Escondido no fundo de um cânion de rocha sólida em Utah, existe um lugar projetado para sobreviver ao impensável. Mais seguro que um cofre de banco e construído para resistir a catástrofes, o Granite Mountain Records Vault (Cofre de Registros das Montanhas de Granito) é a instalação de arquivamento da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, dedicada a proteger a história da humanidade.
Um forte natural construído na Guerra Fria
Na década de 1960, no auge da Guerra Fria, a Igreja escavou o cofre 213 metros para dentro de uma montanha de granito puro no Little Cottonwood Canyon. O objetivo era simples e ambicioso: criar um local que pudesse proteger os registros mais importantes da Igreja e o maior banco de dados genealógicos do mundo de qualquer desastre.
Suas portas maciças, pesando até 14 toneladas, protegem um tesouro de valor inestimável: rolos de microfilme e microfichas, contendo cerca de 3,5 bilhões de imagens de registros de mais de 100 países.

O clima perfeito para a eternidade
Dentro do cofre, a natureza faz a maior parte do trabalho. A rocha de granito mantém uma temperatura constante de 14°C e uma umidade de 35%, o ambiente ideal para preservar microfilmes por centenas de anos.
Por esse motivo, o acesso ao público é restrito. Mais de 50 funcionários trabalham no local, mas a entrada de visitantes é controlada para evitar a contaminação por poeira e a desestabilização da atmosfera interna, garantindo que os registros permaneçam intactos.

Do microfilme para o mundo digital
Apesar de sua aparência de fortaleza, o propósito do cofre não é esconder informações, mas sim compartilhá-las. Hoje, o principal trabalho realizado na montanha é a digitalização. Rolo por rolo, os microfilmes estão sendo convertidos em imagens digitais de alta resolução.
Esse esforço monumental alimenta o site FamilySearch.org, onde milhões de pessoas em todo o mundo podem pesquisar e descobrir mais sobre genealogia gratuitamente. O cofre de granito funciona como o backup definitivo. A Igreja trabalha para levar essa vasta biblioteca de nomes e histórias para a casa de qualquer pessoa com acesso à internet.
Fonte: Sala de Imprensa
Veja também
- Como o templo e a história da família aproximam você de Deus
- Como “incluir” a história da família no que já estamos fazendo
- Como posso explicar a importância da história da família a um não-membro?
Deus sabe oq faz!!!!.
5
1
4.5
3.5
É assombroso tudo que se refere às maravilhas da igreja e sua história, que é a única na face da terra com sua veracidade e o evangelho de Cristo.
Sou membro e não assídua mas tenho o testemunho das verdades do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e sei sem dúvida que é a igreja do Salvador.
2
4
0
Somente a verdadeira Igreja de Cristo poderia ter a tamanha preocupação . Com dados referentes aos nosssos antepassados mesmo.