fbpx

De perseguidor a discípulo: como me tornei membro da Igreja de Jesus Cristo

De perseguidor a discípulo

O relato a seguir foi escrito por Maxswell Silva dos Santos

No início da minha vida, explorei diversas religiões e filosofias. Aos 16 anos, já começava a questionar a existência de verdades absolutas. Comentei com meu irmão que tinha interesse em conhecer a Igreja dos Mórmons (conhecia por esse nome na época), pois algo me atraía nela. Alguns dias depois, de maneira surpreendente, missionários da Igreja bateram à minha porta. Meus irmãos os apresentaram, e fiquei empolgado, pois seria a minha primeira oportunidade de conhecer a Igreja.

Fui ensinado por esses missionários, participei de serviços religiosos algumas vezes e encontrei exatamente o que esperava. Experimentei uma sensação de paz e pertencimento que nunca havia sentido antes em nenhuma outra denominação religiosa. Sentia-me acolhido pela comunidade de membros e pelos princípios que eles viviam.

A mensagem do evangelho, com seu foco no amor, na redenção e na graça de Cristo, tocou profundamente meu coração. Percebi que não se tratava apenas de seguir regras religiosas, mas de uma relação pessoal com Jesus Cristo. Ao estudar as escrituras e ouvir as mensagens da igreja, comecei a compreender o plano divino de Deus para a humanidade e a minha própria jornada espiritual.

Tribulações

Passou algum tempo, e os missionários marcaram uma data para o meu batismo. Eles me avisaram que eu poderia enfrentar momentos de “tribulação”, e isso ficou na minha mente.

Entretanto, ao compartilhar com alguns amigos a minha decisão de ser batizado, alguns deles, influenciados por crenças de outras denominações, encheram minha mente com dúvidas. Infelizmente, isso abalou minha fé.

Próximo à data do meu primeiro batismo, acabei falhando com a Igreja e, principalmente, com Deus. Minhas dúvidas, combinadas com as palavras desses amigos, causaram uma reação que nem eu mesmo esperava. Comecei a me sentir completamente perdido espiritualmente, a ponto de questionar tudo aquilo que havia sentido e vivenciado na Igreja de Jesus Cristo.

Também comecei a ouvir conselhos de religiosos de outras denominações e a confusão aumentou ainda mais. E por um momento, tive a certeza que a Igreja de Jesus Cristo não era verdadeira, e compartilhei esses sentimentos para todos os que quiseram ouvir. Preguei contra a Igreja, contra os missionários e contra os membros.

Uma nova oportunidade

Muito tempo se passou, e então conheci o “Mais Fé”, que sinceramente, foi uma das melhores coisas que já encontrei. Recebi ensinamentos aqui, virtualmente, e percebi que precisava tomar uma decisão para retornar, mas não tinha coragem. Sentia-me envergonhado por tudo o que havia dito e feito. Com o tempo, continuei a receber ensinamentos virtualmente.

Um certo dia, pela manhã, os missionários bateram à minha porta novamente, o que foi uma surpresa incrível. Já vinha sentindo a necessidade de mudar meu comportamento, mesmo sabendo da verdade, mas sempre resisti. Com o retorno dos missionários, senti-me pronto para voltar à Igreja mais uma vez.

Jesus Cristo se tornou o centro dessa jornada. À medida que aprendi sobre Sua vida, Seus ensinamentos e Sua Expiação, experimentei um profundo senso de paz e perdão. Ele se tornou meu Salvador e Redentor pessoal, alguém em quem eu podia confiar para me guiar e me ajudar em tempos difíceis.

Preparação para o batismo

Enfrentei dúvidas e questionamentos, como qualquer pessoa, mas a perseverança dos missionários e o apoio dos membros me ajudaram a superá-los. Percebi que a minha busca pela verdade e significado estava sendo respondida por meio dos ensinamentos da Igreja.

Ao me preparar para o batismo, entendi que estava fazendo uma aliança pessoal com Deus, comprometendo-me a seguir os princípios e os mandamentos que aprendi. Essa decisão não foi tomada de ânimo leve, mas sim após muita reflexão e oração.

Ao receber o batismo, senti uma profunda alegria e uma sensação de renovação espiritual. Senti-me conectado a Deus de uma maneira que nunca havia experimentado antes. Meu testemunho sobre a verdade desta Igreja cresceu e continua a crescer à medida que vivo seus ensinamentos no dia a dia.

Assim, meu batismo na Igreja foi uma decisão consciente de seguir o caminho que acredito ser verdadeiro e de comprometer-me a viver uma vida de fé, serviço e amor. Estou profundamente grato por ter encontrado esta fé e esta comunidade, e sei que minha jornada espiritual está apenas começando.

O batismo é mesmo para mim?

Para aqueles que estão com dúvidas sobre o que estão aprendendo e ponderando sobre o batismo na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, quero compartilhar minha experiência e oferecer algumas palavras de encorajamento.

Primeiramente, é absolutamente normal ter dúvidas e questionamentos ao considerar uma decisão tão importante. O batismo é um compromisso sério e pessoal, e é vital que você se sinta confiante e convicto em sua escolha. Eu passei por um período de questionamento também, e isso me fez perceber que estava levando minha jornada espiritual a sério.

Minhas dúvidas me levaram a buscar respostas e a estudar mais profundamente os ensinamentos da Igreja. Encorajo você a fazer o mesmo. Converse com missionários, faça perguntas, leia as escrituras e ore sinceramente para obter orientação divina. Lembre-se de que ninguém espera que você tenha todas as respostas imediatamente; a jornada de fé é um processo contínuo de aprendizado e crescimento.

Também pode ser interessante: Superar a dúvida e ouvir a voz do Espírito 

Uma coisa que me ajudou muito foi orar com sinceridade e pedir a Deus que me guiasse em minha decisão. Foi por meio da oração que senti a presença do Espírito Santo e encontrei paz em relação à minha escolha.

Além disso, converse com membros da Igreja e ouça seus testemunhos. Muitas pessoas têm experiências incríveis para compartilhar sobre como o evangelho e a Igreja de Jesus Cristo transformaram suas vidas.

Lembre-se também de que o batismo é um compromisso com Deus, mas não significa que você precisa ter todas as respostas ou ser perfeito. Cristo valoriza o progresso e o esforço pessoal. É a Igreja uma comunidade de apoio que o ajudará em sua jornada espiritual.

Em última análise, o batismo é uma decisão pessoal e sagrada. Se, após buscar respostas, estudar, orar e ouvir seu coração, você sentir que é o caminho certo, saiba que estará tomando uma decisão importante em direção a uma vida de fé, amor e serviço a Deus e ao próximo. Que a paz e a orientação divina estejam com você enquanto faz essa escolha significativa.

Também pode ser interessante:

| Fé em Jesus Cristo, Santos no Brasil

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *