fbpx

5 Maneiras de tornar minha família mais feliz

Orações
A maioria de nós tem a ideia de que a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa. Pensamos  que a esposa do outro é mais compreensiva ou que o esposo é mais atencioso e presente, ou ainda que os filhos dos outros são mais disciplinados.
Reclamamos de não ter o carro do outro, a fama do outro, o dinheiro do outro, o nível de instrução formal do outro e assim por diante.
Temos uma grande tendência de querer sempre aquilo que nós não temos, e não raro, não percebemos quão abençoados já somos.
Entretanto, em alguns lares, de fato, faltam mesmo algumas coisas essenciais, entre elas a felicidade. Podemos, por esta razão supor que a felicidade das outras famílias está nos bens materiais que possuem ou na conta bancária. Não podemos negar que tais coisas influenciam sim o ambiente do lar, todavia, não é somente isso.
Como então podemos tornar nossa família mais feliz enquanto conquistamos nas demais áreas?
Vamos listar algumas dicas, que se seguidas, podem fazer do lar, um pedacinho do céu na Terra.
Dica número 1: Ouça com atenção.
Em um mundo cada vez mais corrido, com tarefas em todos os horários e dias às vezes nos falta atenção. Queremos ser ouvidos, mas raramente ouvimos o outro. Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar [1], portanto, ouça com atenção aqueles que estão com você.
Dica número 2: Dedique alguns minutos diários.
Pode ser que em muitas famílias as pessoas não se encontrem quando chegam em casa, e não se veem quando  saem pela manhã. Ou pode ser que até se vejam, mas há “n” coisas para serem feitas, e não “sobra” tempo para dedicar a todos. Se esse for este o seu caso, que tal escrever um bilhete de bom dia/boa tarde/boa noite? Enquanto está a caminho do trabalho/faculdade, ligue: mesmo que seja para dizer “eu amo você”.
Dica número 3: Façam pelo menos uma refeição juntos
Em muitos casos, os membros da família não se encontram em nenhuma refeição durante toda uma semana. Porém, é bem provável que aos domingos, estejam todos em casa. Que tal juntarem-se todos na mesa e almoçarem juntos? Essa, é uma oportunidade para falar sobre a semana, ouvir conselhos dos mais experientes e compartilhar mensagens de incentivo.
Dica número 4: Sejam compreensivos
Muitos dizem que seus dias precisavam ser mais longos. Outros dizem que precisam de um carro para ir e voltar mais rápido, outros reclamam do excesso de trabalho… Seja qual for ou quais forem os problemas seus e dos outros: decida ser compreensivo. Cada pessoa tem uma vida diferente, com objetivos diferentes e metas pessoais para serem cumpridas. Se queremos que nos compreendam, compreender deve também ser um verbo de ação em nossa própria vida.
Dica número 5: Demonstrem amor 
Há uma frase de William Shakespeare [2] que diz: “Quem não demonstra amor, não ama”. Qual deve então ser nossa atitude? Demonstrar amor. Quando demonstrarmos amor, outros farão o mesmo por nós e nos sentiremos queridos e amados. Às vezes, esse demonstrar amor pode ser uma ligação, uma mensagem, um abraço ou simplesmente nossa presença.
Um grande líder, Mahatma Gandhi [3] foi sábio quando disse que temos que ser a mudança que queremos ver no mundo. Se quisermos que nossas famílias sejam mais felizes, que decidamos ser felizes primeiro. Observar o bom e positivo, que já temos, e fazer as mudanças que tiverem que ser feitas, començando conosco mesmo, trarão mais felicidade para sua família.
_____________
Referências
[1] Citação de David O. McKay. Foi o novo presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
[2] William Shakespeare, foi um poeta, dramaturgo e ator inglês.
[3] Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma Gandhi, foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano.
| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Milionário australiano mórmon elder peter meurs
Imprensa Australiana é surpreendida por milionário que deixa tudo...
4 Reflexões sobre o Dom das Línguas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *