suas criações. Quando cultivei essa linda planta, não sabia o real significado do seu nome, mas hoje, simbolicamente, as Lágrimas do Salvador estavam junto as minhas. Sua paz e consolação, seguido de um sentimento, em resposta à minha pergunta:

– “Onde estás?”

– “Estou bem aqui.”

O amor do Salvador nunca muda. Ele sempre está lá, para todos nós quando estivermos tristes ou felizes, desanimados ou esperançosos. Seu amor estará lá se o buscarmos, quer sintamos que merecemos ou não.

Nunca, jamais podemos duvidar, muito menos endurecer nosso coração. Orar, jejuar, ler as escrituras, tomar o sacramento todas as semanas são práticas que mudam nossas vidas como lágrimas que banham nossa alma em consolação aos nossos desafios da mortalidade.

Pedro disse:

“Amados, não estranheis a ardente prova que vos sobrevém para vos testar, como se coisa estranha vos acontecesse;

Mas alegrai-vos de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.” (1 Pedro 4:12-13)

A fé e confiança que devemos ter Nele nos ajudará para que Ele esteja em todos os lugares em que O buscarmos, com Suas lágrimas junto às nossas para sanar-nos.

Esse artigo foi escrito por Taís A. Magno

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *