Pensem em um professor que teve grande influência em sua vida. O que havia nele para vocês se lembrarem do que ele ensinou? O que fez ele durante uma aula para que vocês quisessem descobrir a verdade por si mesmo? O que esse professor tinha de diferente dos outros? Como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, somos responsáveis por ensinar as pessoas sobre o que acreditamos e tirar-lhes suas dúvidas. De fato, os membros da Igreja de Jesus Cristo tem a promessa de ter a companhia constante do VERDADEIRO PROFESSOR, sim, O ESPÍRITO SANTO. Ele precisa ser o companheiro inseparável de todo instrutor do evangelho. Pois “(…) quando um homem fala pelo poder do Espírito Santo, o poder do Espírito Santo leva as suas palavras ao coração dos filhos dos homens”.[1]
Sem dúvida, todo bom professor necessita de preparação eficaz para ter durante uma aula a companhia do Espírito Santo e ensinar de modo que “(…) aquele que prega e aquele que recebe se compreendem um ao outro e ambos [sejam] edificados e juntos se [regozijem]”. [2]
Portanto, sustentamos 5 dicas de preparação para que o ensino possa ser formidavelmente penetrante e vigoroso:
1. Ore
A preparação eficaz inicia-se com uma oração. O Senhor ensinou: “E o Espírito ser-vos-á dado pela oração da fé; e se não receberdes o Espírito, não ensinareis”.3 Então, mesmo que utilizemos todas as técnicas possíveis e o que estiver ensinando for verdadeiro, sem o Espírito não haverá um aprendizado real. À medida que orarmos pedindo ajuda em nossa preparação e durante a aula, o poder do Espírito Santo levará esses ensinamentos “ao coração dos filhos dos homens”. (2 Néfi 33:1)
2. Estude
Estudemos as escrituras e as palavras dos profetas modernos relacionados ao tema a ser ensinado. O Senhor disse por intermédio do Profeta Joseph Smith a seu irmão, Hyrum Smith, que “Não [procurasse] pregar minha palavra, mas primeiro procura obter minha palavra (…)”.4 A eficiência de ensinar de modo que toque nossos alunos, depende, grandiosamente, de nossa atitude de aprender antes de ensiná-los. Para esse aprendizado ser eficaz, precisamos ser ensinados pelo Espírito Santo. Ora, um bom professor que ama o evangelho e seus alunos, dedica tempo de preparação por meio de estudo das escrituras diário e da palavra dos Profetas vivos. Pois assim fazendo, “tua língua será desatada; e então, se o desejares, terás meu Espírito e minha palavra, sim, o poder de Deus para convencer os homens.”[4]
3. Aplique
Ao compreender o evangelho, sentiremos grande alegria e desejaremos colocar em prática o que aprendemos. O Presidente Boyd K. Packer ensinou: “A doutrina verdadeira, quando compreendida, muda as atitudes e o comportamento. O estudo das doutrinas do evangelho melhorará o comportamento mais rapidamente do que o estudo do comportamento conseguirá fazê-lo.”[5]
Como professor, temos o dever de estar em harmonia com esta compreensão. O Senhor espera que aprendamos o evangelho por meio do estudo e também pela fé (ação), logo, isto aumentará nosso testemunho e o desejo de compartilhá-lo. Reflita: De que maneira a aplicação do que eu estudo ajudará aos meus alunos em sala de aula e em sua vida?
4. Pergunte
Após começar a preparação da aula em espírito de oração, dê ênfase as necessidades de seus alunos. Faça isso utilizando-se de 3 perguntas chaves (o manual: Ensino, não há Maior Chamado no capítulo 31, explica cada uma delas e a maneira de utilizá-las):
1) O que deve acontecer na vida das pessoas a quem ensino em decorrência desta aula?
2) Que princípios específicos devo ensinar?
3) Como devo ensinar esses princípios?
Ao estudar a lição dessa forma, anote as idéias que lhe vierem à mente. Isso lhe servirá de base para continuar a ponderar a aula em espírito de oração.
5. Atente-se
Durante o estudo, estejamos atentos às impressões que poderão vir do Espírito em relação a aula a ser dada. “Caso comece a preparar-se com antecedência, terá melhores condições de sentir quais experiências, histórias e escrituras ajudarão seus alunos. Pensamentos poderão vir-lhe à mente quando você refletir sobre os princípios a serem ensinados e as necessidades de seus alunos. Essa é uma das formas pelas quais o Espírito pode guiá-lo em sua preparação. Algo útil é ter sempre à mão um caderno para anotar as idéias à medida que surgirem”. [6]
O Presidente Thomas S. Monson ensinou: “Aguardamos. Esperamos. Ficamos atentos àquela voz mansa e delicada. Quando ela fala, os homens e mulheres sensatos obedecem. Não se pode deixar para depois a obediência aos influxos do Espírito”. [7]
Confortáveis e desafiadoras são as palavras de Élder David O. McKay, quando disse certa vez: “Nenhum homem [ou mulher] pode ter maior responsabilidade do que ser professor dos filhos de Deus ”.8
Boa Aula!!
Referências
1. 2 Néfi 33:1
2. D&C 50:22
3. D&C 42:14
4. D&C 11:21
5. “Criancinhas” Conferência Geral, Out. 1986
6. Manual: Ensino, Não Há Maior Chamado, Cap. 31
7. “O Espírito Vivifica”, A Liahona, junho de 1997
8. Conferencia Geral, Out. 1916, p. 57
Excelente meu amigo!
Obrigado Presidente Benedito. De fato, podemos ser a diferença no ensino aos filhos do Senhor quando aplicamos o que aprendemos.
Meus melhores professores, foram aqueles que compartilharam suas experiências pessoais, sobre o tema abordado.
Quando se aplica o que aprendeu pelo estudo, isto é, “e também pela fé”(D&C 88:118) antes de ensinar, quão formidável fica a experiência inspiradora do Espirito sobre os indivíduos envolvidos. É por isso que o Senhor diz sobre “aquele que prega e aquele que recebe (…) são edificados e juntos se regozijam.”(D&C 50:22). Obrigado Katia! Aliás, vc fez missão em Brasília certo? Presidente Marcos Aidukaitis? Grato!!!
Excelente artigo. Muito obrigado! !
Por nada Mateus! Vc e eu somos professores, portanto, vivemos aprendendo e ensinando! Grato por seu comentário!!
Muito bom! Quando nos empenhamos para dar nosso melhor, buscando orientação nos melhores livros o Espirito Santo falará por nós e ensinará à maneira dele. É ele quem testifica da verdade ao coração do que está sendo ensinado. E assim aluno e professor são edificados e o reino de Deus progride.
Muito obrigado por seu comentário. Foi de grande valia a mim. De fato, você fez jus ao que comentei com o Mateus: Somos juntos professores, aprendendo e ensinando!! Quando se faz pelo modelo certo, sempre terá o resultado satisfatório!!!
Excelente artigo, o autor conseguiu exemplificar de maneira muito clara e concisa a ideia principal.Se aplicados tais princípios em nosso método de ensino conseguiremos ensinar á maneira do Salvador.
Parabéns!Anderson Adão.
Com certeza Aline. Não há maior sucesso no ensino e aprendizado do Evangelho quando se procura fazê-lo pelo método do Senhor, sim, o Espírito Santo!!!
Muito bom. Sou professora todos os dias, amo ensinar, mas ensinar o evangelho de Jesus Cristo é muito mais especial e edificante. Obrigada por suas palavras.
Ser professora em assuntos temporais, atrelado ao ensino do Evangelho denota que, definitivamente, você nasceu pra ser professora. E isso torna uma bênção imensurável em sua vida e das pessoas que convivem contigo. Grato por seu comentário. Forte abraço a sua família!!
Texto perfeito….adorei amigo.
Amiga Joseane, obrigado por suas palavras. Forte abraço a você, Higor e Yasmin. Lembro de seu primeiro discurso na sacramental. EXCELENTE!!!
Adorei, lembrei de umas antigas aulas de preparação missionária no instituto Fortaleza Oeste ao ler este artigo. Autor está de parabéns!!!
Grato Rejane por seu comentário. O instituto de fato, dá essa grande experiência de aprendizado. Lembro-me também de ricas e inspiradoras aulas que tive no instituto Fortaleza Oeste antes de ir pra missão. Muito obrigado mesmo por lembrar! !
Grato por sua postagem Rejane. O instituto de religião é um excelente local para se adquirir instrução espiritual por meio de grandes professores. Também não esqueço dos professores que lá tinha antes de ir a missão.
Obrigado! !
5
4.5