fbpx

Você conhece o CTM de São Paulo?

Ser uma missionária de tempo integral sempre foi um sonho para mim. Estar em um lugar em que Deus me chamou para servir e falar de Cristo para as pessoas era algo que eu queria muito desde meus 12 anos de idade – quando me batizei na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

E tenho certeza que não é algo diferente para aqueles que conheceram o evangelho antes que eu ou que mesmo cresceu em uma família que é membro da Igreja.

Talvez, desde pequenos cantavam que queriam ser um missionário, sonhavam com a plaqueta no peito, e imaginavam como seria ser uma testemunha de Cristo e um representante da Igreja por 24 ou 18 meses.

E ser um missionário realmente é algo incrível. Mas assim como muitas coisas importantes que precisamos fazer em nossas vidas, precisamos de preparação. E é por isso que os Centros de Treinamento Missionário existem.

Centro de Treinamento Missionário de São Paulo

Todos os jovens que têm o desejo de servir como missionários têm a oportunidade de se preparar de verdade para representar Jesus em um dos dez Centros de Treinamento Missionário espalhados pelo mundo. 

E temos um aqui no Brasil. O Centro de Treinamento Missionário localizado em São Paulo foi o segundo CTM estabelecido pela Igreja e também é o terceiro maior do mundo atualmente – com capacidade para aproximadamente 530 missionários de tempo integral.

O prédio do CTM fica no bairro da Casa Verde, na zona norte de São Paulo, e é um dos maiores prédios da Igreja fora dos Estados Unidos. O edifício foi dedicado pelo Presidente Russell M. Nelson, quando ainda era membro do Quórum dos Doze Apóstolos, em 1997 – com uma oração dedicatória que ainda é lembrada até os dias de hoje, já que falou português perfeitamente!

Os missionários

Missionários de todas as regiões do Brasil, Portugal, Cabo Verde, Moçambique e Angola que vão servir em países falantes de português recebem treinamento neste CTM, assim como missionários falantes de inglês e espanhol que também servirão no Brasil.

Também, missionários brasileiros que servirão em países falantes de espanhol e missionários brasileiros que servirão no Japão recebem treinamento neste centro de treinamento.

Além disso, com o fechamento dos CTMs da Argentina e do Chile, missionários falantes de espanhol que servirão em países que falam espanhol também foram remanejados para receber treinamento no CTM do Brasil.

O tempo de treinamento

O tempo que os missionários passam em treinamento depende muito se precisam ou não aprender um novo idioma. Missionários que não precisam aprender um idioma ficam 3 semanas no CTM – que aqui no CTM do Brasil é o caso de falantes nativos de português ou espanhol que servirão em seus próprios países ou em um outro país que fale seu idioma.

Os missionários que precisam aprender um novo idioma acabam passando mais tempo no CTM dependendo do idioma nativo e do idioma que aprenderá. 

Por exemplo, no CTM do Brasil são ensinados português para falantes de inglês e de espanhol, e japonês e espanhol para falantes de português. E o tempo de permanência varia entre 4 a 9 semanas. 4 semanas para o par espanhol-português, 6 semanas para quem fala inglês e 9 semanas para que vai aprender japonês. 

A pandemia

Como a obra do Senhor não para, o CTM precisou se adaptar por causa das restrições causadas pela pandemia de COVID-19.

Então, o treinamento dos missionários passou a acontecer de maneira 100% online. Os missionários continuaram com o mesmo tempo de treinamento, mas tudo acontecia de seus lares. Quando o tempo no CTM terminava, os missionários iam diretamente para o campo missionário.

Quando a situação se normalizou, um sistema híbrido foi adotado, continuando até os dias de hoje. Os missionários iniciam seu treinamento online por um certo tempo e depois continuam presencialmente durante o restante de sua preparação para o campo.

O espírito do CTM

Mas seja online, presencial ou híbrido, precisamos concordar que o CTM é um lugar muito especial e sagrado. Ele é, juntamente com o templo, um dos poucos prédios construídos pela Igreja que é dedicado por um apóstolo do Senhor.

É um lugar guardado especialmente pelo Senhor e frequentado por Seus anjos. É um lugar onde jovens são capacitados por Deus para cumprirem seus chamados como missionários, para então ajudarem filhos e filhas de nosso Pai Celestial voltarem a Ele um dia.

Tour pelo CTM

E temos a oportunidade de sentir esse espírito tão incrível do CTM, mesmo se não formos servir missão em breve.

O CTM de São Paulo possui um programa de visitação combinada com um tour especial para as estacas de São Paulo e outras regiões próximas. A visita precisa ser marcada com antecedência e é destinada, principalmente, aos jovens em idade de servir missão e aqueles em idade de preparação. 

Em breve, o CTM enviará à liderança de sua estaca as informações sobre a visitação ao CTM. Fique atento!

Mas, enquanto esse momento não chega, acompanhe nosso tour especial no CTM em nosso perfil no Instagram clicando aqui.

 

| Santos no Brasil
Publicado por: Marie Sunaga
Tradutora e intérprete, mãe da Isabel e entusiasta de idiomas. Trabalhou como instrutora e supervisora no Centro de Treinamento Missionário. Fez missão em Manaus - Brasil, ama ler, tocar violão e comer sushi. É a gerente de conteúdo do time português na More Good Foundation.
Jogador de futebol santo dos últimos dias fala sobre carreira e fé
Perguntas e Respostas: Membros da Igreja podem fazer ou participar de...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *