fbpx

3 Formas de ajudar nossos pequenos a entender o significado do Natal

do natal

O período Natalino mais uma vez se aproxima e com ele a oportunidade de ensinar nossos pequenos sobre o que realmente é esse dia.

Bem longe de ser o que a sociedade tem feito, o Natal não é um tempo para troca de presentes apenas. Para alguns, tudo bem em trocar presentes, afinal é uma festa.

No dia 25 de dezembro, membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se unem a milhares de cristãos de diferentes denominações para relembrar o nascimento do Salvador. E bem, está aqui o significado do Natal – comemorar o nascimento de Cristo.

Talvez quando as crianças são pequenas, tenhamos um pouco de dificuldade de explicar-lhes o que essa época do ano significa e aqui vão 3 dias que podem ajudá-los:

Com gravuras, conte a história do nascimento de Cristo

No ano passado, minha sobrinha tinha recém completado 5 anos e foi quando contei-lhe de forma ilustrada a história do nascimento de Jesus. Dias antes do Natal, reuni gravuras que mostrassem o nascimento de Cristo e os eventos que precederam seu nascimento também. Dessa maneira, ela pode compreender perfeitamente o que é o Natal. As crianças têm grande facilidade de memorizar através de gravuras, utilize-as. Nesse link você pode encontrar muitas.

Utilize vídeos curtos sobre o nascimento de Cristo

Outra forma bastante produtiva e eficaz no ensino, são os vídeos curtos feitos para crianças. A linguagem desses vídeos são acessíveis e conquistam a atenção dos pequenos. Utilize vídeos que contam a história do nascimento de Cristo. Você pode encontrar esses e vários outros vídeos nesse link.

Não faça dessa época um comércio

Ao ensinar as crianças que essa época é uma comemoração do nascimento de Cristo, elas crescerão esperando menos consumismo nesse dia. Como dito, para alguns está tudo bem em trocar presentes nesse dia, afinal, é um aniversário! Cada família, deve decidir em espírito de oração o que é melhor para seus filhos. Contudo, nosso foco deve ser Cristo e não o comércio e passar isso para as crianças desde cedo reforça o verdadeiro significado dessa data tão especial.

Há muitas outras formas de ensinar sobre o Natal para nossas crianças. Quais métodos e táticas de ensino vocês têm utilizado? Compartilhem conosco.

Ele é o Presente.

Relacionado:

Arrependimento – Um presente de Natal para nosso Salvador

| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
nomes
12 Pessoas que tiveram seus nomes dados por Deus
Incendio na Califórnia
Declaração da Igreja SUD Sobre os Incêndios na Califórnia

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *