fbpx

5 Passos para Tornar Nosso Estudo das Escrituras Mais Proveitoso

Como Tornar Nosso Estudo das Escrituras Mais Proveitoso

Muito nos edifica, lermos as escrituras todos os dias. Além de ser um mandamento, uma meta, faz com que possamos aprender a cada dia mais sobre a Doutrina de Cristo. Na última Conferência Geral da Igreja, Devin G. Durrant, Primeiro Conselheiro da Presidência Geral da Escola Dominical, nos fez o seguinte convite: “ponderizar” um versículo das escrituras por semana. Ele nos aconselhou a escolher um lugar visível para fixar essa escritura escrita em um papel, lugar esse onde possamos vê-la todos os dias.

Lembra-nos ele que a palavra “ponderizar” não consta no dicionário, porém ele a cita de coração, e completa que a seu ver a palavra “ponderizar” é composta por 80% de ponderação e 20% de memorização. Ele ainda completa: Após escolhida a escritura, devemos pensar nela várias vezes ao dia e ponderar sobre o significado das palavras e frases contidas nela. [1]

Devemos tornar nossa leitura prazerosa, não somente realizar a leitura como meta a ser cumprida, mas sim como algo que possamos tirar o máximo proveito e aplicá-las em nosso dia a dia. O uso das escrituras não deve ser somente para nosso próprio proveito, mas também para ajudar outras pessoas de nosso convívio. Há maneiras simples para tornarmos proveitosa e prazerosa nossa leitura diária:
Ler Escrituras

1. “Ponderizar” as Escrituras

Seguindo o conselho do irmão Devin, escolha uma escritura e deixe em um local visível em sua casa (pode ser na porta da geladeira, do guarda-roupa, espelhos, etc.) Seria uma boa ideia escolher uma escritura que se encaixe com o momento pelo qual esteja passando, pois ela pode te ajudar a encontrar uma resposta para solucionar algum tipo de adversidade.

2. Revezamento de Doutrinas da Igreja

Para não tornar nossa leitura maçante, faça uso de várias doutrinas, temos acesso a uma infinidade de doutrinas além das obras padrões (Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor), sendo alguns deles: a Aliahona, Bíblia, Discuros, Artigos On Line, etc. A tecnologia de hoje torna muito mais fácil nosso acesso as doutrinas, aonde formos podemos ler ou até mesmo ouvir, a caminho do trabalho, por exemplo.

3. Compartilhe sua escritura favorita com alguém

Em tempos de whatsapp, fazemos parte de vários grupos. Assim fica super fácil compartilharmos nossa escritura preferida e pode-se usar também sua timeline do facebook colocando uma citação, escritura, trechos de livros todos os dias. Fazendo isso você despertará em seus amigos interesse pela nossa doutrina, podendo acima de tudo usá-las para ajudar alguém que esteja passando por algum momento difícil. Partilhar as escrituras online é uma forma rápida de propagar o evangelho a nossos amigos e parentes.Lendo Escrituras

4. Grupo de Estudos

Organize uma vez por semana um grupo de estudo onde possam ser feitas trocas de escrituras, ponderizações e experiências com elas, além de debates em torno de algum tema ou perguntas e respostas para esclarecer dúvidas sobre determinados assuntos. Um grupo de estudo cria um vínculo entre os envolvidos, fazendo com que todos sejam estimulados a aprenderem cada vez mais sobre o Evangelho.Jesus e Criança

5. Ensinar as Crianças

Crianças são o futuro e excelentes aprendizes. Ajudá-las a se edificarem desde cedo fará com que se tornem pessoas melhores tanto na vida quanto dentro do Evangelho de Cristo. Ensinar a elas a perfeição do Evangelho irá com certeza elevar seu ainda frágil espírito, tornando-as adultos e líderes melhores e mais inspirados. Com certeza a criança ensinada será diferente das demais, tanto agora como no futuro.

Ter as escrituras ao nosso alcance é ter um tesouro do céu, tesouro esse escrito por grandes homens inspirados por Deus. Poder usá-las como ferramenta em nosso dia a dia é um privilégio, ao qual todos podem alcançar.

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que a Mim testificam.” [2]

Apresente nossa doutrina a um amigo, a um parente ou até mesmo a um estranho, e ajude pessoas a se edificarem e verás assim os céus se abrirem.

Referências:

[1] www.lds.org/general-conference/2015/10/my-heart-pondereth-continually
[2] João 5: 39

| Inspiração
Publicado por: Aretha Soares
Publicitária, mórmon, designer gráfico e fotógrafa. Ama cozinhar, filmes e séries. Acha na escrita uma forma de libertação, na leitura suprimento ao cérebro e na música paz para o espírito.
religião e famílias
8 Maneiras de santificar o Dia do Senhor com a sua família
7 Coisas que o Ajudarão a Fazer Sua Genealogia

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *