fbpx

Jovem Santo dos Últimos Dias é campeão brasileiro interclubes no polo aquático

Igor Szedmak Imai Pinheiro tem 17 anos e mora em São Paulo com sua família. Todos são membros da Igreja e desde cedo o incentivaram a praticar esportes. “Já fiz natação, futebol, judô e atualmente o polo aquático”, conta Igor, que diz ter se encontrado no esporte que o levou a vencer o campeonato brasileiro interclubes neste ano.

Para o jovem sacerdote, o esporte é essencial porque o ajuda a ter uma rotina saudável, a ser mais determinado, a lidar com a pressão diária e as provações. Ele compartilha que sempre tem o exemplo de Cristo consigo e de seus pais, e se esforça para ter uma vida equilibrada, principalmente em meio a uma semana cheia.

O dia começa cedo e termina tarde para o Igor. Às 5h30 ele já está participando do seminário e logo em seguida vai para a escola. Os treinos de polo aquático tem duração de 5 horas todos os dias pela noite, com exceção do domingo – que Igor tira para ir à Igreja e guardar o Dia do Senhor.

Igor conta que começou a praticar pólo aquático em 2015 e que em pouco tempo foi selecionado para fazer parte de três equipes de ponta e de destaque na capital paulista.

“Logo após minha chegada ao Clube Paineiras Morumby, enfrentei lesões seguidas; e depois veio pandemia. Tive que ficar longe das piscinas durante meses e foi muito duro. Com a volta dos treinos, quando as coisas começaram a voltar ao normal, tive uma lesão grave nas costas e precisei de seis meses para me recuperar. Foi um momento difícil e triste para mim, mas com muita dedicação, fisioterapia, preparo e a ajuda do Pai Celestial e de meus pais, voltei mais forte e focado. Consegui disputar campeonatos em meu estado e eu e meus companheiros ganhamos o Campeonato Paulista.”

O jovem compartilha que nesse ano está representando seu clube em duas categorias: Sub-18 e Sub-20.

“No início deste ano, nossa equipe ficou em 5º lugar no campeonato brasileiro. Apesar de chegarmos longe, ficamos muito desanimados e tristes com nossa colocação. Aprendemos muito com essa experiência, pois essa derrota nos ajudou a aperfeiçoar muitas coisas nos treinos. Nos esforçamos muito e treinamos duro, estávamos focados e unidos, com um só objetivo em mente. Conseguimos avançar no campeonato até alcançarmos nosso objetivo: levantar o troféu de Campeão Brasileiro de Interclubes Sub-20 neste ano.”

Apesar de amar o polo aquático, Igor conta que existem alguns obstáculos e provações no esporte. Para ele, o evangelho de Jesus Cristo e os padrões que aprendemos com os profetas e apóstolos são muito importantes não só para ajudá-lo nos treinos, mas principalmente para fortalecê-lo em momentos difíceis e para ajudá-lo a permanecer firme no que acredita.

“Tive que ser forte e dizer não algumas vezes. Ao fazer isso, recebi duras críticas das pessoas que estavam ao meu redor. Não foi fácil, mas decidi ajudá-las a compreender que aquilo que queriam que eu fizesse não era bom, e então começaram respeitar minha decisão e a me respeitar.”

Igor conta que uma das escrituras que o ajuda muito é o tema deste ano da mutual, Filipenses 4:13.

“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.”

Para ele, não é fácil lidar com as pessoas que não possuem as mesmas ideias, crenças ou padrões que nós. Por isso, precisamos ser obedientes e estar firmes em nossa fé. “É de extrema importância que estejamos fortes em Cristo e em Seu eterno amor por nós”, diz Igor. E ele acrescenta:

“Sei que podemos fazer todas as coisas em Cristo e ser fortalecidos no processo. Sei que o Senhor sempre vai nos ajudar. Sei que não estamos sozinhos e também sei que quando estamos com Cristo sempre estaremos seguros”.

Imagens: Fornecidas pela Família Pinheiro

| Santos no Brasil
Publicado por: Marie Sunaga
Tradutora e intérprete, mãe da Isabel e entusiasta de idiomas. Trabalhou como instrutora e supervisora no Centro de Treinamento Missionário. Fez missão em Manaus - Brasil, ama ler, tocar violão e comer sushi. É a gerente de conteúdo do time português na More Good Foundation.
FamilySearch lança novo recurso sobre Indexação
AO VIVO: Assista agora o funeral do Presidente M. Russell Ballard

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *