fbpx

Aprofunde o seu conhecimento da Expiação de Jesus Cristo

Para entender um pouco mais sobre o amor de Jesus Cristo pelos filhos de Deus, vamos estudar alguns aspectos específicos de Sua vida e morte. Então já prepara a seu caderno de estudos e uma caneta para você marcar as suas escrituras.

Se é a primeira vez que você está aqui, assista esse vídeo para entender sobre o que é a Páscoa para os Santos dos Últimos Dias:

As profecias sobre um Salvador

Desde o início dos templos os profetas declaravam a vinda de um Messias e uma das profecias mais bonitas foi feita por Isaías. Leia: Isaías 9:6

O nascimento do Salvador trouxe esperança e alegria e seu ministério foi marcado pelo amor e serviço ao próximo.

No Livro de Mórmon vemos esta mesma profecia sendo feita pelo profeta Alma:

“Mas eis que isto o Espírito me disse: Clama a este povo, dizendo: Arrependei-vos e preparai o caminho do Senhor e andai em suas veredas, que são retas; pois eis que o reino do céu está próximo e o Filho de Deus nascerá na face da Terra.

E eis que nascerá de Maria, em Jerusalém, que é a terra de nossos antepassados, sendo ela uma virgem, um vaso precioso e escolhido; e uma sombra a envolverá; e conceberá pelo poder do Espírito Santo e dará à luz um filho, sim, o Filho de Deus.”

Essas profecias se cumpriram. Jesus nasceu de uma virgem e como descrito por Lucas, o menino cresceu “em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.”

O sacrifício e a dor da Expiação

Todo o ministério de Jesus Cristo levava a um caminho, seu sacrifício expiatório. Vamos ver como foi esse sacrifício:

Leia Lucas 22:39-44.

Leia o seguinte trecho escrito por James E. Talmage em “Jesus, O Cristo” sobre a expiação no Getsêmani e registre o que aprender:

“A agonia de Cristo no jardim é insondável para a mente finita, tanto em intensidade quanto em causa. O pensamento de que Ele sofria por temor da morte é insustentável. A morte para Ele era antecedente à ressurreição e ao retorno triunfal ao Pai de onde havia vindo, e a um estado de glória ainda mais elevado que o possuído antes; e ainda mais, estava em Seu poder dar, voluntariamente, a Sua vida.

Ele lutara e gemera sob uma carga tal, que nenhum outro ser vivente sobre a Terra poderia nem mesmo conceber fosse possível. Não se tratava de dor física, nem apenas de angústia mental, que o fizera sofrer tortura tão grande até produzir a extrusão de sangue de todos os Seus poros, mas sim de uma agonia da alma, de tal magnitude, que somente Deus seria capaz de experimentar.

Nenhum outro homem, por maiores que fossem seus poderes de resistência física e mental, poderia ter sofrido assim; porque seu organismo humano teria sucumbido e a síncope teria trazido a inconsciência e o abençoado alívio.

Naquela hora de angústia, Cristo enfrentou e venceu todos os horrores que Satanás, “o príncipe deste mundo” poderia infligir. A espantosa luta, relativa às tentações que sucederam ao batismo do Senhor, foi superada e eclipsada por essa suprema disputa com os poderes do mal.”

A cruz

As profecias sobre o Jesus, diziam que ele seria crucificado e isso realmente aconteceu. Por ter sido julgado por um tribunal romano, a pena dada a ele foi a crucificação.

Leia: Lucas 23:33-46 e registre as suas impressões.

Veja o vídeo abaixo:

Como o único com o poder de expiar por todos pecados do mundo O próprio Salvador declarou:

“Dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la”.

No manual Princípios do Evangelho lemos:

“Jesus […] Se qualificou para ser nosso Salvador porque foi a única pessoa que viveu na Terra sem ter cometido pecado. Isso O tornou um sacrifício digno para pagar os pecados das pessoas.”

Pondere sobre a seguinte pergunta:

  • Em qual momento da minha vida, vi a amor e a misericórdia do Salvador?

A expiação é infinita

Em 1997, o então Élder Russell M. Nelson ensinou o seguinte sobre o poder infinito da Expiação do Salvador:

“A Expiação [de Jesus Cristo] é infinita — não tem um fim. Foi também infinita no sentido de que toda a humanidade seria salva da morte sem fim. Foi infinita em termos de Seu imenso sofrimento.

Foi infinita no tempo, colocando um fim ao protótipo anterior do sacrifício animal. Foi infinita em abrangência, era para ser realizada de uma vez só por todos.

E a misericórdia da Expiação se estende não apenas a um número infinito de pessoas, mas também a um número infinito de mundos criados por Ele. Foi infinita além de toda escala de medida humana ou de compreensão mortal.

Jesus era o único que podia oferecer uma Expiação infinita, uma vez que Ele nasceu de mãe mortal e de Pai imortal. Devido a essa condição singular de Seu nascimento, Jesus era um Ser infinito”.

Para estudar mais a fundo sobre o caráter infinito da Expiação, leia: O que significa dizer que a Expiação de Jesus Cristo foi infinita?

Agora que você estudou um pouco mais sobre a expiação, podere sobre as seguintes perguntas:

  • Como posso aplicar a expiação de Jesus Cristo no meu dia-a-dia?

  • Como posso ser um discípulo do Salvador e ajudar as pessoas a entender melhor a exiação de Jesus Cristo?

Após ponderar reveja suas anotações e compartilhe conosco o que mais chamou a sua atenção.

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *