“Nos melhores livros buscai palavras de sabedoria”.

(D&C 88:118)

Esse é o conselho do Senhor para nós – buscar sabedoria, nos melhores livros. E de fato, nós buscamos conhecimento em bons livros.

“Cremos ser a Bíblia a palavra de Deus, desde que esteja traduzida corretamente; também cremos ser o Livro de Mórmon a palavra de Deus”. (8ª Regra de Fé)

Além de termos a Bíblia como um livro sagrado e precioso, buscamos também entesourar as palavras de vida eterna (João 6:67), contidas em o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor.

A escritura de Doutrina e Convênios firmemente nos ensina que há ainda sabedoria em outros livros além dos já mencionados, o que poderíamos nomear como secular. Secular é tudo aquilo que está fora do contexto sagrado das religiões.

Não saindo tão fora do contexto sagrado, podemos encontrar ainda bons livros SUD que podem edificar nossa fé, fortalecer nosso testemunho e nos ensinar. Poderíamos aqui, elencar uma série deles, porém, hoje nós nos atentaremos a três livros que são essenciais para jovens adultos solteiros e para as famílias também:

O Milagre do Perdão

O Milagre do Perdão(ou The Miracle of Forgiveness, em inglês), é um livro antigo e muito conhecido entre os membros da Igreja. Jovens adultos solteiros e pessoas de todas as idades já o leram e é considerado um grande clássico. Escrito pelo Presidente Spencer W. Kimball a mensagem desse livro é abrangente e muito reflexiva.

Em seu prefácio lemos:

“Este livro não tem o objetivo de entreter, e sim o sério propósito de apresentar escrituras, experiências e exortações com a esperança de, desse modo, levar muitos a arrependerem-se de seus pecados e imprudências e decidirem-se a purificar e aperfeiçoar sua vida”.

Dividido em 23 capítulos, distribuídos em 361(pode variar conforme a edição), O Milagre do Perdão é sem dúvida um livro cuja mensagem pode mudar totalmente o rumo de nossas vidas – para sempre.

Uma Obra Maravilhosa e um Assombro

Este é também um clássico da literatura SUD. Uma Obra Maravilhosa e um Assombro(ou A Marvelous Work and a Wonder, em inglês), é uma obra escrita por LeGrand Richards, que serviu como apóstolo. Ele serviu como o sétimo bispo presidente da Igreja de 1938 a 1952 e foi chamado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos pelo presidente da Igreja na época, David O. McKay.  Richards serviu no Quórum dos Doze até sua morte em Salt Lake City, aos 96 anos.

Se queremos um livro que fale sobre nossas crenças desde as coisas mais simples e básicas, Uma Obra Maravilhosa e um Assombro, sem dúvida alguma é um desses livros. É um livro de linguagem simples e ao mesmo tempo, muito explicativa. Sua leitura é prazerosa e desejável para todos aqueles que desejam conhecer nossas crenças e para aqueles que desejam fortalecer seus testemunhos. Os jovens adultos solteiros sem dúvida alguma podem tirar grande proveito com tão bela leitura. Para aqueles que pensam em servir como missionários, este livro pode se tornar de grande ajuda e proveito,pois sintetiza e explica tudo aquilo em que acreditamos e pregamos.

É composto por 28 capítulos, organizados em 391 páginas (pode variar conforme a edição e o idioma).

O poder do membro missionário

Diferentemente dos outros livros acima mencionados, O poder do membro missionário, não foi escrito por um apóstolo ou por um presidente da Igreja. O poder do membro missionário, foi escrito por Clayton M.Christensen. Cristensen nasceu em Salt Lake City, Utah, e serviu como missionário na Coréia de 1971 a 1973, onde aprendeu a falar coreano fluentemente.

Em Fevereiro 2010 Christensen anunciou que tinha sido diagnosticado com linfoma folicular, em Julho de 2010 teve um acidente vascular cerebral isquêmico. Apesar dos problemas de saúde, ele conseguiu voltar a ensinar, escrever e palestrar. Em 2011, a Forbes o elegeu como um dos teóricos de negócios mais influentes nos últimos 50 anos. Ele é também professor de Administração na Harvard Business School (HBS). É mundialmente conhecido pelo seu estudo em inovação dentro de grandes empresas. Seu livro mais conhecido é o O Dilema da Inovação, onde criou a teoria de Inovação Disruptiva. Também é o fundador da Innosight, uma empresa de consultoria especializada em inovação.

Em outro campo, o religioso, Christensen também tem dado grandes contribuições. Ele serviu como Setenta de Área, bispo, conselheiro de três presidentes de missão, bem como em muitos outros chamados na Igreja. Ele é casado com Christine e vivem atualmente em Belmont,Massachusetts(EUA).

Depois de conhecermos nossa história e nossas crenças, o que precisamos fazer é compartilhar essas verdades com as pessoas e bem, é isso o que esse maravilhoso livro nos ensina.

Na introdução lemos:

“Você fará amizades maravilhosas na vida porque os amigos que fizer poderão sentir o amor que você tem por eles quando os convidar  a aprender mais sobre nosso Pai Celestial. Cada vez que tomar alguém pela mão, figurativamente, e apresentá-lo a Jesus Cristo, você sentirá a profundidade com que nosso Salvador ama você e aquela pessoa com quem você está de mãos dadas”.

Em outro trecho do livro, lemos algo realmente reflexivo: “A única maneira pela qual todo o mundo terá a oportunidade de escolher ou rejeitar o evangelho de Jesus Cristo é por meio de nós se não os julgarmos e os convidarmos a seguir o Salvador”.

É sem dúvida uma ótima decisão de leitura, pois nos garantirá grandes aprendizados e claro, experiências missionárias.

Notas: Todos os livros aqui citados podem ser encontrados para venda e para download na internet.

Tem alguma outra sugestão? Deixe seu comentário.

Relacionado:

5 Coisas Que Todo Mórmon Deveria Saber Sobre o Livro Jesus, o Cristo