fbpx

Músicas com conteúdo explícito são a maioria entre as mais ouvidas

Música é algo incrivelmente poderoso. Ela pode inspirá-lo a ser uma pessoa melhor, pode confortá-lo quando você está triest, pode convidar o Espírito Santo ao seu lado.

OU… pode influenciar os rebeldes líbios a dizer : “Eu só ouço 2Pac antes de ir atirar em garotos da Gaddafi”.

Música tem consequências.

Nós reconhecemos e abraçamos a influência positiva da música, mas com que frequência nós falamos sobre as letras que promovem violência, sexo e uso de drogas ilícitas, como algo que “não nos afeta”?

Isso acontece. E é por isso que as músicas mais tocadas no Estados Unidos são perturbadoras.

Dê uma olhada na primeira metade da lista das 50 músicas mais tocadas nos Estados Unidos, de acordo com o Spotify de 29 de janeiro de 2019:

Isto é um problema

Observou algo? Das 25 músicas, 21 são marcadas como “EXPLÍCITO” (Explicit em inglês).

A segunda metade da lista é um pouco melhor, mas não é boa de forma alguma (34 músicas explícitas de um total de 50.).

Estes são fatos claros. Esse é o tipo de música que as pessoas estão consumindo. E para ser claro, eu não sou um pai excessivamente protetivo que abomina o Rap. Eu sou um cara de 27 anos que gosta de música tanto quanto um jovem.

Mas vale a pena fazer a pergunta para todos os pais:

Você sabe o que seus filhos estão ouvindo?

Porque se eles estão sendo influenciados pelo que é popular nos Estados Unidos, agora seria um bom momento para se preocupar.

Música é influência. Há uma razão para as redes de restaurantes investirem tanto em um jingle cativante. Eles são projetados para fazer você querer a comida deles, para colocar a mensagem deles na sua cabeça. É muito provável que você preencha essas lacunas facilmente:

Dois hambúrgueres,
Alface, ____, molho ____,
Cebola, ______
Num pão com _______.

XXXTENTACION tem cinco músicas na lista das 50 mais tocadas. No ano passado, antes que ele pudesse responder por acusações de crimes violentos contra as mulheres, ele foi baleado e morto na Flórida.

A questão é, em 2019, como é possível que tantos milhões de pessoas estejam indiretamente expressando aprovação por suas letras? As palavras racionalizam a promiscuidade e a objetificação das mulheres.

“Algumas músicas são espiritualmente destrutivas. Vós, jovens, sabeis que músicas são essas. O ritmo, o som e o estilo de vida daqueles que as executam afastam o Espírito. São muito mais perigosas do que podeis supor, pois podem embotar vossos sentidos espirituais.” – Boyd K. Packer

de música

Atacando todos os sentidos

Se eu me coloco no lugar de Satanás que está tentando levar os filhos de Deus “cuidadosamente para o inferno” eu atacaria todos os cinco sentidos das pessoas com toda a minha capacidade, incluindo a audição.

Que maneira melhor e mais sutil de fazer isso do que com uma melodia cativante e algumas rimas?

Claro que não estou condenando as pessoas ao Inferno por ouvirem Cardi B, mas concordo com o Élder Jeffrey R. Holland quando ele disse que:

“Satanás é um ser real que está decidido a destruí-los, e vocês enfrentam sua influência cada vez mais cedo na vida. Portanto, agarramos vocês pelo colarinho e berramos com toda a força:

‘Ouçam!A batalha se [trava] com grande clamor:

Firmes marchai! Firmes marchai!’”

É interessante notar que o apóstolo usou a letra de um hino para inspirar a todos a permanecer em lugares santos. A música é simplesmente uma ferramenta que pode ser usada para o bem e para o mal.

Não podemos continuar justificando essa imundície com:

“Oh, eu não escuto as letras, eu apenas gosto da batida. Nem entendo inglês mesmo.”

moça mórmon

Em 2008, o New York Times relatou :

Os adolescentes ouvem uma média de quase 2,5 horas de música por dia. Adivinha o que eles estão ouvindo?

Uma em cada três canções populares contém referências explícitas ao uso de drogas ou álcool, de acordo com um novo relatório do Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine.

Isso significa que as crianças estão recebendo cerca de 35 referências ao abuso de substâncias para cada hora de música que ouvem, os autores determinaram.

Isso foi em 2008. Uma em cada três músicas era explícita. Encontramos os números atualizados da Newsweek em 2017:

Mais de dois terços das canções mais famosas da Billboard em 2017 apresentavam letras explícitas.

Um novo estudo baseado em dados do Spotify mostra que até 2001, apenas cinco músicas com letras explícitas chegaram ao topo das músicas mais ouvidas. Mas desde então os gráficos que medem as músicas explícitas no topo das mais ouvidas dispararam 833%.

O que é conteúdo “explícito”?

Esta é uma boa pergunta. O Spotify não possui um padrão para o que é ou não considerado explícito. Eles marcam suas músicas de acordo com as informações dadas a eles pelos detentores dos direitos das músicas.

Isso faz sentido, mas também é arriscado, porque as músicas passam despercebidas. Ontem mesmo eu estava ouvindo Spotify quando uma música soltou um palavrão que começa com “F”. Ela não estava marcada como explícito.

Seja cuidadoso

Nós consumimos todos os tipos de mídia. Filmes, videogames, livros, mídias sociais, etc. Se você descobrir que entre 50% e 70% dos livros que seu filho lê apresentam conteúdo explícito, como você reagiria? E se fosse cerca de 50% a 70% do conteúdo que eles consomem nas redes sociais? É um pensamento assustador.

Moral da história: tenha cuidado. Converse com seus filhos. Esteja ciente de que tipo de música eles ouvem no celular. E certifique-se de que o exemplo que você está dando para eles é positivo.

Músicas com conteúdo explícito não tem um lugar em um lar santo.

“É dificílimo, se não impossível, para o diabo entrar por uma porta fechada. Ele parece não ter chaves para portas trancadas. Entretanto, se uma porta estiver ligeiramente entreaberta, ele põe um dedo do pé, em seguida o pé, a perna, o tronco e a cabeça e por fim entra de vez.” – Spencer W. Kimball

Fonte: Third Hour

Relacionado:

Como a nossa vida é influenciada pelo tipo de música que ouvimos

| Fortalecendo as Famílias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *