fbpx

11 Filmes de Hollywood com Ligações Mórmons Inesperadas

Por Jamie Armstrong

Os membros da Igreja têm alguma credibilidade sólida em Hollywood, com clássicos como Napoleon Dynamite e outros sucessos mais recentes, como a saga Twilight, Enders Game, The Maze Runner, e Austenland, todos baseados em romances escritos por autores SUD. Listamos 11 filmes famosos que talvez você não sabia que tinham uma ligação com mórmons.

  1. Star Wars
  2. Capitão Phillips
  3. A Lista de Schindler
  4. Um Conto Americano
  5. Em Algum Lugar do Passado
  6. O próximo filme Star Trek
  7. Cocoon
  8. Willow – Na Terra da Magia
  9. Os Dez Mandamentos
  10. Forrest Gump: O Contador de Histórias
  11. Where the Red Fern Grows

1. Star Wars (1977)

Star Wars

Imagem via LDSLiving.com.

Alguns aspectos espirituais de Star Wars foram influenciados pelo produtor de cinema SUD Gary Kurtz. Nativo de Los Angeles, o produtor de cinema nasceu em 27 de julho de 1940. Sua colaboração com George Lucas e Lucasfilm começou em 1973 com o filme Loucuras de Verão (American Graffiti), que foi um enorme sucesso de bilheteria. Ele então passou a influenciar muitos dos aspectos espirituais de Star Wars e sua sequela, O Império Contra Ataca, como o produtor. Ele também produziu O Cristal Encantado (The Dark Crystal) e O Mundo Fantástico de Oz (Return to Oz).

 

2. Capitão Phillips (Captain Phillips – 2013)

Capitão Phillips

Imagem via LDSLiving.com.

O membro da Igreja Mike Perry passou 45 anos no mar, tornando-se um Marinheiro Mercante, em 1995, depois de se aposentar na Marinha como um tenente comandante. Ele era um membro da tripulação a bordo do navio mercante Maersk Alabama quando foi atacada ao largo da costa da Somália em 2009.

A história angustiante foi retratada nas grandes telas no filme Captain Phillips, estrelado por Tom Hanks. O ator David Warshofsky interpreta Perry no filme.

Perry arriscou sua vida ao subjugar um dos piratas e ajudar a desarmá-lo. Esse pirata acabou por ser utilizado como moeda de troca pelo capitão do navio, Richard Phillips, que foi capturado juntamente com outro membro da tripulação nos primeiros minutos do ataque.

Perry disse à imprensa: “Eu não imitei Chuck Norris nem Jackie Chan”, referindo-se as suas ações no navio. “A única coisa que me deixou preparado para isso foi o evangelho de Jesus Cristo”.

3. A Lista de Schindler (Schindler’s List – 1993)

A Lista de Schindler

Imagem via LDSLiving.com.

O papel do membro da Igreja Gerald Molen como produtor principal de A Lista de Schindler lhe rendeu um Oscar. Iniciando sua carreira como o coordenador de transporte da Republic Studios em 1957, Molen trabalhou lentamente em sua carreira até avançar ao posto desejado. Em 1985 ele foi o gerente de produção da unidade de A Cor Púrpura (The Color Purple), trabalhando com Steven Spielberg. O seu primeiro papel como produtor veio em 1987 no filme O milagre Veio do Espaço (Batteries Not Included), e um ano mais tarde, ele atuou como coprodutor do filme vencedor do Oscar Rain Man, no qual ele também fez uma participação especial como o guardião de Raymond Babbit, Dr. Bruner.

O lançamento mais recente do Molen é um documentário sobre o mórmon Timothy Ballard. Quando Molen soube dos incríveis esforços de Ballard para resgatar crianças de traficantes de pessoas, ele sentiu que tinha de capturar a história para o cinema.

“Queremos conscientizar as pessoas deste problema. Estou animado para ajudar no pouco que eu puder”, diz Molen.

Com câmeras escondidas em cada missão de resgate, a equipe de filmagem de Molen gravou fortes cenas das operações que não só contribuíram para a criação de um documentário convincente, mas ofereceram provas irrefutáveis que levaram à condenação dos traficantes de crianças.

“A filmagem que realizamos tornou-se um pacote de provas para ajudar a prender os criminosos”, disse o coprodutor e diretor Darrin Fletcher.

“Não há dúvida quando o juiz vê a evidência. Ela finaliza tudo”.

“Nós sentimos uma mão nos guiando o tempo todo”, diz Chet Thomas, coprodutor e diretor. “Há uma razão para isso além de um filme ou uma série de televisão”.

Você pode assistir o trailer oficial em theabolitionistsmovie.com.

4. Um Conto Americano (An American Tail – 1986)

Um Conto Americano

Imagem via LDSLiving.com.

Don Bluth é talvez o maior nome na animação de longa-metragem depois de Walt Disney. Na verdade, seu filme de 1986, Um Conto Americano, tornou-se a maior bilheteria de um filme de animação que não fosse da Disney. “Somewhere Out There”, a canção tema do filme, também ganhou dois prêmios Grammy: Música do Ano e Melhor Canção Escrita Para um Filme ou Televisão.

Bluth serviu em uma missão na Argentina e graduou-se na BYU. Seus outros filmes incluem Bernardo e Bianca (The Rescuers – 1977), Meu Amigo o Dragão (Pete’s Dragon – 1977), A Ratinha Valente (The Secret of NIMH – 1982), The Land Before Time (1988) e Todos os Cães Merecem o Céu (All Dogs Go to Heaven – 1989).

5. Em Algum Lugar do Passado (Somewhere in Time – 1980)

E algum lugar do passado

Imagem via LDSLiving.com.

O personagem de Jane Seymour, Elisa McKenna, é baseado na carreira e vida real da atriz SUD Maude Adams, a atriz mais popular do teatro norte-americano durante o início de 1900.

Maude Ewing Adams Kiskadden (01 de novembro de 1872 – 17 julho de 1953), conhecida profissionalmente como Maude Adams, foi uma atriz americana que alcançou seu maior sucesso como a personagem Peter Pan, estreando nesse papel em 1905 na Broadway no musical Peter Pan, Ou O Menino Que Não Podia Crescer. A personalidade de Adams chamava a atenção de um grande público e a ajudou a tornar-se a atriz mais bem sucedida e bem paga em sua época, com uma renda anual de mais de um milhão de dólares durante o pico de seu sucesso.

Maude Adams, 1901

Maude Adams (1901). Imagem via LDSLiving.com.

Muitas vezes descrita como tímida, Adams era referida por Ethel Barrymore como a “original mulher eu quero ficar sozinha”. Ela era conhecida algumas vezes por complementar os salários de seus colegas artistas com o próprio salário. Certa vez, enquanto estava numa turnê, o dono de um teatro duplicou o preço dos bilhetes sabendo que o nome de Adams significava que as vendas se esgotariam. Adams fez o proprietário reembolsar a diferença antes de aparecer no palco naquela noite.

6. O próximo filme Star Trek (2016)

Star Trek

Imagem via LDSLiving.com.

O roteirista e santo dos últimos dias JD Payne faz parte da equipe de redação do próximo filme da franquia Star Trek, a sequela sem título do último filme Star Trek, Além da Escuridão (Star Trek Into Darkness – 2013).

“Na sua essência, Star Trek sempre foi sobre sobre aventura, exploração e coisas fantásticas, com um sentido otimista do futuro e todas as suas possibilidades. É um playground enorme; estamos muito animados para nos aprofundar nele”, disse Payne ao LDS Living.

O novo filme certamente será especial e belo, se as dicas de Payne nos dão alguma indicação. “Star Trek é único na medida em que muitas vezes eles enfrentam complexos dilemas éticos e morais. Gostaríamos muito de criar situações como essas, onde você poderia ser qualquer uma daquelas pessoas e tivesse de decidir entre ambos os lados, onde você chegaria a dizer: Sabe, eu realmente não sei o que deveria fazer. O que eu devo fazer? Qual a decisão certa? E então fazer a audiência se envolver com aquilo”.

O filme está previsto para estrear em 2016 (08 de julho, para ser exato) – o 50º aniversário do início de Star Trek na TV. Com uma risada, Payne diz: “Então, sem pressão, certo?”

7. Cocoon (1985)

Cocoon

Imagem via LDSLiving.com.

Wilford Brimley nasceu em Salt Lake City, mas sua família se mudou para a Califórnia. Na década de 1950, sua família pertencia à Estaca Santa Monica. Ele entrou na indústria de filmes na década de 1960 como um dublê de um cowboy. Ele alcançou o status de estrela na década de 1980 com filmes como O Enigma de Outro Mundo (The Thing – 1981), Um Hotel Muito Louco (Hotel New Hampshire – 1984), Um Homem Fora-de-Série (The Natural – 1984) e Cocoon (1986). Por um tempo, ele trabalhou como o porta-voz comercial da empresa Quaker Oats. O público SUD pode conhecê-lo melhor em Brigham City. Atualmente, ele pode ser visto na televisão como o porta-voz da Liberty Medical Diabetic Supplies.

8. Willow – Na Terra da Magia (Willow – 1988)

Willow

Imagem via LDSLiving.com.

Se você já se sentiu intimidado por causa das limitações físicas ou mentais, basta olhar para a vida inspiradora de Billy Barty, o ator de 1 metro e 14 centímetros que atua no filme Willow (e dezenas de outros filmes em que ele aparece). Barty, que morreu em 2000, cresceu acreditando em si mesmo e nos outros, talvez devido à crença de seus pais nele. Ele é muitas vezes citado como tendo dito: “Meus pais nunca me disseram que eu era pequeno, então eu nunca achei isso. Eles tiveram de me autorizar para que eu jogasse futebol e basquete, mas nunca disseram: Não, você não pode. Você é muito pequeno”.

Barty começou a atuar na tenra idade de três anos e deixou sua marca na indústria do cinema, aparecendo em filmes e programas de televisão entre 1927 e 2001, um ano após sua morte. Barty apareceu em mais de 200 filmes nos 70 anos de sua carreira, incluindo pequenos teatros (vaudeville), televisão, comerciais, papéis de teatro e aparições em clubes noturnos. Ele é talvez o mais conhecido de todos os anões.

9. Os Dez Mandamentos (The Ten Commandments – 1956)

Moisés - os dez mandamentos

Imagem via LDSLiving.com.

Há dois homens SUD ligados a este filme clássico: o artista Arnold Friberg e o ator/cantor Jesse Delos Jewkes.

Diretor Cecil B. DeMille contratou Friberg após o editor sueco Herman Stolpe lhe mostrar as pinturas de Friberg. DeMille ficou tão impressionado com o quadro O Dedo do Senhor (The Finger of the Lord – representação de Friberg do irmão de Jared e sua perplexidade ao ver o dedo do Senhor) que se tornou a inspiração para o traje de Moisés na cena da sarça ardente. Friberg recebeu uma indicação ao Oscar por seu trabalho no filme. Jewkes, conhecido por sua incrível voz de baixo, foi escolhido para realizar a voz de Deus no filme.

Jewkes cantou no Coro do Tabernáculo Mórmon na década de 1920 e foi solista baixo do Coro. Ele se apresentou em rádio, óperas, e outras produções de teatro, chegando eventualmente até Hollywood, na época em que a indústria cinematográfica começava a experimentar o uso de sons em filmes. Ele apareceu em vários filmes curtos e de forma constante construindo uma carreira que fez com que ele participasse de grandes produções ao lado de lendas como Bing Crosby, Betty Grable e Red Skelton.

10. Forrest Gump: O Contador de Histórias (Forrest Gump – 1994)

Forrest Gump

Imagem via LDSLiving.com.

No filme de 1994, Forrest Gump, há uma cena em que o personagem de Tom Hanks recebe uma medalha de honra pelo seu serviço no Vietnã. No filme, a cabeça de Tom Hanks foi sobreposta sobre uma filmagem real de um homem chamado Sammy L. Davis recebendo a Medalha de Honra do presidente Lyndon B. Johnson. Conhecido hoje como “o verdadeiro Forrest Gump”, Davis entrou para a Igreja há alguns anos atrás.

Sammy L. Davis

Sammy L. Davis, terceiro da esquerda para a direita, recebendo a Medalha de Honra do presidente Johnson. Imagem via LDSLiving.com.

11. Where the Red Fern Grows (1974)

Where the Red Fern Grows

Imagem via LDSLiving.com.

Nascido em 1960 em uma fazenda de gado na pequena cidade de Cokeville, Wyoming, Stewart Petersen tinha apenas 14 anos quando conseguiu seu primeiro papel de protagonista como Billy Coleman no conto de uma família Where the Red Fern Grows. Apesar de nunca ter atuado anteriormente, Petersen ficou intrigado quando seu tio, que estava produzindo o filme, levou-o para uma audição para o papel.

Petersen passou a estrelar mais seis outros filmes familiares ao longo dos próximos sete anos, incluindo Against a Crooked Sky (1975) e um retrato do jovem Joseph Smith na Primeira Visão (1976). Mas, no final de sua adolescência, Petersen se cansou de ser o centro das atenções. Ele gostou da experiência de fazer filmes, mas não a notoriedade que o acompanhava, optando assim por uma vida mais normal.

Petersen serviu em uma missão na Holanda e frequentou a escola, jogou futebol no Ricks College e se juntou à equipe de wrestling da Universidade Brigham Young, onde estudou gestão de negócios. Ele voltou para Cokeville em 1989, onde ele e sua esposa Chemene criaram seus seis filhos na tranquila comunidade predominantemente mórmon.

Uma dramática história verídica que se passou na cidade natal de Petersen serviu de inspiração para outro filme lançado em junho: The Cokeville Miracle.

Em 9 de maio de 1986, David e Doris Young tomaram um refém na escola primária por várias horas antes de detonar uma bomba no interior de uma sala de aula onde todos os professore s e alunos estavam sendo mantidos na escola. No meio da loucura, Ron Hartley, cujos filhos estavam dentro da sala de aula, teve de lutar contra o ceticismo e a descrença enquanto ouvia relatos de testemunhas oculares dos alunos e da milagrosa intervenção divina que ocorreu durante a crise.

 

Artigo original em LDSLiving.com. Traduzido por Esdras Kutomi.

| Inspiração
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
Jovem SUD Resiste a Assalto e Falece Após Receber Tiro
Bebidas Energéticas e a Palavra de Sabedoria

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *