Você sabe o que são noites familiares? Você sabe o que isso significa para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias?

As famílias Mórmons têm um dia da semana designado, geralmente as noites de segunda-feira, para realizar a Noite Familiar, onde eles estudam o evangelho juntos, leem as escrituras, fazem brincadeiras, e correlacionam alguns assuntos familiares, como as finanças e passeios familiares, por exemplo. Geralmente, as noites familiares seguem um cronograma: cantam um hino, fazem uma oração, compartilham uma mensagem e realizam uma dinâmica/brincadeira, finalizam com um hino e depois oração, ao fim da oração normalmente se tem um lanche.

A noite familiar é algo aparentemente muito simples, mas de muita importância para os membros da Igreja. Todos os membros são incentivados a reservar uma noite em sua semana para realizar a noite familiar.   

Mas como a noite familiar pode melhorar nosso relacionamento com os outros?

benção patriarcal

Aprendemos a ouvir

Em todas as noites familiares, assumimos uma posição de ouvintes. Ouvimos uma mensagem, ouvimos um discurso, ouvimos uma experiência, ouvimos o que o outro tem a nos ensinar e isso faz com que nossa capacidade de ouvir os outros lá fora, também aumente. As noites familiares são ótimas oportunidades para aprendermos a ouvir e isso melhora a forma como nos relacionamos com os outros, onde quer que nos encontremos.

A Família

Aprendemos a respeitar as diferenças

Durante a noite familiar, é comum nos depararmos com diferenças de opiniões e isso pode nos ajudar lá fora quando encontrarmos pessoas com posicionamentos e crenças diferentes dos nossos. Nós aprendemos a ouvi-los e mais do que isso, estamos prontos para respeitar as diferenças.

os mórmons

Somos convidados a amar

As noites familiares são ótimos convites para amar, independente de posicionamentos e opiniões. Durante as noites familiares começamos a desenvolver amor genuíno e isso nos ajuda a amar também lá fora. Começamos a enxergar as pessoas como filhos e filhas espirituais de Deus.

Somos mais calmos com os erros dos outros

Muitas vezes na noite familiar, trazemos alguma experiência que nos ensinou sobre nossos próprios erros e acertos. Começamos a entender o quão imperfeitos somos e aceitamos isso também nos outros. A noite familiar nos convida a sermos calmos com os erros que as outras pessoas possam cometer, “quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra”, diz a escritura e através da noite familiar esse ensinamento se torna mais natural para nós.

As noites familiares desenvolvem em nós um coração mais compassivo e capaz de amar sem reservas. As pessoas ao nosso redor, podem sentir nossa leveza, nosso amor e cuidado.  

Como a noite familiar melhorou seu relacionamento com os outros? Compartilhe conosco.

Relacionado:

6 Dicas para Tornar a Noite Familiar Mais Significativa