7 Dicas de Apóstolos Sobre Preparar-se para o Casamento
Por Hadley Ana Sanchez
A transição de um jovem adulto solteiro para o começo de uma família pode ser difícil. Felizmente, as palavras inspiradas dos apóstolos indicam um bom roteiro a seguir. Estas 7 dicas podem ajudá-lo a obter a sua família começando na direção certa!
Saia com o propósito de se casar
Apóstolos frequentemente falam sobre relacionamentos. Seis conferências gerais consecutivas tiveram oradores falando sobre o namoro! Os jovens adultos sentem a pressão colocada sobre eles com relação ao namoro. No entanto, não é qualquer namoro que os apóstolos incentivam os jovens adultos a buscarem, mas um tipo muito específico de namoro. Como o Élder Dallin H. Oaks disse: “É tempo de casar.”
Ele encorajou os jovens adultos a afastarem-se do estilo de namoro em grupo comum na juventude e saírem em pares, dizendo que “é hora de vocês crescerem”.
Tradicionalmente, cabe aos rapazes tomar a iniciativa de pedir uma moça para sair em um encontro. Para aqueles que não o fazem, o Élder Oaks diz: “Vocês, homens, devem ir em frente”. Ele também ofereceu 3 “P”s nos encontros para ajudar aqueles que lutam para fazer isso, e para aqueles que nem sequer tem a certeza do que significa um encontro real.
- Planejado com antecedência
- Pago por eles
- Par (somente um casal)
Guarde a Lei da Castidade
Em cada conferência geral há pelo menos um apóstolo que fala sobre castidade. Para os jovens adultos, é um limite que eles devem estabelecer em seus relacionamentos físicos.
Como disse Jeffrey R. Holland: “Em questões de intimidade vocês devem esperar!”, indicando que a atividade sexual é para começar no casamento. Deus nos criou e nos deu poderes de criação análogas. Temos de exercer esses poderes com cuidado. Caso contrário, estamos, de acordo com o Élder Holland, jogando um jogo numa “roleta russa emocional”.
As relações sexuais devem, de acordo com Boyd K. Packer, “Ser [compartilhadas] única e exclusivamente com alguém que seja seu cônjuge eterno”. Afinal, guardar-se para o casamento é um reflexo do amor puro.
Deixe Sua Missão Te Preparar
Durante 18 meses ou dois anos, os missionários gastam cada hora do cada dia aprendendo com um companheiro sobre comunicação, comprometimento, e como passar por tempos difíceis juntos. Richard G. Scott ensinou que “essas experiências formarão o alicerce da bênção de tornar-se forte em seu papel de marido e pai”.
Élderes e sisteres vivem padrões muito elevados na missão. Como Dieter F. Uchtdorf ensinou, seguir a essas normas dentro e fora da missão irá abrir um caminho para mais “oportunidades e responsabilidades.” Com as nossas futuras famílias em mente e um coração voltado ao templo, vamos querer “[organizar e planejar nossa] vida com base nesses mesmos padrões.”
Seja Digno de Entrar no Templo
Nossa realidade futura começa com as metas que fazemos hoje. Somos regularmente encorajados a colocar a meta de se casar no templo. L. Tom Perry ensinou que “não há outra maneira de começar uma família eterna do que se casar no lugar certo, no momento certo, pela autoridade apropriada.” [1]
Para entrar na Casa do Senhor, temos de qualificar-nos para uma recomendação para o templo, mantendo uma elevada conduta moral. Enquanto nos preparamos dessa maneira, o templo já começa a nos abençoar. Uma bênção, como observou Russell M. Nelson, é que vamos “[encontrar] paz interior e força espiritual” ao nos esforçarmos para tornar-nos dignos de entrar no templo.
“O que vocês sentem no templo é um padrão de como devem se sentir na vida.” ― Neil L. Andersen
Desenvolver a Autodisciplina e o Altruísmo
M. Russell Ballard aconselhou que é preciso “ter a atitude adequada” e “aprender a alcançar nossos objetivos.” Fazer isso exige a “aplicação do ingrediente da auto-disciplina.” [2] Ele enfatizou que, às vezes, isso pode exigir um alto preço a ser pago, mas se fizermos isso, seremos capazes de realizar qualquer coisa.
D. Todd Christofferson disse que a palavra “disciplina” partilha da mesma raiz que a palavra “discípulo”. Portanto, voltando-se para Cristo e esforçando-se para ser como Ele é consiste na disciplina ideal pela qual devemos viver.
No final, nossa autodisciplina deve ser baseada em padrões morais. Nós devemos “escolher o certo porque é o certo, mesmo que seja difícil”, e “[rejeitar] a autoindulgência e [favorecer] o desenvolvimento de um caráter digno de respeito e de verdadeira grandiosidade por meio de serviço cristão”.
Uma parte do preço que pagamos em um relacionamento somos nós mesmos. Henry B. Eyring falou sobre altruísmo, dizendo que ela “é a chave para o casamento entre um homem e uma mulher.” Ser altruísta irá “ajudar a criar um renascimento de casamentos bem-sucedidos e da vida familiar.” [3]
Ficar Longe do Vício
Infelizmente, uma coisa que muitas vezes impede um relacionamento de funçionar é o vício. Vícios vêm em muitas formas e muitos graus diferentes.
David A. Bednar compartilhou sua preocupação com o “efeito viciante do uso excessivo de videogames ou de redes de relacionamentos sociais da Internet.”, afirmando que alguns “[podem] desperdiçar incontáveis horas, adiar ou perder realizações profissionais ou acadêmicas”. Permitir que um vício como este seja uma distração significa “sacrificar ternos relacionamentos humanos por causa de videogames e jogos on-line que embotam a mente e o espírito.”
Um vício em videogame pode parecer menor em comparação com um vício em drogas. Mas ele ainda pode desempenhar um grande papel na destruição da família, de pouco em pouco. É importante estarmos dispostos a colocar as nossas famílias acima de nossos hobbies e paixões. Nós, então, como Quentin L. Cook ensinou, “evitaremos o cativeiro espiritual, físico e intelectual, bem como as lamentações de ter que vagar pelo nosso próprio deserto”.
Fique Longe de Dívidas
Robert D. Hales enfatizou a necessidade de “quebrar o ciclo da dívida e de nossos desejos descontrolados.” Fazer isso levaria à autodisciplina e abnegação, elementos cruciais de um relacionamento.
Uma das melhores maneiras de ser altruísta é não se deixar dominar pelos nossos desejos. Há coisas que nós simplesmente não precisamos. Às vezes lutamos para ver a diferença. Aqui estão cinco desejos comuns que podem contribuir para a criação de dívidas, se não tivermos cuidado:
- Roupas caras
- Comer fora constantemente
- Pagar por um sistema de entretenimento
- Comprar um carro novo quando absolutamente não precisamos de um
- Passatempos caros
Podemos querer algumas dessas coisas para nós mesmos ou para aqueles que nos rodeiam, mas ao ficarmos livres de dívidas fornecemos a nós mesmos e nossos entes queridos algo mais importante: segurança.
A vida é como uma montanha russa, especialmente quando se trata de iniciar uma família.
Nossa vida no futuro será emocionante, assustadora, esmagadora, alegre e surpreendente, tudo ao mesmo tempo. Ao acatar o conselho dos apóstolos, seremos capazes de manter uma base sólida através de toda a loucura que é a vida.
Pense num momento em que você tem enfrentado alguma dessas loucuras. Talvez seus pais estavam desempregados, você estava indo mal na escola, ou tinha acabado de terminar com seu namorado ou namorada. Seja o que for, que ensinamentos dos apóstolos têm ajudado você a vencer esses desafios? Quais desses ensinamentos lhe dá maior confiança na preparação de sua futura família?
Notas
[1] Nascidos de Bons Pais, Conferência de Abril de 1985
[2] M. Russel Ballard, discurso proferido para os jovens adultos da área Salt Lake, 18 de Outubro de 1981
[3] Num discurso proferido no Vaticano, no Simpósio Humanum em Novembro de 2014
Traduzido por Esdras Kutomi