Por Christopher D. Cunningham

Em comemoração ao Dia Pioneiro (24 de Julho, hoje), aqui estão 11 coisas sobre a  jornada dos pioneiros que talvez você não sabia.

1. O Dia do Pioneiro é 21 de Julho?

Os primeiros pioneiros mórmons que chegaram no Vale do Lago Salgado foram Orson Pratt e Erastus Snow, que vieram como parte do grupo de reconhecimento. 24 de julho comemora o dia em que Brigham Young chegou com o grupo principal.

2. Os Primeiros Pioneiros Chegaram Mais Cedo

Pioneiros mórmons

Imagem via LDS.net.

Embora eles não tenham chegado no Vale do Lago Salgado, um grupo de santos chegou até Pueblo, Colorado, um ano mais cedo do que o resto dos pioneiros. Um grupo de santos dos últimos dias de Mississippi e Tennessee partiram para encontrarem-se com o restante da Igreja, mas não receberam notícias que eles haviam parado em Winter Quarters.

3. Os Pioneiros Estavam Indo Para a Califórnia?

Pioneiros mórmons

Imagem via LDS.net.

Muitos dos primeiros santos escreveram em seus diários que estavam indo para a Califórnia. Houve alguma confusão? Por que eles pararam mais cedo? Em meados da década de 1800, no entanto, a maioria do território mexicano ao oeste das Montanhas Rochosas era chamado de “Califórnia Superior” – o que a maioria desses diários provavelmente quis dizer.

4. O Quê os Grupos de Reconhecimento Fizeram?

Pioneiros mórmons

Imagem via LDS.net.

Os pioneiros mórmons frequentemente enviavam grupos de reconhecimento com antecedência para garantir que não havia perigo na trilha. Mas muitas vezes eles acabaram sendo utilizados para espalharem manadas de búfalos. Os búfalos pastavam em rebanhos gigantes e não se moviam quando os vagões se aproximavam. Os batedores acabavam direcionando os búfalos para fora da rota para que a caravana pudesse continuar.

5. Os Vizinhos Pioneiros

Pioneiros mórmons

Imagem via LDS.net.

Geralmente imaginamos os pioneiros completamente sozinhos ao longo da trilha mórmon, mas havia muitos assentamentos ao longo do caminho. Na verdade, para arrecadar dinheiro muitos homens trabalhavam como operários nesses campos ao longo do caminho. E uma banda musical pioneira frequentemente encontrava oportunidades de tocar por dinheiro.

6. “Chefe Resmungão” (Chief Grumbler)

Pioneiros mórmons

Imagem via LDS.net.

Enquanto os pioneiros demonstravam uma atitude admirável, eles não estavam livres de protestos. Para diminuir isso, Brigham Young, brincando, nomeou um “Chefe Resmungão”, que era o único no acampamento com a autoridade legal para reclamar sobre as condições.

7. E o Prêmio Vai Para…

Pioneiros mórmons

Imagem via LDS.net.

Assim como para o anuário do ensino médio, os pioneiros se envolviam em eleições para prêmios engraçados. Um homem, Solomon Chamberlain, foi eleito como o “homem temperante do campo”, porque ele sempre estava de mal humor.

8. O Que Tinha Para o Jantar?

Pioneiros mórmons

Imagem via LDS.net.

Muitos dos pioneiros vieram de outros países e não estavam bem familiarizados com a fauna local. Um homem dinamarquês idoso queria ajudar a fornecer carne para o acampamento, alguns de seus sentidos estavam falhando, e ele tinha perdido totalmente o seu olfato. Ele retornou ao acampamento carregando um animal que ele tinha matado com sua bengala – um gambá. O grupo saiu e fez o acampamento em outro lugar naquela noite.

9. Pioneiras Feministas

Pioneiros mórmons

Imagem via LDS.net.

As mulheres da trilha mórmon não eram complacentes para serem mandadas a fazer coisas por aí. Eles realizaram uma reunião onde elas resolveram que, quando as mulheres fossem chamadas para as orações, se os homens não parassem de falar uns com os outros, as mulheres sairiam, e fariam suas orações entre elas.

10. O Mito do “Este é o Lugar”

Pioneiros mórmons

Imagem via LDS.net.

Quando Brigham Young chegou ao Vale do Lago Salgado, ele nunca disse a famosa frase atribuída a ele. Wilford Woodruff citou Brigham Young como dizendo, “É o suficiente. Este é o lugar certo, continue”, que até se parece com a frase. Mas Woodruff escreveu isso somente 33 anos depois de chegar ao Vale do Lago Salgado, e só depois que Brigham Young havia morrido.

11. Saúde Milagrosa

Pioneiros mórmons

Imagem via LDS.net.

Os pioneiros colocaram seu conforto, riqueza, e suas vidas em jogo quando eles saíram. E enquanto alguns pagaram o último sacrifício ao longo da trilha, os pioneiros foram, em última análise, muito abençoados. Ao seguir as instruções do Senhor, a taxa de mortalidade dos pioneiros foi quase tão baixa como daqueles que vivem confortavelmente na civilização.

Diga-nos nos comentários que fatos engraçados você mais gosta sobre os pioneiros.

Fonte: LDS.net. Traduzido por Esdras Kutomi