fbpx

A história de Marcelo e Vaner: como suas famílias se tornaram uma

Maria morava no Goiás e conheceu a Igreja de Jesus Cristo por meio de um familiar membro que morava no Distrito Federal. Sempre que surgia a oportunidade, ela visitava ou em atividades. Alguns anos depois, em 22 abril de 1990, após visitar e conversar com os missionários, ela decidiu se batizar.

Vaner

Maria estudava à noite e um de seus colegas de classe sempre a convidava para sair. Mas a jovem era determinada e sempre recusava.

Certa vez, ela explicou que por ser membro da Igreja de Jesus Cristo não tinha interesse de sair com jovens que não fossem membros por receio de não conhecer ou entender os princípios que ela havia escolhido viver.

Então, aquele jovem, muito determinado em conhecer Maria disse que poderia conhecer sua Igreja. Vaner conversou com os missionários, aceitou ser ensinado e, por fim, decidiu seguir o exemplo de Cristo e ser batizado. 

Em 12 de junho de 1992 os jovem Maria e Vaner, se casaram e seguiram firmes no evangelho de Jesus Cristo. Em 13 de agosto de 2002 a família foi selada no templo de São Paulo.

Eles constituiram uma linda família de três filhos, Thiago, Aline e Túlio – atualmente com 27, 26 e 24 anos. Todos serviram como missionários de tempo integral. Thiago serviu na Missão Brasil Juiz de Fora, Minas Gerais, Aline na Missão Inglaterra Manchester  e Túlio serviu na Missão Brasil Santos.

Marcelo e Vaner

Dia do batismo de Vaner.

Marcelo

Por volta da mesma época em que Vaner e Maria se conheceram, em julho de 1991, no Rio de Janeiro, Marcelo deixava seu lar para servir uma missão de tempo integral na Missão Brasil Brasília.

Para sua primeira área, Marcelo foi designado para servir na Ala Bandeirantes em Brasília, e foi lá que ele conheceu o Vaner e o ensinou sobre a doutrina da restauração, os princípios do evangelho de Jesus Cristo e, então, o batizou.

Aquela era a última semana de Marcelo na área em que Vaner morava, logo ele foi transferido e eles nunca mais se viram.

Marcelo voltou para o Rio de Janeiro em agosto de 1993 e seguiu firme no evangelho de Jesus Cristo onde criou seu filho, Jonathan e alicerçou sua família.

Ele sempre se lembrava de Vaner, e o buscava nas redes sociais, mas nunca conseguiu encontra-lo.

Marcelo e Vaner

As famílias nos Templos de Campinas e Rio de Janeiro

O reencontro

Mais de 20 anos após o batismo de Vaner, a família se reencontraria no Templo de Campinas, quando Aline se preparava para servir missão. Alguns anos se passaram até que aquelas duas famílias se reencontraram novamente. 

Em 2020, Aline sugeriu que toda a família fizesse uma viagem para conhecer o Rio de Janeiro, mas a viagem foi adiada por conta da pandemia. Quando conseguiram remarcar, somente Maria, Vaner e Aline conseguiram viajar.

Ao chegar no Rio, Vaner entrou em contato com Marcelo que não se viam há muito tempo e eles combinaram de se encontrar.

Em seus planos, Marcelo levaria sua esposa, mas nada tirava de sua cabeça que ele deveria chamar o seu filho para acompanhá-lo naquele passeio. Seguindo essa inspiração, Marcelo e Jonathan encontraram Vaner e sua família no hotel e os levaram para conhecer alguns lugares na cidade.

Aline e Jonathan se conheceram naquele dia, começaram conversar nas redes sociais e acabaram selados no templo.

Marcelo e Vaner

O selamento de Jonathan e Aline.

Os caminhos do Senhor

Marcelo sempre buscou seguir as vontades do Senhor por meio das orientações que recebe através do Espírito Santo. Ele compartilhou:

“A cada dia que passa nós temos um testemunho muito forte sobre a maneira que o Senhor trabalha e age em nossa vida… meu maior desejo hoje é continuar servindo no evangelho do Senhor porque as bênçãos são reais e os milagres acontecem… Jesus Cristo é a nossa Rocha, a nossa Fortaleza. Somente por meio Dele podemos voltar à presença do Pai.”

Marcelo, sempre buscou influenciar o filho a ajudá-lo a tomar boas decisões. Por meio de seus ensinamentos, Jonathan foi batizado, e decidiu servir uma missão.

Após o seu retorno, Marcelo continuava a buscar uma maneira de se conectar com seu filho por meio do envangelho e de ajudá-lo a permanecer no caminho do Senhor. 

Uma de suas orações mais sinceras aconteceu duas semanas antes do encontro entre Jonathan e Aline no Rio de Janeiro, e Marcelo acredita que aquele dia foi a resposta de sua oração.

Não conhecemos os caminhos que o Pai Celestial prepara para nós, só precisamos seguir as orientações que recebemos e fortalecer a nossa fé. Assim, o nosso caminho é guiado por Ele, que conhece o ontem, o hoje e a eternidade.

Veja também: Como falar [e não falar] com seu filho sobre servir missão

Assista:

| Santos no Brasil

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *