fbpx

Santos dos Últimos Dias e amigos da Igreja criam projeto de ensino de português para venezuelanos

Os últimos anos não têm sido fáceis para a população na Venezuela. A crise combinada com uma situação político-econômica preocupante fizeram com que mais de 4 milhões de venezuelanos deixassem seus lares em busca de uma vida melhor. E muitos desses venezuelanos encontraram o Brasil como o refúgio que necessitam para reerguer suas vidas.

Chegar aqui não é fácil: são longos dias de caminhada, meios de transporte improvisados e falta de alimento. Ainda existe o desafio de encontrar um lugar para morar, um trabalho, sem contar a necessidade de aprender um novo idioma.

Pensando nesses desafios e em uma maneira de minimizá-los, educadores e profissionais de marketing e tecnologia se uniram para criar o “Projeto Classe de Português – para venezuelanos no Brasil”. O projeto foi uma ideia que apareceu nos grupos de autossuficiência da Igreja de Jesus Cristo em Presidente Prudente-SP, mas que não faz parte de cursos oficiais da Igreja.

De maneira totalmente online, todos os venezuelanos que desejarem podem aprender português gratuitamente. O curso é composto por 3 módulos com exames entre eles e 36 encontros (no máximo) de 1h30-2h via Zoom ou Google Meet.

Os professores e demais profissionais envolvidos no projeto são voluntários, mas nem todos são membros da Igreja. Eles têm se dedicado e contribuído consideravelmente para o avanço do projeto, e segundo João Diomasio, membro do projeto, “é um verdadeiro milagre que existam tantas pessoas boas, em todos os lugares, que estejam dispostas a servir.”

João também testificou:

“Quando iniciamos o projeto Classe de Português aqui no interior de São Paulo, em Presidente Prudente, não imaginávamos as proporções que chegaríamos.

Aprendi na prática que o Senhor conhece Seus filhos e os ama, Ele sabe os talentos que cada um tem e como utilizá-los. Sei com toda certeza que por pequenos meios, grandes coisas são realizadas. Sei que ao doarmos um pouco de tempo para servir, assim como Cristo multiplicou os pães e peixes, Ele magnificará nossas ações.

Agir, é a palavra que precisamos no evangelho. Nossos convênios nos lembram de servir de todo coração, poder, mente e força, doando nosso tempo, recursos e talentos à obra do Senhor.

Ao conversar com os alunos do curso e ouvir alguns depoimentos, o que mais me impressiona é que, embora o projeto tenha alcançado centenas de pessoas, nosso Pai Celestial conhece a necessidade de cada filho Seu, individualmente.”

Se você conhece alguém que se beneficiaria desse curso ou se você é o interessado, acesse o site Classe de Português.

Se você é um empresário que precisa/gostaria de contratar um venezuelano, preencha o formulário que está no site e os voluntários divulgarão para seus alunos.

Se quiser saber mais sobre o projeto, confira as redes sociais:

| Santos no Brasil

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *