fbpx

As Bençãos que Advém da Adversidade

Todas as pessoas no mundo estão sujeitas a enfrentar problemas, dificuldades, dores, perdas, decepções e sofrimentos. É algo inevitável, porém, antes de nascermos estávamos cientes de tudo que poderíamos passar e aceitamos estar aqui, isso porque sabíamos o quão valiosa seria nossa recompensa ao superar todas as provações. Mas, será que conseguimos ver algo positivo em meio aos nossos problemas?

A maioria das pessoas no entanto, possuem a tendência de enxergar de maneira muito negativa suas dificuldades. Entretanto, tais dores possuem o poder de nos beneficiar muito mais do que imaginamos. Confira agora 5 qualidades nos quais os momentos difíceis nos ensinam a desenvolver:

1. Nos tornamos mais focados no evangelho e aumentamos nosso testemunho

Creio que muitos já ouviram essa frase: ¨Só lembra de mim quando precisa¨… Essa é uma tendenciosa atitude cometida pelo homem com seu próximo, e, principalmente com o Pai Celestial! As vezes, a correria do dia-a-dia, distrações, lazer, e outros assuntos não ligados aos nossos deveres espirituais nos desfocam do evangelho. E muitas vezes em meio a nosso dia-a-dia vem algo no qual nunca esperamos: uma provação. Ela pode ser uma doença, uma demissão, a perda de um ente querido, etc… Somos provados de diversas formas! E o que normalmente fazemos nessas situações? Lembramos do nosso auxílio divino! Oramos mais, lemos mais vezes as escrituras em busca de respostas, jejuamos e mantemos o nosso pensamento mais voltados a Deus desejando consolo e ajuda. Nesses momentos, conseguimos sentir o amor do Senhor mais forte pois nos aproximamos mais dele por meio da fé fortalecendo nosso testemunho e nos ajudando a manter o ritmo focado no evangelho.

2. Nos tornamos mais pacientes

É natural em meio a problemas ficarmos preocupados e nervosos. Porém, nossas ansiedades não resolvem nada e muitas vezes nossa única opção é ser paciente e esperar passar. Isso pode ser um pouco difícil, mas, após o término da provação, com a paciência exercida, fortalecemos nossa mente e nos preparamos para outras que hão de vir, pois não iremos passar uma só dificuldade na vida, mas sim VÁRIAS! E sabe porque isso é bom? Porque a cada provação vencida tornamos nossa mente mais tranquila e confiante, nos ajudando a ser pacientes e fortes, aperfeiçoando-nos á imagem de Cristo.

3. Nos tornamos mais humildes

Mesmo sendo nós tão dependentes de nosso Pai Celestial, muitas vezes deixamos nos levar pelas vaidades da vida, o que nos torna orgulhosos. Com isso, nos decepcionamos e temos consequências, então recorremos ao Senhor para obtermos auxílio, abrindo nosso coração e reconhecendo o quão somos dependentes Dele e precisamos de Sua ajuda. Dessa forma acontece no Livro de Mórmon: ¨…E dou a fraqueza aos homens a fim de que sejam humildes; e minha graça basta a todos os que se humilham perante mim; porque caso se humilhem perante mim e tenham fé em mim, então farei com que as coisas fracas se tornem fortes para eles.¨Éter 12:27 .

4. Nos tornamos exemplos

Muitos de nós já escutamos conselhos de pessoas que passaram por coisas semelhantes o qual estamos vivenciando e tendo dificuldades… Por já ter enfrentado o mesmo tipo de problema, os conselhos facilitam a quem está em busca de soluções! Da mesma maneira podemos auxiliar pessoas que enfrentam algo com o qual já tivemos experiências e assim nos tornar exemplos de força e superação ajudando em sua situação.

5. Nos assemelhamos mais a Cristo

A partir do momento que buscamos mais ao Senhor, praticando a paciência, força, perseverança, humildade e fé, estamos desenvolvendo um caráter assemelhado a Jesus Cristo, isso porque ao nos aproximarmos mais do Pai Celestial, estamos mais dispostos a vivenciar seus mandamentos e viver em retidão.

Podemos crescer muito espiritualmente por meio das provações desenvolvendo atributos divinos. Quando olhamos para as dificuldades com olhos espirituais, estaremos aptos a enxergar além do que os nossos olhos podem ver.

Veremos bençãos após as barreiras, e teremos mais forças para almejá-las e lutar pelas recompensas. Nosso Pai Celestial está sempre disposto a nos auxiliar, e, em qualquer que for a situação, há um lado positivo. Busque a benção por trás da dificuldade e ela surgirá!

¨Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. (2 Coríntios 12:10)

| Inspiração
Publicado por: Manu Silva
Manoela Ordonio, mórmon há 11 anos, é natural do estado de São Paulo, mas se considera Pernambucana de coração. Atualmente residindo em Recife, é autora do blog Reino das Bonitas e consultora de vendas. Aos 24 anos, noiva e apaixonada por trabalhos voluntários, dedica parte de seu tempo à More Good Foundation e sempre está disposta a participar de novos projetos e causas sociais.
Membros da Igreja de Jesus Cristo podem tomar chá?
Funeral ressurreição mórmon
Superando a perda de um ente querido

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *