Estudante Universitário Recebe Incrível Resposta de Acadêmico Mórmon
Sabemos que fé é o primeiro princípio do Evangelho (Regras de Fé 4). No entanto, em nosso mundo saturado com “evidência primeiro,” o chamado para agir com fé parece ser difícil, senão totalmente estranho. Em um episódio interessante, um Acadêmico Mórmon compartilhou uma perspectiva importante em uma apresentação sobre religião, como relatou:
Quando eu estava completando minha graduação em estudos bíblicos na Yale University, eu dei uma apresentação para estudantes do Mormonismo. Expliquei as origens do Livro de Mórmon e compartilhei perspectivas sobre sua incrível mensagem.
Ao fim da apresentação, um estudante pensativo levantou sua mão com uma questão. Antes que eu compartilhe o diálogo ocorrido, proverei algum contexto.
Como estudante em estudos bíblicos, despendemos meses pesquisando cuidadosamente manuscritos bíblicos antigos para identificar a leitura mais autêntica e as melhores traduções. Tínhamos a nossa disposição milhares de manuscritos bíblicos antigos para guiar nossos esforços. Sem documentos antigos tangíveis para guiar nosso trabalho, tomar decisões sobre o que era preciso e válido na Bíblia seria quase impossível. Com este plano de fundo, este foi o diálogo que tive com o estudante em questão.
Estudante: Onde está o Livro de Mórmon original atualmente? Onde estão as placas de ouro?
Taylor: Não mais as possuímos.
Estudante: Como assim vocês não mais as possuem?
Taylor: Quando Joseph completou a tradução das placas no Livro de Mórmon, ele retornou as placas para o anjo Moroni. Dessa forma, nós não mais temos acesso a elas. Tudo o que resta é a tradução de Joseph Smith das placas.
Estudante: Eu não tenho intenção em desrespeitar, mas isto soa tanto incrível como conveniente para a história do Livro de Mórmon. Não temos nenhum meio de verificar a história de Joseph Smith porque as placas que ele alegou ter utilizado não estão mais disponíveis. Como alguém pode acreditar em Joseph Smith ou no Livro de Mórmon?
Taylor: Excelentes questões. Eu tenho algumas questões para você.
Estudante: Certo.
Taylor: Você é Cristão?
Estudante: Sim.
Taylor: Você acredita na ressurreição corpórea de Jesus Cristo?
Estudante: Claro. Isto é o fundamento básico do Cristianismo! Sem a crença na ressurreição corpórea de Jesus Cristo não há nada mais de Cristianismo.
Taylor: Ok, então me mostre o corpo de Jesus.
Estudante: (Pausando para pensar com visível compreensão) Hmm, compreendo.
Taylor: O que é mais implausível: Que alguém alega ter traduzido um livro e agora o original está desaparecido, ou que um corpo inanimado e morto agore vive novamente? Assim como Cristãos no decorrer dos séculos tem exercido fé na afirmação de que Jesus Cristo morreu e renasceu, assim também membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias exercem fé naquela afirmação original, e também na de que Deus nos trouxe testemunhas escriturísticas adicionais, como o Livro de Mórmon, com a missão de Jesus Cristo.
Aquele foi um momento de aprendizado para todos nós na apresentação.
O Evangelho Restaurado requer ações de fé. Deus jamais diz, “espere até que você possua um perfeito conhecimento de todas as coisas e depois aja.” Ao invés disso, e isso é muito desafiador, Deus nos chama a, “Acredite em mim. Confie em minha palavra. E ao fazer isso, seu conhecimento irá crescer e brilhar mais e mais até o dia perfeito.”
Conhecimento perfeito não pode ser alcançadoa menos que experimentemos a crise de ter que agir com fé. Se pudéssemos ganhar conhecimento perfeito sem fé, esforço ou sacrifício, jamais seríamos capazes de apreciar o conhecimento ou possuir o contexto para o porque daquele conhecimento ser importante. Conhecimento perfeito não pode ser separado do processo de fé.
Por exemplo, alguns desejam a evidência final e indisputável da realidade da autenticidade do Livro de Mórmon antes de estarem dispostos a acreditar em suas palavras e mensagem. Ainda assim, sem fé nosso arbítrio pode estar comprometido.
Ao agirmos em fé, evidências se acumulam proporcionalmente à verdade de nossas crenças e ações.
Finalmente, a palavra “evidência” é, baseada no Grego, na palavra em latim “video”, que significa ver. A humanidade tem por muito tempo valorizado evidência visual para a tomada de decisões e ações, e de fato precisamos agir assim. Algumas vezes, entretanto, precisamos tomar decisões e agir com fé, sem totalmente tudo ver. Ao agirmos em fé, nosso conhecimento cresce e nossa visão aumenta. Nossa fé é confirmada ao nos achegarmos a um conhecimento perfeito das coisas.
Taylor Halverson (Ph.D em Biblical Studies) é um consultor de ensino e aprendizado da BYU; fundador do grupo “Creativity, Innovation & Design”; Suas visões são pessoais.
Fonte: Ldsliving.com