7 Metas Para um 2016 Muito Melhor
Um provérbio antigo, de autor desconhecido, diz que “Não existe Ano Novo se persistirmos nos velhos erros”. Por isso, para que 2016 seja um ano realmente novo, precisamos mudar nossa vida para melhor, não importam se as condições externas forem cada vez mais difíceis. E para conseguirmos ter um ano de 2016 muito melhor do que o ano que está terminando, muitos de nós precisamos melhorar. Algumas dicas talvez possam ajudar a todos, a começar por mim.
1. Acreditar em si mesmo
O grande Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, e o primeiro a fabricar carros em série e mais baratos, disse: “Quer você acredite que consiga fazer uma coisa ou não, você está certo”. O Rei Salomão, em seus tempos de extrema sabedoria, também já tinha expressado essa mesma ideia, quando disse: “Porque, como (o homem) imagina em sua alma, assim ele é” (Provérbios, 23:7). Portanto, a nossa primeira meta para 2016, deve ser a de que acreditemos em nós mesmos. Acreditarmos que seremos capazes de vencer todos os desafios que se apresentarem em nosso caminho no próximo ano.
2. Ter fé no Senhor Jesus Cristo
Somente acreditarmos em nós mesmos não será suficiente para sermos felizes e melhores em 2016. Teremos de ter fé n’Aquele que já venceu todas as coisas, e hoje se assenta nos tronos celestiais: nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Termos fé que Ele é nosso amigo. Termos fé que Ele vai nos apoiar em nossos mais nobres empreendimentos, em todas as áreas de nossa vida. Termos fé que Ele nos ama. Termos fé que, com a ajuda d’Ele, ficaremos em 2016 mais pertos de atingir a Vida Eterna, por obedecermos Seus mandamentos cada vez melhor.
3. Não ter medo
O medo é o oposto da fé. Que em 2016 nós busquemos recursos espirituais, mentais e físicos para estarmos fortes para vencer as tentações, provações e todos os obstáculo que surgir em nossa frente. O medo pode nos paralisar, muitas vezes, e nos atrapalhar de fazermos o que queremos fazer. Na Bíblia, Encontramos conselhos claros para não termos medo:
“Não temas, crê somente.” (Marcos 5:36) e “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. (2Timóteo 1:7) Meta para 2016: não termos medo, ou pelos, melhorar nesse quesito.
4. Trabalhar duro
Nada que valha realmente a pena, é fácil de se obter. Então, que em 2016 estejamos dispostos a trabalhar duro, não ter preguiça e nos esforçarmos bastante para fazer o que deve ser feito. Mais uma vez, as Escrituras nos aconselham:
E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. (João 5:17) Outra meta para 2016, portanto, é perder o medo de ter de trabalhar duro.
5. Não gastar mais do que ganha
Esse sábio conselho da Igreja SUD vale mais do que muito dos melhores compêndios econômicos! Se em 2016 nós conseguirmos atingir a meta de viver dentro de nosso orçamento, tomando o máximo cuidado ao contrair dívidas, não comprar nada por impulso mas só comprar algo por necessidade e evitar ao máximo o Cartão de Crédito (que está cobrando mais de 400% de juros anuais!), certamente teremos um 2016 melhor do que 2015! (Para os que são meio descontrolados). Meta para 2016: gastar menos do que ganhamos!
6. Não deixar que as Redes Sociais virem redes que nos prendam demais
Claro que existem os que trabalham com Redes Sociais, e esses têm de ficar muitas horas ao dia conectados. Eu me refiro a usar as Redes Sociais ou Smartphones e Notebooks só como lazer, e para games e outros tantos usos recreativos e sociais – que podem virar um vício ou até mesmo uma doença. Lembremo-nos que existe vida fora do celular, e que não podemos prescindir de conversar com nossos cônjuges, pais, filhos, amigos, etc. Conversar mesmo, à moda antiga, com bate-papos olho a olho, contar as novidades, dar um aperto de mão – essas coisas que muitas pessoas já estão começando a achar que são obsoletas… Essa é uma boa meta para 2016, e vai requerer esforço real de muitos de nós!
E finalmente,
7. Ser Feliz
Isso mesmo! Decidamos ser Felizes em 2016, aconteça o que acontecer! Felicidade é mais um estado de alma e depende mais de nossa atitude em relação ao que nos acontece, do que as próprias coisas que nos acontecem! Sejamos, portanto, felizes em 2016! Que sejamos alegres, bem humorados, e que sejamos uma luz para os que estiverem perto de nós.
Fazendo essas coisas, certamente teremos um 2016 melhor, muito melhor!