fbpx

8 Maneiras de santificar o Dia do Senhor com a sua família

religião e famílias

Vocês perceberam o quanto nós temos sido ensinados sobre a natureza sagrada do Dia do Senhor? Nas últimas Conferências Gerais esse tema foi muito abordado, e também nas conferências de estaca em todo Brasil, nas mensagens da Presidência de Área e de nossos líderes locais. Torna-se claro a vontade do Senhor, Ele deseja que o Seu povo santifique de uma forma mais plena o seu dia, para que tenhamos seu Espírito e sua paz de uma maneira mais plena. Talvez você tenha pensado “Ok, eu preciso santificar o Dia do Senhor, mas como posso fazer isso?” Realizamos uma pesquisa e trouxemos a vocês sugestões de coisas que tem funcionado para famílias em diferentes momentos, lembre-se que por meio de coisas pequenas e simples, grandes coisas podem ser realizadas.[1]

Piano1) Aprender a tocar um instrumento 

A primeira presidência ensinou: “Música inspiradora é uma parte essencial nas reuniões da Igreja“[2], aprender a tocar um instrumento poderá abençoar muitas reuniões da Igreja e muitas pessoas. É comum que alas tenham apenas uma pessoa que saiba tocar piano ou nenhuma pessoa e sua família pode ser um pilar para a reverência da ala. Talvez você pense “Só conseguirei aprender caso tenha um professor” e as escrituras nos ensinam que o Espírito Santo é nosso professor particular no Dia do Senhor. Caso a família realmente se empenhe e estude juntos, tendo o firme propósito de abençoar outras vidas juntos o Senhor com certeza abençoará com esse dom tão belo! Outro ponto importante é que será muito mais fácil aprenderem juntos, pois um motivará o outro e explicará os pontos que entendeu, tornando uma experiência doce, e o “barulho” feito juntos enquanto aprendem, será uma música doce e inesquecível.

2) Ensinar a cozinharCozinhar

Será que santificamos o Senhor caso nossa esposa ou nossa mãe passe 4 horas na cozinha enquanto conversamos na sala ou descansamos? O Dia do Senhor é uma ótima oportunidade de servir nossa esposa ou mãe e também aprender e ensinar na cozinha. Também podemos limpar toda bagunça do almoço juntos e assim a família passará mais tempo conversando enquanto limpa e após limpar terá mais tempo para santificar o Dia do Senhor juntos! A matriarca se sentirá amada e apoiada, e caso a matriarca esteja bem, o lar estará bem e terá o Espírito do Senhor!

Pioneiros3) Assistir filmes da Igreja 

Não consigo me lembrar de uma vez em que assisti um filme da Igreja em um domingo e não tive uma experiência espiritual. O Senhor nos ensina através do Espírito, especificamente os princípios que devemos aplicar em nossa vida, e caso assistamos juntos, aprenderemos juntos. Temos muito a aprender com a história da Restauração da Igreja, dos pioneiros, dos profetas atuais, há muitos filmes da Igreja que foram produzidos justamente para abençoar a vida das famílias! Aproveitemos esse recurso, com pipoca!

4) Escrever para missionários no campoMissionário Orando

O trabalho missionário nunca foi fácil “[3], ensinou  Elder Holland a 15 anos atrás. Os missionários são maravilhosos, vivem experiências maravilhosas, mas estão longe de suas famílias, e precisam do nosso amor e carinho, pois são jovens carregando um enorme fardo. Um pequeno email faz uma enorme diferença para quem está no campo. Também podemos escrever cartas de agradecimento e incentivo aos missionários que servem em nossa Ala. Como seria o trabalho missionário em sua Ala caso todos os membros escrevessem para os missionários com frequência? Que bênção será para sua família caso façam disso um hábito, porque “Quando fazei a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes“[4]


História da Família

5) Pesquisar e estudar a história da sua família

Não conheço nenhuma proteção maior contra a influência do adversário em sua vida “[5] ensinou nosso querido Elder Richard G. Scott sobre este assunto. Uma das mais eficientes e belas maneiras de proteger nossa família é realizar juntos o trabalho de história da família. Além disso, através desse esforço, o sobrenome deixa de ser constituído apenas por letras e torna-se constituído por sentimentos. Desse trabalho depende a exaltação da nossa família, porque não o realizar no domingo, juntos? Outro importante motivo é que desse trabalho advém felicidade! Nunca vi ninguém que encontrou o registro de um antepassado e entristeceu-se por tê-lo feito. Sempre é uma vitória, uma conquista, que será ainda maior em família!

 

Jogos Familiares

6) Atividades e jogos criativos

O Dia do Senhor não deve ser um dia para ser “suportado” ou um dia chato, deve ser um dia deleitoso, principalmente para as crianças e para os jovens. Há muitos jogos e atividades que podem ser realizadas que não ofendem ao Senhor, pelo contrário, nos aproximam Dele. Caça-palavras com atributos de Cristo, teatro com cenas das escrituras, “stop/adedonha” usando termos como “profeta”, “livro nas escrituras” ou “nomes de missões” são boas ideias. Assim como lembramos que há um animal chamado Dromedário e uma fruta chamada Damasco, nossas crianças podem aprender o Evangelho através de jogos e atividades!

Ponderizar

 7) Ponderizar 

Seguindo o convite do Elder Devin G. Durrant na última Conferência Geral, todos nós podemos ponderizar (ponderar e memorizar) um versículo por semana e no Dia do Senhor é um ótimo dia para ouvir nossos familiares recitando os versículos que ponderizaram e o que aprenderam através deste estudo diligente. Também podemos usar essa oportunidade para estabelecermos metas com nossos familiares para que apliquemos os princípios ponderizados na última semana e podemos pedir ajuda uns aos outros para que nos apoiem e ajudem nesse esforço e mudança. Após estabelecermos metas, podemos escolher a escritura que iremos ponderizar na próxima semana, e preparar cartões para geladeira e para nossa carteira, para que lembremos da escritura. Assim, na Noite Familiar poderemos tratar sobre as necessidades da família e não apenas sobre as escrituras que foram ponderizadas.

8) Ministrar em família Servir em Família

As maiores lições sobre santificar o Dia do Senhor não serão aprendidas lendo teorias, mas aplicando o Evangelho e saindo ao resgate de quem precisa de consolo e auxílio. Frequentemente as Autoridades Gerais citam as experiências que tiveram quando crianças, visitando enfermos e amigos juntos a seus familiares. O Dia do Senhor é um dia para fazer o bem [6], como ensinou Nosso Mestre enquanto esteve na Terra. Podemos visitar pessoas que não foram a igreja, pessoas enfermas, idosos, viúvas, ou qualquer pessoa que precise de ajuda. As impressões que ficaram em nossas famílias e em nós mesmos não poderão ser apagadas com o tempo.

E para encerrar queremos que saiba que:

Família orando

Há muitas outras coisas que podem ser feitas como organizar um coral familiar e ensaiar hinos para noite familiar, pintar quadros, indexar, sair com os missionários, estudar tópicos específicos do evangelho, enfim, há muito a ser feito, e o mais importante é dar o primeiro passo! Tente algo diferente, e caso não dê certo tente de outra forma ! Deus está ansioso para ajudá-lo a Santificar seu dia com sua família, conte com Ele! O mais importante é que não desanime e permita que sua família perca as bênçãos que vêem através da santificação do Dia do Senhor. Talvez não vejamos os frutos deste esforço agora, mas os colheremos, e será mais doce que tudo que é doce.

__________

NOTAS

[1] Livro de Mórmon, Alma, Capítulo 37, Versículo 6.

[2] Hinário SUD, Prefácio

[3] Elder Jeffrey R. Holland, CTM de Provo, Seminário para os novos presidentes de missão, Junho de 2000.

[4] Bíblia Sagrada, Mateus, Capítulo 25, Versículo 40.

[5] Elder Richard G. Scott, A Alegria de Redimir os Mortos

[6] Bíblia Sagrada, Marcos, Capítulo 3, Versículo 4

 

 

| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Viccenzo Benatti
Mórmon, marido e pai, Viccenzo serviu na Missão Brasil Goiânia e isso mudou sua vida completamente. É especialista em marketing digital e é apaixonado por aprender e ensinar.
7 coisas para se lembrar quando sentir que Deus o abandonou
5 Passos para Tornar Nosso Estudo das Escrituras Mais Proveitoso

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *