fbpx

Uma carta sincera para os 5 tipos de mães

Quando a maioria das pessoas pensa no Dia das Mães, elas pensam em cartões e flores e declarações de gratidão. Mas, para uma grande população de mulheres, o Dia das Mães pode ser um dia bem desanimador.

No Dia das Mães, usamos muito os superlativos. “Melhor mãe do mundo!” “Minha mãe é um anjo!” “Minha mãe é a perfeição personificada!”  Nunca encontrei uma mãe que se sente a melhor do mundo o tempo todo. A Bagunça sem fim, lição de casa inacabada, fadiga e a luta para encontrar essa criatura mítica chamada “equilíbrio” muitas vezes infligem uma doença que eu gosto de chamar de “culpa de mãe”. Para algumas mães, ouvir no Dia das Mães que ela é perfeita pode aumentar essa culpa.

Mas a maternidade é definida apenas por quantos filhos você tem? Eu acho que a verdadeira maternidade não tem nada a ver com isso – é muito mais.

Considere estas palavras poderosas da irmã Patricia Holland:

Em uma conversa marcante com Deus, Adão afirma que ele vai chamar a mulher de Eva. E por que ela a chama de Eva? ‘Porque ela é a mãe de todos os viventes.’ (Gênesis 3:20; Moisés 4:26). Eva recebeu a identidade de “mãe de todos os seres vivos” – anos, décadas, talvez séculos antes de ela ter tido um filho.

Parece que sua maternidade precedeu seus filhos.

Da mesma maneira que a perfeição do Jardim precedeu as dificuldades da mortalidade. Eu acredito que mãe é uma daquelas palavras cuidadosamente escolhidas, uma daquelas palavras ricas – com significado dentro de um significado após outro significado. Não devemos, de nenhuma maneira, deixar essa palavra nos dividir.

Eu acredito com todo o meu coração que é, antes de mais nada, uma declaração sobre a nossa natureza, não uma contagem de filhos.

Ecoando as palavras da irmã Holland, gostaria de ter dar uma pausa para desejar um feliz Dia das Mães a todos os tipos de mães.

A mãe imperfeita.

Eu conheço você. Você é a mãe que não teve tempo de tomar banho. Você é a mãe que está se esforçando para não perder a paciência com o filho que não encontra os sapatos. Você tem olheiras porque teve que cuidar de sua filha doente a noite toda. Você é a mãe que escapa para o banheiro por um minuto para dar uma pausa e olhar o Facebook.

Você é a mãe que está contando os minutos até que a reunião sacramental termine. Você é a mãe que se sente inadequada diante da responsabilidade de criar a próxima geração de líderes. Você é a mãe que está fazendo o melhor que pode e contando com a Expiação para compensar a diferença.

Eu te conheço porque sou você. Feliz Dia das Mães para você. Que você sinta o encorajamento e o amor de Pais Celestiais que estão sussurrando: “Você consegue! Você está mudando o mundo.”

A mãe sem filhos.

Se você não tem filhos por escolha própria ou por não ter casado, eu quero lhe desejar um feliz Dia das Mães! Vocês são as mães que me ajudaram a me criar. Vocês são as mães os que eu busquei ajuda durante minha adolescência. Seu exemplo teve uma poderosa influência em meu testemunho, meu desejo de escolher o certo e minha compreensão do que significava ser uma mulher de Cristo.

Obrigado por seu exemplo e obrigado por dedicar seu tempo para me amar. Sei que você tem muita coisa acontecendo em sua própria vida, mas obrigado por dedicar seu tempo para ser como uma mãe para mim e me ensinar como nutrir meu testemunho. Na verdade, mais de 20 anos depois, ainda estou buscando ajuda e conselhos. Eu que agradeço. Minha mãe te agradece. Meus filhos agradecem. Que você se sinta fortalecida ao saber que seu amor maternal influenciou gerações.

falar de sexualidade com os filhos

A mãe lutando contra a infertilidade.

Eu te vejo. Você pode estar debaixo das cobertas em sua cama ao invés de ir para a igreja no Dia das Mães, mas eu ainda vejo você. Eu também sou você. Embora eu agora tenha quatro filhos que nós adotamos e as feridas da infertilidade não estejam mais sangrando, as cicatrizes estão sempre lá.

Eu vejo você na parte de trás da congregação lutando contra as lágrimas. Meu coração dói quando alguém pergunta quando você vai ter filhos ou diz que você engravidaria se tivesse mais fé. Eu estou com você enquanto você implora silenciosamente ao céu durante os discursos no Dia das Mães, pensando que nenhuma doutrina diz que gerar filhos seja nossa herança divina.

Por favor, saiba que você é muito mais do que sua infertilidade. Feliz Dia das Mães para você. Que seu coração seja acalmado ao saber que tudo o que é injusto na vida será corrigido por meio da Expiação de Jesus Cristo.

A mãe que colocou seu filho para adoção.

Desejar Feliz dia das Mães para você é um prazer! Se você pudesse dar uma espiada no coração de mãe adotiva neste dia, você veria um oceano de amor incondicional e gratidão que é tão difícil de colocar em palavras. Seu sacrifício mudou minha vida. Você me fez mãe. Você me escolheu para se juntar a você em sua maternidade.

Sua coragem me inspira. Sua confiança em mim inflama o desejo de querer ser melhor. Neste Dia das Mães, quero lhe dizer que você é amada. Alguém pensa em você e ora por você. Você faz parte da nossa família. Que você saiba que sua maternidade é celebrada neste lar e que sinta os braços do Pai Celestial ao seu redor.

santidade da maternidade

A mãe esperando para se reunir com seus filhos no céu.

Não há palavras que possam consolá-la, mas, por favor, saiba que tenho um coração cheio de amor por você neste dia. Eu tenho muitos amigos e familiares que tem filhos amados do outro lado do véu. Algumas de vocês oram para que ninguém peça que as mães se levantem durante a reunião de domingo na Igreja. Você ora para que não perguntem quantos filhos você tem. Às vezes a resposta pode ser muito complexa.

Eu quero que você saiba que eu entendo que há dias em que você quer falar sobre isso e que há momentos em que você quer manter esses sentimentos para si. Eu farei o que é melhor para você. Feliz Dia das Mães, mesmo se você apenas refletir sobre isso em seu coração. Que você possa escolher o caminho que lhe traga mais paz e a capacidade de sentir o infinito amor do Salvador por você.

Meu presente de Dia das Mães seja que essas palavras nos ajudem a compreender umas as outras e não causar divisão. Somos mães juntas. Feliz Dia das Mães para todos os tipos de mães.

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

5 coisas sobre adoção que todo membro da Igreja deve entender

 

| Fortalecendo as Famílias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *