fbpx

Está difícil cumprir uma meta? Volte-se para Ele!

metas

Se tem uma coisa que não existe data certa é para estabelecer metas. Sabe aquele ditado “antes tarde do que nunca”, ele é perfeito para quando estamos falando sobre criar objetivos que nos ajudarão a crescer e nos tornarmos melhores.

O principal é definir metas com a ajuda Daquele que conhece você perfeitamente e vai ser o seu melhor Guia em sua jornada da vida.

Então, por que é tão importante termos metas? Será que não dá para seguir o rumo que a vida oferece, guardando os mandamentos e nos esforçando para sermos pessoas boas? Não. Precisamos direcionar a nossa vida pelo caminho que estamos traçando.

O Élder M. Russell Ballard nos lembra perfeitamente de como Jesus Cristo refletia sobre suas ações e decidia seus novos cursos:

“Jesus, nosso exemplo, frequentemente ‘retirava-se para os desertos, e ali orava’. (Lucas 5:16) Precisamos fazer o mesmo de vez em quando para renovar-nos espiritualmente, como fez o Salvador.”

Assim, se o próprio Salvador, tirava um tempo para estabelecer suas metas, nós também devemos fazê-lo.

Força dos Jovens

Força dos Jovens

Em nossa família temos o costume de escrever metas familiares seculares e espirituais e metas individuais seculares e individuais.

No início deste ano, enquanto ajudava minha filha de 9 anos a estabelecer suas metas pessoais com a ajuda do Guia para as Crianças, percebi o quanto eu precisava melhorar em minhas próprias metas pessoais.

Alguns de seus objetivos são desafiadoras e irão exigir esforço contínuo de sua parte. Durante alguns momentos, ela vacilou e duvidou ser capaz de realizar algumas delas.

Então, para ajudá-la recorri aos recursos oferecidos por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e encontrei na edição de fevereiro da revista Força dos Jovens um artigo que fala sobre a dificuldade de trabalhar em algumas metas.

Logo, seguimos os seguintes passos citados no artigo:

  • Ore para saber em que se concentrar.
  • Escolha metas nas quais esteja interessado.
  • Estabeleça metas específicas.
  • Tenha um plano.
  • Descubra seu motivo.

Esses passos abriram a mente daquela menina que não acreditava ser possível estabelecer metas tão desafiadoras para alguém de 9 anos. Já no primeiro passo, uma luz se acendeu em sua mente ao lermos as palavras citadas no artigo “Volte-se para Ele!”.

Como resultado, ela sabe onde deve buscar ajuda, e eu também.

Estabelecer metas para progredir

fazer metas

O Élder Presidente Kimball ensinou que “cremos no estabelecimento de metas. Vivemos por meio de metas. (…) Temos que tê-las para progredir”.

E nem sempre vai ser fácil. Quando nossos objetivos parecerem impossíveis, precisamos ser pacientes, temos que orar pela ajuda do Pai Celestial e podemos reavaliá-los.

Desde que começou a trabalhar em suas metas, minha filha aprendeu que pode se desafiar em algumas, que precisa [e pode] desacelerar em outras e que a ajuda de Deus é essencial para que ela consiga progredir.

Essa semana decidimos seguir a sugestão que lemos na Força dos Jovens e colocamos nossas metas no aplicativo Viver o Evangelho.

Vejo a gratidão e a satisfação dela em superar seus desafios. Não está sendo fácil, nem todos os dias ela está animada para ler as escrituras. Contudo, somos lembradas de que apesar de ser difícil naquele momento, não é impossível e somos capazes de realizar nossas metas.

Por fim, entendemos que meta não é só uma palavra vivida por adultos, administradores ou atletas de alto nível. Elas fazem parte do nosso cotidiano e são o que nos movem em direção a um ‘eu’ melhor do ontem.

O nosso progresso eterno depende dos objetivos que estabelecemos e do curso que traçamos nesta vida em direção ao Pai Celestial.

Veja também: Força dos Jovens | Como ajudar os jovens a fazer boas escolhas

| Fortalecendo as Famílias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *